Sou obrigado pagar multa de condomínio?
Perguntado por: Anna Doriana Gomes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (50 avaliações)
Primeiro, não é o síndico que multa, ele apenas faz a obrigação dele, que é cumprir a Convenção e o Regulamento do Condomínio, e a Lei - no caso, o Novo Código Civil. Pagamento de multa prevista em Lei não depende da sua vontade, é obrigação sua. Em qualquer circunstância, inclusive no Condomínio.
O que acontece se eu não pagar a multa do condomínio?
O que acontece se o morador não pagar a multa de condomínio? Se o condômino não pagar a multa, o condomínio pode aplicar uma cobrança judicial. Se o problema não for resolvido rapidamente, o nome do condômino pode ficar negativado e o imóvel pode ir a leilão.
Como anular multa de condomínio?
Para exercê-lo, deve juntar provas materiais que comprovem que ele não praticou a infração que lhe foi imputada. Fotos, imagens do circuito interno de segurança e testemunhas devem ser apresentadas na assembleia. Se o morador tiver razão, os condôminos presentes na reunião poderão cancelar a aplicação da multa.
Como se defender de multa em condomínio?
Após receber a notificação da multa, o morador pode entrar em contato com o síndico para apresentar o seu desejo de recorrer a multa. No mais, o direito de defesa deve ser apresentado aos demais condôminos em assembleia oficial do condomínio.
Como funciona a multa de condomínio?
O condômino ou possuidor que, por seu reiterado comportamento anti-social gerar incompatibilidade de convivência com os demais condôminos ou possuidores, poderá ser constrangido a pagar multa correspondente a dez vezes o valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, até ulterior deliberação da ...
Aplicação de multas e advertências em condomínios - Varela Torres Advocacia
Como é aplicado o valor da multa de um condomínio?
O valor da multa não pode passar de cinco vezes o valor da taxa condominial. Mas há o caso do condômino antissocial, aquele que sempre comete desrespeito ao regulamento interno e à convenção do condomínio. Portanto, para multá-lo é necessária a permissão da assembleia.
Quanto é a multa de um condomínio?
Além disso, a quantia a ser paga não poderá ultrapassar 5 vezes o valor da mensalidade do condomínio, independente do tipo de infração realizada pelo morador. Caso a multa não seja paga, pelo menos 2/3 dos outros condôminos devem se reunir em assembleia para decidirem como será feita a nova cobrança.
Quantas advertências gera multa em condomínio?
Geralmente, o valor da multa não pode passar de cinco vezes o valor da taxa condominial. Mas há o caso do condômino antissocial, daquele que reiteradamente comete desrespeitos ao regulamento interno e à convenção do condomínio. Para multá-lo é necessária a anuência da assembleia de condomínios.
Como responder uma notificação de condomínio?
- Tentar conversa amigável, sempre que cabível e se possível, antes de multar ou advertir.
- Ter provas, como imagens no CFTV, fotos, testemunhos ou reclamações por escrito, de que a infração do fato ocorrido.
- Saber se foi a primeira vez que determinado morador cometeu a falta.
Como contestar o valor do condomínio?
Se você for Proprietário do imóvel, deve formular sua queixa por Escrito e enviar para o Responsável pelo Condomínio de seu imóvel, através de Correspondência Registrada pelo Correio! Desta forma, você terá um comprovante legal de sua queixa, e o Responsável não poderá alegar ignorância!
Quem não paga taxa de condomínio pode perder o imóvel?
Taxas de condomínio não pagas podem virar ações na Justiça e, além das multas e juros, os devedores podem até perder o imóvel para arcar com as dívidas. A inadimplência, no entanto, não pode resultar em cobrança vexatória ou perda de direitos para o condômino devedor.
Qual o prazo de prescrição de dívida de condomínio?
Muitas pessoas acreditam que não existe prazo de validade para realizar a cobrança de taxas de condomínio em atraso. Mas, isso é um erro. A dívida de condomínio prescreve após o período de cinco anos.
