O que são custos exemplos?

Perguntado por: Iris Nádia Jesus de Alves  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)

Assim, entende-se por custo todos os gastos envolvidos na atividade-fim da empresa, aqueles sem os quais é impossível produzir, oferecer ou entregar determinado produto, ou serviço. São exemplos de custos: ... Salários dos profissionais da produção; Equipamentos utilizados na produção.

Quais são os tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

São exemplos de despesas?

Abaixo, listamos alguns exemplos de despesas fixas para te ajudar a identificar como elas se encaixam no seu caso.
  • Aluguel da sala comercial ou imóvel;
  • impostos fixos;
  • folha de pagamento de colaboradores;
  • taxas bancárias;
  • seguros;
  • conta de energia elétrica, água e internet;
  • softwares e sistemas.

Qual a diferença entre custo e despesa exemplo?

Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

O que são custos dentro de uma empresa?

Custo diz respeito aos gastos relacionados ao serviço ou bem usado para a produção de outros bens e serviços. Eles estão ligados diretamente à produção de uma empresa. Por outro lado, as despesas são gastos relacionados à manutenção de um negócio.

22 - Custos e despesas (Contabilidade)

31 questões relacionadas encontradas

Qual é a definição de custos?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Definição do custo de produção dos bens ou serviços vendidos constante no Regulamento do Imposto de Renda (art. 290 do RIR/99 – art.

Como classificar os custos de uma empresa?

Simplificadamente, os custos e despesas podem ser classificados de duas formas: Quanto ao objeto de custo: custo direto e indireto; Quanto ao volume de produção ou venda: custos fixos e variáveis. Chamamos de comportamento de custo à evolução dos custos fixos e variáveis em relação ao volume de atividades.

São exemplos de custos fixos?

Exemplos de custos fixos
  • Salário de funcionários;
  • Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.

São despesas?

As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

O que são despesas financeiras exemplos?

Despesas financeiras podem ser consideradas todas aquelas necessárias para captar recursos financeiros, sendo que as principais são os juros (sempre faço uma relação com o aluguel: Pagamos aluguel para utilizar um imóvel; pagamos juros para utilizar o dinheiro dos outros, é o quanto pagamos para utilizar um dinheiro ...

O que é considerado despesa?

Conceito de despesa

Para a contabilidade, despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas não estão envolvidos ao processo de manufatura ou transformação do produto, como é o caso dos custos.

O que é despesa na contabilidade?

Despesa é o valor gasto para administrar e sustentar o funcionamento da organização, sem que tenha impacto direto no processo de produção. Uma das exigências mais importantes de uma boa gestão empresarial é a correta análise dos gastos organizacionais, o que inclui compreender a diferença entre custo e despesa.

O que são as despesas com vendas?

São despesas que variam em função das vendas, como impostos, comissões e outros valores que podem variar a cada venda, independente de custo, lucro, local de venda, etc...

Quais são os elementos de custo?

O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. Material direto é aquêle cuja transformação pela mão-de-obra direta leva ao produto acabado.

Quais os tipos de custos de produção?

O custo de produção é um indicador dos gastos relacionados ao processo produtivo de uma empresa. Dessa maneira, ele pode ser dividido entre custos indiretos, mão de obra direta e material direto.

Quais os principais custos fixos?

Quais são os principais custos fixos de uma empresa?
  • Luz;
  • Água;
  • Internet;
  • Telefone;
  • Salários e encargos trabalhistas.

São exemplos de custo fixo é variável?

Outros exemplos de custos fixos são: internet, telefonia, segurança e limpeza. Por outro lado, os custos variáveis são os gastos que sobem ou baixam de acordo com o nível de atividade da empresa. Um bom exemplo de custo variável é a matéria-prima.

São exemplos de custo fixo é variável respectivamente?

Também são exemplos de custos fixos os gastos com limpeza, segurança e manutenção de máquinas. Já a matéria-prima é um exemplo típico de custo variável. Quanto mais produtos forem fabricados por uma indústria, maior será seu consumo de matéria-prima e, portanto, o gasto com ela.

Como identificar e classificar corretamente os custos?

O primeiro passo para descobrir por que é importante identificar a classificar corretamente os custos é a partir da caracterização de cada fator envolvido na gestão financeira. Por isso, vale a pena conhecer as diferenças entre o custo e a despesa.

Como classificar despesas e custos?

De modo geral, os custos e despesas podem ser classificados em fixos ou variáveis.
  1. Custos ou despesas fixas: gastos que não variam com o volume produzido ou vendido.
  2. Custos ou despesas variáveis: gastos que variam em função do volume produzido ou vendido.

O que é custo definição de autores?

Segundo Martins (2001) descreve que custo é o esforço financeiro despendido para a aquisição de um bem ou serviço utilizado na produção de outro bem ou serviço, e conforme Horngren, Foster e Datar (2000, p. 19), “recursos sacrificado ou de que se abre mão para um determinado fim”.

Como calcular despesas com vendas?

Isso é feito assim: Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100. Essa conta indica o % que as despesas fixas representam das vendas. Quando aplicado sobre o preço de venda, encontra-se o valor em R$ que poderá ser somado aos demais custos e despesas para se chegar ao custo total das mercadorias.

Quais são as despesas comerciais?

Portanto, alguns exemplos de despesas comerciais que se pode ter são: comissão de vendedores, investimento em propagandas e campanhas publicitárias, manutenção dos veículos de entregas, valores de frete, seguro para o veículo e/ou para o vendedor, entre outras.

O que são despesas comerciais na DRE?

As despesas comerciais referem-se a gastos com marketing, propaganda, comissão de vendedores, transporte para visitar clientes, brindes, fretes, etc. As despesas administrativas são os salários, impostos, benefícios (como plano de saúde, vale-refeição, etc.), contabilidade, contas de água, luz, seguros, etc.

Quando um gasto deve ser classificado como despesa?

Despesas são todos os gastos que a empresa precisa para manter sua estrutura funcionando, mas diretamente não contribuem para a geração de novos itens que serão comercializados, ou novos serviços que serão oferecidos. Em outras palavras, são gastos que não estão diretamente ligados ao objetivo final do negócio.

Artigo anterior
Quantas bactérias existem no mundo?
Artigo seguinte
Quais são as duas ferramentas da Toxicologia Ocupacional para avaliar a exposição no ambiente de trabalho?