Tem crase antes de pronome possessivo masculino?

Perguntado por: Iara Leticia Coelho Tavares  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (10 avaliações)

Crase proibida
antes dos pronomes possessivos masculinos (seu, nossos, meu, vossos, etc.) , não existe crase.

É correto usar crase antes de pronome possessivo?

O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. ... Não haverá crase se o pronome possessivo não for precedido de um artigo, estando apenas presente a preposição a: Eu chamei minha mãe.

Tem crase antes de ele?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Quais pronomes não aceitam crase?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Tem crase antes de pronome feminino?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas.

Dica #44 - Crase antes de POSSESSIVOS

43 questões relacionadas encontradas

Quanto à ela ou quanto a ela?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Quando usar crase no pronome aquele?

Portanto, sempre que houver a preposição A junto aos pronomes demonstrativos AQUELE(S), AQUELA(S) e AQUILO, haverá crase. Devemos, então, usar o acento da crase no primeiro “a”. Observe mais exemplos: “Ele sempre comparece àqueles encontros.”

Quando a crase é opcional?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Não vai crase antes de?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Pode usar crase antes de artigo indefinido?

A crase é, via de regra, o encontro entre o artigo definido 'a' e preposição 'a'. Dessa forma, antes de pronomes indefinidos (algum, muitos, pouco, pouca, nenhum etc) NÃO há crase.

Vai crase antes de plural?

Crase só ocorre em expressões com palavras femininas, nunca em expressões com palavras masculinas: “Saiu às pressas”, “Pagou a prazo”. 5. Crase antes de palavras femininas no plural só ocorre se a sua forma for no plural também: “Vou às festas” ou “Vou a festas”.

Quando usar a crase no a?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Quando a é opcional?

A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Antes de pronomes possessivos femininos — que são: “minha”, “minhas”, “tua”, “tuas”, “sua”, “suas”, “nossa”, “nossas”, “vossa” e “vossas” — o artigo é opcional.

O que é um caso facultativo?

Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.

Qual é o pronome de aquele?

- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso. ... -são usados como reforço dos pronomes pessoais.

Qual é o pronome aquele?

Pronomes demonstrativos variáveis: este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles e aquelas. Exemplos: Esta bolsa é minha. (Indica proximidade com relação à 1² pessoa / quem fala).

Qual a classificação do pronome aquele?

Os pronomes demonstrativos são os que indicam o lugar em que uma pessoa ou coisa se encontra. ... 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.

Quanto à data ou quanto à data?

A forma correta de escrita é até à data de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a contração à. Até à data advém do uso da preposição até + a [com o sentido de um tempo limite em que alguma coisa, evento etc. termina ou deve terminar] em relação a a data [data presente ou limite final temporal].

Estou a 3 anos ou estou há 3 anos?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Quanto a mim ou quanto a eu?

3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).

Quando se usa a crase e quando não se usa?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  • A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
  • Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.

Foi a Paris tem crase?

Assim, antes de nomes de cidades, não há artigo; nessa situação, portanto, não ocorre crase: "Ir a São Paulo", "ir a Campinas", "ir a Fortaleza", "ir a Cuiabá", "ir a Paris", "ir a Nova York", "ir a Roma" etc.

Quando um a sem os de plural vem antes de um nome plural?

A crase não deve ser empregada junto a nomes apresentados na forma plural. Nas orações em que aparecem um termo regido pela preposição "a" acompanhado de nomes no plural, não se verifica a contração da preposição e o artigo, portanto o acento grave indicativo da crase não é admitido.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Artigo anterior
O que pode ser objeto de posse?
Artigo seguinte
Tem Cross-play no GTA 5?