O que significa o osso do maxilar doendo?

Perguntado por: Juliana Almeida  |  Última atualização: 11. Dezember 2024
Pontuação: 4.6/5 (35 avaliações)

A dor no maxilar normalmente surge devido a problemas dentários, bruxismo ou disfunção temporomandibular, mas também pode indicar sinusite, cefaleia em salvas, osteomielite ou lesão nos nervos.

O que pode ser dor no osso do maxilar?

Geralmente, a maioria dos casos de dor no maxilar são causadas por bruxismo e ATM, sendo que nesses casos, os alinhadores transparentes não são indicados, já que são fabricados em material mais maleável, que pode estimular o apertamento dos dentes e se romper com o impacto.

O que fazer para o maxilar parar de doer?

* Massageie: localize a articulação que junta o crânio e a mandíbula utilizando os dedos indicador e médio. Faça uma leve pressão no local e realize círculos em sentido horário, enquanto abre e fecha a boca suavemente. * Compressas: aplique uma compressa quente na região mandibular por 15 minutos em cada lado.

É normal a mandíbula doer?

As dores na mandíbula podem também significar comumente disfunções temporomandibulares, as quais são alterações funcionais na área afetada, garantindo, portanto, seu mau funcionamento. Além disso, estresse e ansiedade estão relacionados ao surgimento desses incômodos recorrentes.

Como saber se a mandíbula está inflamada?

Assim, quando há alteração nessa articulação e nos músculos presentes na região da mandíbula, é possível sentir dor e ouvir um pequeno barulho ao abrir a boca e ao mastigar, além de também poder haver desconforto no rosto, dor de cabeça e inchaço em um dos lados do rosto.

5 SINAIS NO SEU CORPO QUE SEU CÉREBRO PODE NÃO ESTAR BEM (5 SINAIS DE PROBLEMAS NEUROLÓGICOS)

21 questões relacionadas encontradas

Quando devo me preocupar com dor no maxilar?

Dependendo da causa, além da dor no maxilar, podem surgir outros sintomas como febre, dificuldade para mastigar, alteração na sensibilidade dos dentes, vermelhidão ou inchaço no local. Em caso de dor no maxilar, especialmente se surgirem outros sintomas, é importante consultar um clínico geral.

Qual doença causa dor no maxilar?

Osteomielite. A osteomielite é uma infecção e inflamação que atinge os ossos da mandíbula, isso pode gerar sinais como: inchaço, dor e febre. A dor no maxilar também está associada a esta doença, pois ela acomete regiões, como: articulação temporomandibular e mandíbula.

O que tomar para desinflamar o maxilar?

Por se tratar de uma dor intensa, o tratamento é inicialmente medicamentoso com analgésicos do tipo paracetamol ou dipirona, anticonvulsivantes como carbamazepina ou gabapentina, relaxantes musculares como diazepam ou baclofeno ou antidepressivos como a amitriptilina.

Quando eu mastigo meu maxilar dói?

As dores que você sente ao mastigar, podem estar relacionadas a diversos problemas da região orofacial, a principal delas é a DTM. Pode ser uma gengivite, cáries, dor de ouvido, dores neuropáticas (neuralgia do trigêmeo), até a dor muscular cervical pode provocar dor reflexa na mastigação.

Quanto tempo pode durar a dor no maxilar?

Pessoas com disfunções temporomandibulares podem sentir dor forte ou desconforto, que pode ser temporária ou durar muitos anos. A dor e sensibilidade ocorrem mais comumente na cabeça, na face, região cervical, nas orelhas/ ouvido e nos ombros.

Estou com dor no maxilar que médico devo procurar?

O dentista é o principal especialista indicado para avaliar e diagnosticar estalos na mandíbula ou maxilar, que muitas vezes são sinal de disfunção temporomandibular (DTM). Existem ainda dentistas especializados em DTM e dor orofacial, que podem realizar um tratamento mais individualizado.

O que a ansiedade causa na mandíbula?

