Tem crase antes de atividades?

Perguntado por: Érica Erica Miranda de Oliveira  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (25 avaliações)

Na frase 3, a crase ocorre porque o substantivo “aversão” exigiu a preposição “a” e o substantivo “atividade” admitiu o artigo feminino “a”. ... Na frase 9, “me referi” exige preposição “a”, e o pronome relativo “a qual” é iniciado por artigo “a”, por isso há crase.

Tem ou não tem crase?

Acento grave é fácil de usar e não mudou com a reforma ortográfica. Não tem crase antes de palavras masculinas - mas tem exceções. ... Segundo ela, a crase acontece toda vez que acontece a fusão da preposição 'a' com o artigo 'a' - e, portanto, a crase só acontece diante de palavras femininas.

Tem crase em as questões?

Mas, sim, na maioria das vezes, o verbo “responder” é transitivo indireto, mesmo que não esteja ligado ao complemento pessoa. Sendo assim, a frase correta será: “Eu respondo a questões ou às questões (se precisar de artigo) de provas todos os dias”.

Quando se deve usar crase no a?

Uso obrigatório da crase
  1. Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras casa e terra.

Tem crase em as aulas?

De acordo com as novas regras da ortografia, o correto é "volta às aulas", com crase. ... Além disso, há a junção dessa proposição com o artigo "as" que acompanha o substantivo aulas, assim, "volta às aulas".

Exercícios de Crase [Prof Noslen]

15 questões relacionadas encontradas

Tem crase em A falta?

A crase é obrigatória nas locuções adverbiais compostas por palavras femininas; junto às locuções adverbiais que indicam circunstância, seu uso é facultativo. ... A crase é a fusão do “a” preposição com o “a” artigo. Portanto, só há ocorrência de crase quando o verbo ou o nome pedir preposição e o substantivo for feminino.

Tem crase em à noite?

À noite indica um período do dia, isto é um período que pertence a uma parte do dia... É um adjunto adverbial de tempo. À noite é sempre frio aqui na cidade. A noite, sem o acento indicativo de crase, indica um elemento do dia.

Quanto à não tem crase?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Foi a uma tem crase?

O uso da crase é facultativo: a) antes de possessivo (Leve o presente à/a sua amiga); b) antes de nomes de mulheres que não sejam célebres (Foi à/a Ana falar de seu amor); c) com “até”: Foi até à/a escola mais próxima fazer sua matrícula.

Quanto as pessoas tem crase?

O uso da crase nada tem que ver com a associação do artigo definido a um verbo precedente. ... Ora, é impossível empregar à antes de «pessoas», porque este substantivo está no plural e, como tal, a contração tem de ser às, resultado da preposição a com as, forma de plural do artigo definido, no género feminino: 1.

Foi a algum lugar tem crase?

Quando vamos, sempre vamos a algum lugar. O verbo IR pede a preposição “a”. ... Isso significa que você “VAI À BAHIA” (=preposição “a” do verbo IR + artigo definido “a” que antecede a Bahia) e que você “VAI A BRASÍLIA” (=sem crase, porque só há a preposição “a” do verbo IR).

Foi a uma exposição tem crase?

Também percebemos que o substantivo feminino “exposição” pede o artigo definido a, o que nos leva à crase. Então: Você foi à exposição? ... Se prestarmos atenção, veremos que não ocorre na língua portuguesa artigo definido feminino (nem masculino) antes de verbos no infinitivo. É por isso que não há crase nestes casos.

Como se lê a crase?

No Brasil, não existe distinção fonológica entre as duas palavras; as duas pronúncias são aceitáveis, mas \á\ é a mais geral.

Tem crase antes de qualquer?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes indefinidos. Os pronomes indefinidos são aqueles que apresentam, de um modo vago, os seres em terceira pessoa. (ex.: alguém falou; qualquer lugar; certas questões...).

Tem crase antes de ela?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Quais os casos que não ocorre crase?

7 casos em que a crase não ocorre de jeito nenhum, nunca mesmo, jamais
  1. Antes de substantivo masculino. ...
  2. Antes de verbos. ...
  3. Antes de pronomes pessoais, interrogativos e indefinidos. ...
  4. Em expressões com palavras repetidas. ...
  5. Antes de pronomes de tratamento. ...
  6. Antes de numerais cardinais e distância não determinada.

Como se escreve à noite ou à noite?

As duas expressões estão corretas e são sinônimas. Podemos utilizar à noite ou de noite sempre que quisermos referir algo que ocorre durante o período da noite.

Tem crase em à tarde?

Fique atento porque sempre ocorre crase nos casos a seguir: às duas horas; à tarde; à direita; à esquerda; às vezes; às pressas; à frente; à medida, à vontade, à disposição, à moda de, à maneira de, etc.

Tem crase em a todos?

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

Tem crase antes da palavra semana?

ocorre crase porque há uma determinação dos substantivos, havendo a definição dos dias da semana: A exposição vai da próxima segunda à próxima sexta. Ele esteve aqui da segunda em que chegou à sexta da semana passada.

Estou às voltas tem crase?

À toa, à vista, à disposição, à espera de, à mão, à medida que, às pressas, à tarde, às vezes, às voltas com, à vista disso, à vontade, dar à luz, etc. Não há crase antes de palavra em sentido genérico. ... Não há crase antes de pronomes de tratamento.

Estou aberta a mudanças tem crase?

Uma dica básica para saber se tem crase é fazer a mudança de gênero, passando do feminino para o masculino. A dica é substituir a crase por “ao” e o substantivo feminino por um masculino, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.

Foi solicitado a tem crase?

O acento grave sobre o a não é crase, mas indica a ocorrência de crase. ... Assim: “pedido a ele” / “pedido a ela” (sem crase), mas “ir ao quarto” / “ir à sala”; “menção ao autor” / “menção à autora”; “referente ao rapaz” / “referente à moça”; “quanto aoproblema” / “quanto à questão”.

Como aprender crase de uma vez por todas?

A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Por se tratar da fusão da preposição “a” com o artigo “a”, a crase somente deverá aparecer antes de palavras femininas. Se ainda assim você ficar em dúvida, basta substituir a palavra feminina por uma masculina.

Quanto a vacina tem crase?

Para entender o princípio do acento grave, é preciso notar a "validade por dois" que o sinal representa: À - PARA A(S). Vejamos: "As vacinas já foram enviadas às prefeituras." Podemos claramente substituir "às" por "para as".

Artigo anterior
Quanto tempo demora para aparecer o resultado do preenchimento labial?
Artigo seguinte
Quem são o Poder Executivo?