Sou obrigado a assinar notificação de condomínio?
Se o condômino se recusar a assinar a advertência/notificação, o síndico poderá fazer a entrega na presença de duas testemunhas, do subsíndico, de membro do conselho fiscal ou de funcionário do condomínio.
Como responder a uma notificação extrajudicial?
- Passo 1 (ler e identificar o assunto) ...
- Passo 2 (destacar o que for mais importante) ...
- Passo 3 (pesquise e anote seus argumentos) ...
- Passo 4 (qualificação das partes) ...
- Passo 5 (do prazo) ...
- Passo 6 (resuma os fatos) ...
- Passo 7 (apresente seus argumentos) ...
- Passo 8 (Conclua)
Sou obrigado a assinar advertência de condomínio?
1 - QUEM DEVE EMITIR ADVERTÊNCIA E/OU MULTA: ADMINISTRADORA, SÍNDICO OU AMBOS? O síndico é o representante legal do condomínio, a quem compete todos os poderes de representação, conforme os Arts. 1347 e 1348 do Código Civil. Dessa forma, todos os documentos devem ser assinados por ele.
Como funciona advertência em condomínio?
A advertência é um comunicado apresentado pelo condomínio para determinado morador, avisando que certa atitude se encontra em desacordo com o que determina a Convenção Condominial ou o Regimento Interno.
Qual o prazo máximo legal para ser aplicada uma advertência após constatada a irregularidade?
No prazo máximo de 30 dias, contados da data de cometimento da infração, será expedida a Notificação de Autuação, dirigida ao proprietário do veículo, na qual deverão constar, no mínimo, os dados definidos no artigo 280 do CTB e em regulamentação específica.
Pode aplicar multa sem notificacao?
Em recente decisão da 4ª turma do STJ, entendeu-se que para a aplicação das sanções é necessária a notificação prévia, oportunizando o exercício do direito de defesa, que quer dizer, em termos práticos, que o morador poderá defender-se da acusação, antes de efetuar o pagamento.
Qual valor da multa por barulho?
Segundo a referida lei, o desrespeito aos limites de barulho pode ser punido com advertência e multas, que variam entre R$ 20 e R$ 200 mil, de acordo com a gravidade. O estabelecimento que descumpre a Lei do Silêncio pode ainda ser embargado, interditado e até ter cassada sua licença de funcionamento.
Como multar o síndico?
Se o síndico for morador do condomínio, e a infração for um evento isolado, algum morador pode chamá-lo para conversar de forma amigável e propor que ele aplique a multa cabível para si próprio, conforme as regras do local.
Como notificar um Condomino?
O instrumento que vai garantir que você notifique o síndico de maneira a obter uma prova, com fé pública, e que pode ser utilizado como prova perante a justiça é a Notificação Extrajudicial feita no cartório de registro de títulos e documentos.
Qual a diferença entre advertência e notificação?
A advertência não é sinônimo de notificação e/ou punição, e não segue as mesmas regras, por esta razão ela normalmente é mantida, em igual teor ao seu significado descrito abaixo: s.f. Ação de advertir, de chamar a atenção, a prudência de alguém: advertência salutar. Repreensão, admoestação: receber uma advertência.
Como fazer uma notificação de condomínio?
- descrever detalhadamente a conduta que foi praticada e que viola as normas do condomínio;
- especificar a norma que foi desrespeitada pela conduta;
- especificar a norma que prevê a possibilidade de se aplicar a multa ao condômino em virtude da conduta realizada;
Quando o condômino é considerado inadimplente?
É importante lembrar que o condômino é considerado inadimplente a partir do 1º dia útil após o vencimento, o que já impede o devedor de votar em assembleias ou se candidatar a síndico. No entanto, ele tem até 30 dias para pagar a multa e os juros estabelecidos.
O que diz o artigo 205 do Código Civil?
Art. 205. A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.
Como fazer perguntas no past simple?
Quem realiza controle de constitucionalidade?