O que significa CFOP 5556?

Perguntado por: Ricardo Lourenço Morais  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 5/5 (23 avaliações)

CFOP 5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo.

Qual CFOP de entrada para CFOP 5556?

Vc deve utilizar o CFOP 1202.

Como contabilizar o CFOP 5556?

5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento, cuja entrada tenha sido classificada no código 1.556 - Compra de material para uso ou consumo.

Qual CFOP de devolução para uso e consumo?

5413 – Devolução de mercadoria destinada ao uso ou consumo, em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária.

Como devolver material de uso e consumo?

O produto deve ser devolvido conforme NF de compra, no caso de devolução parcial, os valores devem ser rateados. Se houver destaque de ICMS na compra, o mesmo deve ser destacado na devolução. O valor do IPI deve ser informado no campo IPI DEVOLVIDO, e o mesmo deve ser somado ao total da NF.

CFOP nas Notas Fiscais - O Que é, e Para Que Serve ?

44 questões relacionadas encontradas

Como emitir nota fiscal de devolução de mercadoria de uso e consumo?

No caso de operação de devolução, esse documento fiscal deve ser emitido com destaque do ICMS, calculado pelo mesmo valor da base de cálculo e pela mesma alíquota da operação original de venda (aquisição), com expressa remissão à Nota Fiscal correspondente.

Como registrar devolução de vendas?

Ocorrendo a devolução de venda, o valor correspondente a essa devolução deverá ser contabilizado em conta própria, como redutora da receita bruta das vendas.

Como contabilizar devolução de venda de ativo imobilizado?

Para contabilizar a Devolução de Vendas de Bem do Ativo Imobilizado é necessário, primeiramente, possuir as notas importadas no Scritta SQL, com os CFOPs 1553 ou 2553. Em seguida, deverá ser marcada uma opção na configuração do Dashboard, pois o ICMS das notas só será contabilizado se esta configuração estiver marcada.

Qual CFOP de devolução para 5119?

CFOP 5119 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem.

Qual CFOP de devolução para 5910?

Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificadas nos códigos anteriores. PS. Mencione nas informações complementares que se trata de "Devolução do CFOP 5910 - Bonificação" e também mencione a NF.

Qual CFOP de devolução para 6901?

6901 - Remessa para industrialização por encomenda Classificam-se neste código as remessas de insumos remetidos para industrialização por encomenda, a ser realizada em outra empresa ou em outro estabelecimento da mesma empresa.

Qual CFOP de entrada para o 5949?

O caso do CFOP 5949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada) é aplicado também nas operações de remessa ou retorno e locação de bens, mais especificamente uma emissão distinta das demais, já que em sua configuração não é necessário colocar nenhum tipo de tributação.

Qual CST usar para o CFOP 5556?

Primeiramente, lançaremos o CRT = 3 – Regime Normal, tendo como CFOP 5.556, levaremos em consideração a Origem da Mercadoria, que no nosso Ex = 0 “Nacional”, teremos o CST ICMS = 00 (Tributada integralmente), CST IPI= 99 (Outras Saída) e CST do PIS/COFINS = 49 (Outras operações de saída).

Quando utilizar o CFOP 5557?

5557 - Transferência de material de uso ou consumo Classificam-se neste código os materiais para uso ou consumo transferidos para outro estabelecimento da mesma empresa.

Como dar baixa em venda de imobilizado?

O processo de dar baixa em um bem ativo imobilizado requer o envolvimento de uma documentação hábil e idônea, em outras palavras, mesmo que não haja uma formalidade imposta perante a lei no que se refere à eliminação do ativo, em qualquer cenário o contribuinte deve comprovar o ato ou fato econômico que baseou os ...

Como contabilizar transferência de ativo imobilizado entre matriz e filial?

Contabilmente as transferências entre matriz e filiais devem ser efetuadas utilizando-se contas transitórias no balanço da matriz e da filial no ativo circulante em disponibilidades.

Qual a entrada do CFOP 5554?

CFOP 5554 - Remessa de bem do ativo imobilizado para uso fora do estabelecimento.

Qual a natureza da conta devolução de vendas?

Devolução de venda é uma conta redutora da receita bruta das vendas e tem natureza devedora.

Como fazer a contabilidade do PIS e Cofins devolução de vendas e de compras?

CRÉDITO RELATIVO Á DEVOLUÇÃO DE VENDAS

Nota: na prática, o crédito do PIS de devoluções de vendas é um estorno da despesa do PIS contabilizada anteriormente, por isso, o crédito do mesmo recai sobre a própria conta de resultado onde foi contabilizado o PIS sobre as vendas.

Como emitir Nota Fiscal de máquina usada?

Sim é possível realizar a emissão dessa nota. Só precisa confirmar se essa maquina é um ativo para empresa, sendo ativo a nota será emitida com CFOP 5.551 (venda de ativo) sem destaque de ICMS pois existe a não incidência conforme art.

Onde emitir Nota Fiscal de devolução?

Para emitir a Nota Fiscal de Devolução, acesse na tela inicial o menu Vendas > Notas Fiscais de Produto. Em seguida, clique em Criar Nova > Nota de Devolução. A tela de preenchimento é semelhante a da nota fiscal convencional, porém, o tipo de nota fiscal já vem definido no topo como Devolução.

Como emitir Nota Fiscal de devolução pelo emissor gratuito?

Para emitir a nota fiscal de devolução de mercadoria o emitente deve:
  1. acessar seu sistema de gestão de nota fiscal;
  2. procurar em “finalidade de emissão” a opção de devolução;
  3. entrar com a chave de acesso da NF-e que será anulada;

Qual o CFOP de devolução para 5405?

Para nota de devolução do 5.405, use o 1.411.

Artigo anterior
Qual a lenda de Iemanjá?
Artigo seguinte
Qual o artigo do agravo de instrumento no novo CPC?