Como a rotação de culturas pode interferir na relação patógeno-hospedeiro?

Perguntado por: Juliana Valente de Baptista  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

Além de auxiliar a preservar o solo, favorecendo o incremento da produtividade das culturas, quanto ao controle de doenças, a rotação evita a proximidade entre os propágulos de patógenos, agentes causais de doenças, presentes nos restos culturais do solo, e as espécies vegetais hospedeiras, reduzindo, deste modo, as ...

Qual a desvantagem da rotação de culturas?

Uma desvantagem crítica da rotação de cultura está ligada ao fato de não cultivar a mesma cultura todos os anos. O ponto forte da rotação pode ser seu ponto fraco também, sendo que a prática é pouco adotada, muitas vezes, devido ao fato de ter que abrir mão de semear a cultura que dá maior retorno econômico.

Quais as vantagens e desvantagens da rotação de culturas?

Por alternar os cultivos de maneira planejada e ordenada, a rotação de culturas reduz de forma eficiente os impactos ambientais causados pela monocultura (produção agrícola de apenas uma espécie), como a degradação física, química e biológica do solo e o desenvolvimento de pragas.

Em qual fase da relação entre patógeno hospedeiro a rotação de cultura pode ser efetiva no manejo de doenças em plantas?

A rotação de culturas age sobre a fase saprofítica dos fitopatógenos (saprofitismo) nos restos culturais das plantas hospedeiras.

Qual a função da rotação de culturas?

A rotação de culturas consiste em alternar, de forma ordenada, diferentes espécies vegetais em determinado espaço de tempo, na mesma área e na mesma estação do ano. ... Dessa forma, evita-se também o desenvolvimento de pragas e doenças devido à alternância de espécies de plantas hospedeiras.

Aula 03 - Ciclo das Relações Patógeno-Hospedeiro

33 questões relacionadas encontradas

O que é rotatividade de cultura?

A rotação de culturas é o processo em que se faz a alternação anualmente de espécies vegetais, em uma mesma área agrícola. Estas espécies que serão escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, finalidade para a comercialização e também para recuperação do solo.

O que é rotação de cultura exemplos?

Define-se como rotação de culturas uma prática agrícola que consiste em alternar em uma mesma área diferentes culturas vegetais seguindo um plano definido anteriormente. ... Um exemplo de rotação deste tipo é a que é feita entre o milho (cultura principal) e as leguminosas como a soja, o guandu, a crotalária e a mucuna.

Quais as etapas do ciclo das relações patógeno-hospedeiro?

O ciclo das relações patógeno-hospedeiro

Esses eventos podem ser agrupados em cinco processos básicos, que são em ordem cronológica de acontecimento: sobrevivência, disseminação, infecção, colonização e reprodução.

Quais as fases do ciclo da relação patógeno nematoide hospedeiro?

1- Associação constante patógeno hospedeiro. 2- Isolamento do patógeno. 3. Inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas.

Como o patógeno coloniza o hospedeiro?

A colonização é a etapa em que o patógeno consegue avançar no tecido vegetal e tornam-se visíveis os sintomas. ... A disseminação diz respeito a como os esporos são dispersos no ambiente e a sobrevivência refere-se ao que ocorre com o patógeno em condições climáticas adversas ou falta do hospedeiro.

Quais são as vantagens e desvantagens do terraceamento?

Normalmente, são recomendados para pequenas propriedades, com baixa intensidade de mecanização agrícola e devem ser construídos em terrenos com declividade acima de 12%. Sua principal desvantagem é a diminuição da área útil para o cultivo agrícola.

Qual a vantagem de aumentar a diversidade das culturas plantadas?

Além de reduzir a população de pragas ou fitopatógenos, a diversifica- ção de culturas melhora a qualidade física, química e biológica do solo.

Qual é a vantagem do terraceamento?

Em particular, agricultura de terraceamento: Aumenta a capacidade de cultivo e a produtividade da terra em campos inclinados. Contribui para a conservação da água: desacelera e reduz o escoamento de água, melhora o aproveitamento da água da chuva. Previne a erosão do solo diminuindo as formações de sulcos.

Quais são as desvantagens do consórcio de espécies na agricultura?

As desvantagens são as seguintes: dificulta a mecanização e a colheita e aumentam a concorrência por água, luz e nutrientes.

Quais são os impactos da monocultura?

Impactos da monocultura

A prática da monocultura provoca inúmeros impactos ambientais. Cultivar uma única espécie pode provocar a exaustão do solo, acarretando o esgotamento de seus nutrientes e, consequentemente, o empobrecimento.

O que apresenta unicamente características da rotação de culturas?

Assinale a opção que apresenta unicamente características da rotação de culturas: a) Promove a aeração de camadas do solo, permitindo maior entrada de oxigênio e expulsão de gás carbônico. ... d) É a técnica agrícola que alterna, anualmente, diferentes culturas numa mesma área, visando a diminuir a exaustão do solo.

Quais são as três principais vias que os patógenos penetram em seus hospedeiros?

  • Vias de penetração.
  • aberturas naturais &
  • ferimentos.

Quais são os tipos de hospedeiro?

Hospedeiro
  • Hospedeiro definitivo – que é o que apresenta o parasita em sua fase de maturidade ou na sua forma sexuada. ...
  • Hospedeiro intermediário – é o que apresenta o parasita e sua fase larvária ou assexuada.

O que é hospedeiro e um patógeno respectivamente?

Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus.

Qual é o papel das intempéries climáticas no ciclo das relações patógeno hospedeiros?

Resultados indicam que as mudanças climáticas provavelmente alterarão a distribuição geográfica de doenças de plantas. ... Isto possivelmente ocorrerá devido ao efeito das mudanças climáticas tanto sobre a interação patógeno-hospedeiro, bem como sobre a população de organismos presentes no sítio de infecção.

Como os patógenos evadem as defesas do hospedeiro?

Esses patógenos podem romper as células do hospedeiro à medida que passam através delas e podem então ser expulsos das células do hospedeiro por um processo de fagocitose reversa, de modo a penetrar em outras células do hospedeiro.

Como um patógeno de solo consegue encontrar as raízes do hospedeiro?

Esses patógenos transmitidos pelo solo colonizam a raiz da planta em resposta a exsudatos radiculares a qualquer momento durante o cultivo, penetram no córtex e endoderme e se disseminam sistemicamente através de conídios transportados pela corrente de transpiração no xilema (ZHAO et al., 2014).

Como saber qual cultura rotacionar?

Como escolher as espécies para a rotação de cultura
  1. Gramíneas: milho, arroz, sorgo, trigo, milheto, aveia preta, aveia branca.
  2. Leguminosas: grão-de-bico, feijão, soja, amendoim, feijão guandu, crotalária, lablab, tremoço.
  3. Asteraceae: Girassol.

Quais culturas mais recomendadas na rotação de culturas?

As principais opções são milho, sorgo, milheto (principal espécie cultivada em sucessão: safrinha) e, em menor escala, o girassol. A escolha do melhor sistema para compor um programa de rotação de culturas, deve levar em conta vários fatores, dentre os quais, o próprio objetivo do sistema.

Como planejar a rotação de culturas?

Use vegetais com sistemas radiculares diferentes e alterne o cultivo entre gramíneas e leguminosas, por exemplo. Os resíduos de cada espécie no solo auxiliarão na qualidade da cultura que será cultivada em seguida. Também vale associar vegetais que geram quantidades relevantes de biomassa.

Artigo anterior
Onde são produzidos os radioisótopos?
Artigo seguinte
Como construir um ambiente educativo estimulante?