O que pode cancelar o Bolsa Família?

Perguntado por: Gaspar Neto  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

Quando o benefício pode ser cancelado
Quando sua renda ultrapassa o valor permitido pelo programa: a renda per capita ou seja por membro da família do beneficiário precisa estar entre R$89,00 e R$178, se o valor é ultrapassado o benefício pode ser suspenso ou cancelado.

Quais os motivos de cancelamento do Bolsa Família?

O bloqueio do Bolsa Família pode acontecer pelo cadastro desatualizado, por algum requisito do programa que o beneficiário deixou de cumprir ou até mesmo pelo acesso indevido ao aplicativo.

Quando Bolsa Família é cancelado?

O benefício também pode ser cancelado se for identificado que o beneficiário não fez o saque do dinheiro após o pagamento ser efetuado. A falta de movimentação faz com que o governo entenda que não é necessária a assistência do programa. Atualmente, o prazo para movimentar o dinheiro é de 270 dias.

Quem pode cancelar o Bolsa Família?

O cancelamento pode ocorrer por ação do MDS (ações de fiscalização ou exclusão do cadastro, por exemplo) ou do Gestor Municipal (nos casos de desligamento voluntário ou decisão judicial). A reversão de cancelamento desfaz o cancelamento, possibilitando o retorno da família ao Programa Bolsa Família.

Quem tá com Bolsa Família cancelado têm direito auxílio Brasil?

Quem recebeu o Auxílio Emergencial, mas não recebia Bolsa Família, não está automaticamente incluído no Auxílio Brasil. Quem ainda não recebia Bolsa Família, mas está inscrito no Cadastro Único e atende os requisitos do programa, poderá ser incluído nos próximos meses, mas não há garantias nem prazos.

Saiba como regularizar cancelamento ou bloqueio do Bolsa Família

36 questões relacionadas encontradas

Quem teve o Bolsa Família cancelado pode voltar a receber?

Solicitação para voltar a receber o Bolsa Familia quando foi cancelado. Quem pode solicitar: Somente o responsável familiar, neste caso é a pessoa que possui o cartão bolsa família em seu nome.

Como saber se eu tenho direito ao Auxílio Brasil?

Para verificar se o cadastro foi aprovado para receber o Auxílio Brasil, o cidadão pode consultar a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), plataforma do Governo Federal que controla os programas assistenciais. A consulta pode ser feita no site. No aplicativo Auxílio Brasil também é possível fazer a consulta pelo CPF.

Como faço para cancelar o Bolsa Família?

Resposta: O cancelamento do cadastro deve ser solicitado presencialmente em uma unidade de Atendimento aos Jurisdicionados e Cidadania (SEAJU), mediante apresentação de documento de identidade original.

Como faço para sair do programa Bolsa Família?

Para excluir alguém do Bolsa Família é preciso excluir essa pessoa do Cadastro Único. Assim para excluir o ex-marido do programa é necessário excluí-lo do Cadastro Único.

Como se desligar do Bolsa Família?

O pedido do desligamento é simples. O usuário deve se deslocar até a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de preferência o que atende o seu bairro e formaliza junto à equipe de trabalho do Cadastro Único.

Como cancelar o Bolsa Família por telefone?

O número de telefone 0800 do Bolsa Família é 0800-726-0207. Ele presta atendimento eletrônico 24 horas por dia, todos os dias da semana. Já o atendimento humano está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Como cancelar o Bolsa Família pelo telefone?

O número é o 0800 726 0207. Em caso de dúvidas, também é possível buscar por mais informações nos postos de atendimento de cada cidade. Dessa forma, também é possível realizar o bloqueio de forma presencial.

Como me excluir do Cadastro Único?

Por outro lado, cada cidadão pode ser excluída devido às seguintes circunstâncias:
  1. Falecimento da pessoa;
  2. Desligamento da pessoa da família em que está cadastrada, desde que não esteja prevista transferência para outra família;
  3. Solicitação da própria pessoa;
  4. Decisão judicial.

Como saber se tenho direito ao Auxílio Brasil pelo CPF?

O governo lançou o Aplicativo do Auxílio Brasil onde por meio do CPF o beneficiário pode consultar se irá receber. O download do app está disponível para celulares Android (clique para baixar) e para smartphones com sistema iOS (clique para baixar).

Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF?

Para verificar a situação dos cadastros e valores pelo CPF, o Ministério da Cidadania lançou uma plataforma para consultas: aplicativo Auxílio Brasil. O sucessor do extinto Bolsa Família, Auxílio Brasil, já começou a ser pago pela Caixa.

Como faço para receber o Auxílio Brasil?

Todas as famílias inscritas no antigo Bolsa Família também têm direito ao benefício. Aqueles que não recebiam o Bolsa Família, mas se encaixam nos critérios de renda precisam se inscrever no CadÚnico para solicitar o Auxílio Brasil.

Como contestar o Bolsa Família cancelado?

Para verificar a possibilidade de retomar o pagamento do benefício, o cidadão deverá entrar no site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br, verificar se há parcela com a situação cancelada e clicar no botão “contestar”.

Quanto tempo demora para voltar a receber o Bolsa Família?

O tempo de espera pode levar, em média, 90 dias. Vale lembrar que as famílias com renda menor têm prioridade na “fila”.

Como saber se meu Bolsa Família está ativo?

Consulta do Bolsa Família no site da Caixa
  1. Acesse o site de Consulta Pública do Bolsa Família;
  2. Selecione o estado que deseja consultar;
  3. Selecione o mês desejado (o sistema disponibiliza os dados das três últimas folhas de pagamento) e clique em Consultar;

Como tirar o nome do Cadastro Único pela internet?

PELO SITE
  1. Acesse o site do Cadastro Único.
  2. Preencha o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecione o estado e município onde mora.
  3. Clique em “Emitir” para saber se está no cadastro ou não.

Como faço pra ligar pra central do Bolsa Família?

Basta telefonar e falar no telefone bolsa família 121 ou 0800-726-0207 para saber tudo a respeito do seu cadastro. O Programa Bolsa Família, criado pela Lei n° 10.836/04, é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País.

Qual o número que a gente liga para bloquear o cartão do Bolsa Família?

Ademais, também pela central de atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 0207 ou na agência da Caixa.

Qual o WhatsApp do Bolsa Família?

O setor do Programa Bolsa Família e Cadastro Único possui um novo Canal de Atendimento ao público, através do WhatsApp (55) 3276-6104, no horário das 8h às 14h.

Como consultar o Bolsa Família pelo CPF?

Como consultar Bolsa Família pelo NIS e CPF?
  1. Entre no site oficial da Consulta Pública do Bolsa Família clicando aqui;
  2. Clique em “Consulta benefício por família”;
  3. Digite o Número de Identificação Social (NIS) e CPF do responsável familiar;
  4. O nome do Responsável Familiar aparecerá automaticamente;
  5. Clique em “Consultar”;

Qual telefone do Cadastro Único?

A consulta pode ser feita também pelo aplicativo de celular Meu CadÚnico ou por telefone ligando para 0800 707 2003. A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h durante os finais de semana e feriados.

Artigo anterior
Que operadora comprou a Oi?
Artigo seguinte
Como ativar LG Content Store?