Tem crase antes de pronome possessivo?
Perguntado por: Letícia Carvalho | Última atualização: 8. März 2022Pontuação: 4.4/5 (68 avaliações)
O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria.
Não tem crase antes de pronomes?
2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
Quais pronomes não aceitam crase?
NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Tem crase antes de minhas?
O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa).
Tem crase antes de pronome feminino?
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas.
Dica #44 - Crase antes de POSSESSIVOS
Tem crase antes de irmã?
É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos. Minha irmã está esperando por você. // A minha irmã está esperando por você.
Quais pronomes se usa crase?
O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria.
Quando usar crase no pronome aquele?
Portanto, sempre que houver a preposição A junto aos pronomes demonstrativos AQUELE(S), AQUELA(S) e AQUILO, haverá crase. Devemos, então, usar o acento da crase no primeiro “a”. Observe mais exemplos: “Ele sempre comparece àqueles encontros.”
Quando a crase é opcional?
A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.
Quando a é opcional?
A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Antes de pronomes possessivos femininos — que são: “minha”, “minhas”, “tua”, “tuas”, “sua”, “suas”, “nossa”, “nossas”, “vossa” e “vossas” — o artigo é opcional.
O que é um caso facultativo?
Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.
Qual é o pronome de aquele?
- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso. ... -são usados como reforço dos pronomes pessoais.
Qual é o pronome aquele?
Pronomes demonstrativos variáveis: este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles e aquelas. Exemplos: Esta bolsa é minha. (Indica proximidade com relação à 1² pessoa / quem fala).
Qual a classificação do pronome aquele?
Os pronomes demonstrativos são os que indicam o lugar em que uma pessoa ou coisa se encontra. ... 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.
Como saber se a crase ou não?
Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.
Quando usar crase regras?
- Antes de palavras femininas. Exemplo: Vou à padaria (a + a). ...
- Na indicação de horas. Exemplo: A aula começa às 8h. ...
- Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas. Exemplos: ...
- Com os pronomes aquele, aquela, aquilo, quando eles fazem contração com a preposição “a”
E de Maria ou da Maria?
Há regiões (países, estados, cidades) que gostam dos artigos e outras não: "casa do Paulo" ou "casa de Paulo"; "livro da Maria" ou "livro de Maria". Isso pode ser um simples regionalismo. E há lugares em que a presença do artigo caracteriza intimidade, que a pessoa é da família ou um amigo muito próximo.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Quanto a Maria tem crase?
Muitas pessoas se perguntam se há crase diante de nomes próprios femininos. ... A crase só ocorrerá se houver uma intimidade com a pessoa, pois em português o nome próprio pode ser precedido do artigo definido: o João, a Lúcia. Então, tanto é correto dizer-se: “Dedico à Maria...” ou “Dedico a Maria... ”.
O que é o pronome pessoal?
Os pronomes pessoais são associados a uma pessoa gramatical em particular, sendo ela da primeira pessoa, segunda pessoa, ou terceira pessoa. Os pronomes pessoais também podem se apresentar de formas distintas, a depender do seu número gramatical – singular ou plural -, gênero gramatical, caso gramatical, e formalidade.
Como usar aquele?
O pronome demonstrativo aquele situa alguém ou alguma coisa no tempo, no espaço e no discurso. Deverá ser usado para demonstrar algo ou alguém que está longe da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala. Também para referir um passado distante ou algo que foi mencionado já há algum tempo no discurso.
Qual é o pronome?
O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
Quais são os tipos de pronomes?
- Pronomes de tratamento. Os pronomes de tratamento indicam o tratamento formal ou informal: Você, Vossa Excelência, Vossa Majestade... ...
- Pronomes relativos. ...
- Pronomes pessoais. ...
- Pronomes demonstrativos. ...
- Pronomes possessivos. ...
- Pronomes indefinidos. ...
- Pronomes interrogativos.
Quais são as palavras que são pronomes?
...
- Eu → mim, me, comigo;
- Tu → te, ti, contigo;
- Ele → se, o, a, lhe, si, consigo;
- Nós → nos, conosco;
- Vós → vos, convosco;
- Eles → si, os, as, lhes, se, consigo.
É possível a prática de delito por pessoa jurídica em que hipótese?
Quando colocar contraventamento?