Sou eu que ou eu quem?

Perguntado por: Ângela Ariana de Cunha  |  Última atualização: 21. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu). Como pronome interrogativo, quem admite verbo no singular ou plural: Quem chegou? Quem são os interessados.

Sou eu que ou sou eu quem?

Foste tu que me deste o livro de presente. Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito.

É correto dizer sou eu quem agradeço?

Ou seria “eu quem agradeço”? A boa notícia é que as duas alternativas estão corretas . Na realidade, tanto o pronome “que” como o “quem”, nesses casos, atuam como partículas de realce, isto é, dão ênfase à expressão de quem está agradecido.

Foi eu que ou fui eu quem?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

Sou eu quem quer ou sou eu quem quero?

O verbo estabelece concordância com o antecedente do pronome: sou eu que quero, somos nós que queremos, são eles que querem. O verbo estabelece concordância com o antecedente do pronome ou fica na 3. ª pessoa do singular: sou eu quem quero, sou eu quem quer.

Bruno & Marrone - Entre Ela e Eu (Sou Eu) (Video ao vivo)

19 questões relacionadas encontradas

É ele que ou é ele quem?

O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.

E você quê ou quem?

Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.

Como saber se a frase está correta?

Como saber se a frase está correta
  1. Verifique a concordância verbal e nominal. A concordância verbal e nominal é um dos aspectos mais importantes da gramática. ...
  2. Analise a pontuação. ...
  3. Observe a estrutura da frase. ...
  4. Consulte um dicionário ou gramática. ...
  5. Peça a opinião de outra pessoa.

É correto falar fulano e eu?

No dia-a-dia, utilizamos "fulano e comigo". Nunca ouvi ninguém falando "fulano e com eu". Dei uma rápida pesquisa no Google e me parece que é correto sim, mas não é falado no cotidiano (deve ser por isso que estão te corrigindo.

O que vem primeiro eu ou a pessoa?

Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.) vai exigir que o verbo vá para a primeira pessoa do plural (nós).

Como agradecer de forma elegante?

Como agradecer de maneira formal?
  1. Muito obrigado.
  2. Muito obrigado.
  3. Agradeço a vossa consideração.
  4. Agradeço a vossa orientação.
  5. Agradeço a vossa ajuda.
  6. Agradeço o vosso tempo.
  7. Agradeço sinceramente….
  8. Os meus sinceros agradecimentos.

Qual a forma correta de responder a um obrigado?

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, obrigada eu, obrigado a você, que nada, disponha, às ordens, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu.

O que responder quando a pessoa diz obrigado?

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.

Sou eu mesmo ou sou eu mesma?

O correto é eu mesma, eu mesma. Existe uma função aí adjetiva, eu sou mulher, então eu digo eu mesma, eles mesmos disseram, nós mesmos dissemos, eu mesma disse.

Quando usar o qual é que?

Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões). Aquele é o livro com que trabalho. Aquela é a senhora para a qual trabalho.

Foi fulano que ou quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Qual é o certo eu e Maria ou Maria e eu?

Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»

É errado falar para eu?

Recomenda-se o uso de “para eu” quando a palavra “eu” tiver função de sujeito no enunciado, sendo recomendado o uso do pronome pessoal do caso reto.

Qual a ordem correta de uma frase?

Sob o ponto de vista sintático, a ordem direta da oração refere-se à utilização da tríade sujeito - predicado - complemento (objeto direto/indireto/predicativo do objeto/complemento nominal). Respeitado esse fundamento básico, as chances de a mensagem ser transmitida de forma mais eficiente aumentam consideravelmente.

Qual a maneira correta de escrever a frase?

Como escrever corretamente uma frase
  1. Utilize a pontuação corretamente. A pontuação é essencial para dar sentido e fluidez às frases. ...
  2. Evite frases muito longas. ...
  3. Use conectivos adequados. ...
  4. Varie a estrutura das frases. ...
  5. Revise e corrija possíveis erros.

Não é eu ou não sou eu?

e) Se houver dois pronomes pessoais, o verbo SER concorda com o primeiro: “Eu não SOU você.” “Ele não É eu.” “Nós não SOMOS vocês.” f) Nas frases interrogativas, o verbo SER concorda com o predicativo: “Quem SÃO os convocados?” “Quem FORAM os responsáveis?” “Que SÃO seis meses?”

Quê ou quem como sujeito?

d) O sujeito é o pronome relativo "que" – o verbo concorda com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu que derramei o café./ Fomos nós que derramamos o café. e) O sujeito é o pronome relativo "quem" - o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome.

Artigo anterior
Pode malhar depois de aplicar enzimas?
Artigo seguinte
O que é melhor poupança ou título de capitalização?