A ansiedade deixa o indivíduo irritado, com tremores, palpitação, gastrite, cefaléia e até diarreia. Já o bruxismo pode, além das dores de cabeça, causar o desgaste excessivo dos dentes, resultar em problemas nas articulações da mandíbula, como a DTM (disfunção temporomandibular), e consequências mais graves.

Qual é a diferença entre mandíbula e maxilar?

A estrutura responsável pela abertura da boca divide-se em duas partes: a maxila (maxilar superior) e a mandíbula (maxilar inferior). Esses ossos vitais trabalham em sincronia para ajudar você a comer, falar e fazer expressões faciais. A mandíbula é o único osso móvel do crânio.

Como saber se o maxilar está fora do lugar?

Principais sintomas
  1. Dor intensa no rosto, principalmente na região do maxilar;
  2. Desconforto e maior sensibilidade no rosto;
  3. Endurecimento na região do maxilar;
  4. Dificuldade para falar;
  5. Incapacidade para abrir ou fechar a boca;
  6. Mandíbula torcida para um dos lados, dando a sensação de que os dentes estão desalinhados.

O que é sinusite no maxilar?

A sinusite maxilar (aguda ou crônica) é uma inflamação sintomática do seio maxilar, geralmente causada por rinite viral, bacteriana, alérgica ou fúngica, no entanto, qualquer doença decorrente de estruturas dentárias ou dento-alveolares pode danificar o assoalho do seio maxilar, levando à sinusite conhecida como ...

Qual o melhor remédio para dor no maxilar?

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.

Quando a DTM é grave?

DTM sintomas graves

Mas casos crônicos e de maior risco podem afetar, com o tempo, a própria articulação. E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo.

Quanto tempo pode durar uma crise de DTM?

A DTM acontece quando a musculatura fica tensa. Essa rigidez acaba causando dores na região orofacial, estalos, zumbidos e até travamento da mandíbula. Além disso, essa dor pode persistir por dias ou meses.

É normal o maxilar doer quando abre a boca?

Sentir dor ao abrir a boca é um sinal de DTM? Quando você sente dor no maxilar e isso impede de você abrir a boca, significa que a sua mandíbula travou. Neste caso é indicado procurar um especialista, seja para esse ou outros incômodos na região.

Como se chama o osso do maxilar?

A mandíbula é o maior osso da face, e é o único osso móvel do crânio, excetuando-se os ossículos da orelha média.

Como chama o osso do maxilar?

A maxila é uma estrutura vital do viscerocrânio. Está envolvida na formação da órbita, nariz e palato, sustenta os dentes superiores e desempenha um papel importante na mastigação e na comunicação.

Onde está localizado o osso maxilar?

O maxilar é um osso que forma a maioria da parte superior da boca e a base do nariz. Ele é composto por dois ossos maxilares unidos no centro da face, formando a sutura palatina. A sutura palatina é a linha de articulação que corre pelo meio do palato, dividindo-o em palato duro e palato mole.

O que a ansiedade faz no rosto?

Muitas vezes, a ansiedade pode desencadear ou agravar problemas dermatológicos, como acne, eczema, psoríase e urticária. Além disso, a ansiedade pode levar a hábitos prejudiciais à pele, como coçar, beliscar ou esfregar constantemente o rosto, o que pode piorar a condição da pele.

O que pode ser dor na mandíbula do lado esquerdo?

Uma das principais causas que pode provocar dor na mandíbula é trauma. Mandíbula quebrada, deslocada, além de tensão muscular e cirurgia dentária estão entre os motivos que podem causar dor na mandíbula quando falamos em traumas.

O que é depressão da mandíbula?

Resumo: As depressões ósseas mandibulares linguais posteriores são entidades raras, provocadas por uma pressão contínua sobre a face lingual da mandíbula, com múltiplas origens quer sejam da herniação da glândula submandibular, de tecido adiposo, linfoide ou vascular.

Artigo anterior
Qual a diferença entre suar ou soar?
Artigo seguinte
Quanto tempo o bezerro tem que mamar o colostro?