O que é comunicação assertiva e quais os comportamentos não assertivos?

Perguntado por: Sofia Teresa Antunes Lima Araújo  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)

O comportamento assertivo implica a expressão direta dos sentimentos, das necessidades, dos direitos legítimos e das opiniões, sem, com isso, ameaçar ou castigar os demais. A mensagem é dita sem dominar, humilhar ou degradar o outro. A asserção envolve respeito, tanto por si mesmo quanto pelo outro.

Quais são os comportamentos assertivos?

Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. ... Quem assume suas posições com agressividade não é assertivo; é agressivo. A assertividade é uma postura decidida, mas não agressiva.

O que é um comportamento não assertivo?

Não-assertividade ocorre quando a pessoa não expressa os seus sentimentos ou seus pensamentos ao interlocutor, emitindo, muitas vezes, comportamentos contra a própria vontade, ou deixando de defender-se por medo de prejudicar sua relação futura com o interlocutor.

O que é uma comunicação assertiva?

Em outras palavras, o que é a comunicação assertiva? Nada mais é que um canal aberto onde o emissor consegue se expressar pontualmente, repassando as suas ideias sem gerar conflitos ou problemas de relação.

Quais elementos que compõe o comportamento O comportamento não assertivo?

Comportamento Não-Assertivo (O Emissor): Nega a si próprio, fica inibido, fica magoado e ansioso, permite que outros escolham, não atinge seus objetivos. Comportamento Não-Assertivo (O Receptor): Sente culpa ou raiva, sente-se ferido, humilhado e na defensiva, não atinge os objetivos desejados.

AGRESSIVO, PASSIVO OU ASSERTIVO?

23 questões relacionadas encontradas

O que é comportamento passivo-agressivo e assertivo?

Assertividade, passividade e agressividade são três tipos de comportamentos e estilos de comunicação que se caracterizam de diferentes formas e que podem causar benefícios e prejuízos tanto para as pessoas que se comportam e se comunicam quanto para as que estão ao seu redor.

Quais os tipos de comunicação assertiva?

Tipos de comunicação assertiva

São eles: assertividade básica e assertividade escalonada, mensagem do eu, asserção empática, e asserção de confronto.

Quais as características da comunicação assertiva?

As pessoas que se utilizam da comunicação assertiva é capaz de mostrar o seu ponto de vista respeitando a opinião do outros. Consegue diferenciar e situações favoráveis das desfavoráveis e recusar-se a fazer algo que não está de acordo. Concede feedbacks claros e objetivos e aceita críticas construtivas.

O que fazer para ter uma comunicação assertiva?

Como ter uma boa comunicação assertiva?
  1. Valorize você e seus direitos. ...
  2. Explicite suas necessidades e desejos com confiança. ...
  3. Entenda que você não pode controlar o comportamento de outras pessoas. ...
  4. Expresse seus sentimentos de maneira positiva. ...
  5. Mantenha-se aberto a críticas e elogios. ...
  6. Aprenda a falar "não"

Quais são as 4 fases da comunicação assertiva?

Para garantir uma comunicação assertiva, conheça 4 práticas que vão te ajudar a potenciar a sua comunicação.
  • Escutatória.
  • Poder de síntese.
  • Se posicionar.
  • Canal correto.

O que é assertividade exemplo?

Assertivo é um adjetivo relativo a qualidade de algo que é afirmativo, positivo e certo, como um comportamento ou ação, por exemplo. ... Neste caso, ao falar que determina pessoa é assertiva significa que apresenta um comportamento equilibrado, não sendo demasiada agressiva e nem muito submissa.

O que é um comportamento passivo?

O comportamento passivo é o extremo oposto do comportamento agressivo. ... Pode ser desenvolvido em pessoas lideradas por profissionais muito agressivos ou em ambientes extremamente punitivos. A passividade surge como uma forma inadequada que a pessoa encontra para lidar e evitar as consequências dos conflitos.

Como se posicionar sem ser agressiva?

Utiliza de elegância e educação para se posicionar; Pontua o que está errado e parabeniza o que é correto; Não mente ou omite informações; Assume responsabilidades sem carregar o sentimento de culpa.

O que são direitos assertivos?

Os direitos assertivos são um conjunto de direitos pessoais que permitem a cada pessoa ser ela própria, agir e expressar-se como ela própria perante os outros, sem quaisquer distinções de cor, sexo, idade ou estatuto social. ... ¨Eu tenho o direito de dizer NÃO e não me sentir culpado/a por isso.”

Quais são as atitudes fundamentais relacionadas a assertividade?

A pessoa assertiva tem consciência de seus deveres e responsabilidades, e é capaz de reconhecer que os outros também possuem direitos e responsabilidades. Ao assumir responsabilidades, aprende-se a valorizar e respeitar seus desejos, uma vez que a consci- ência de seus sentimentos aumenta.

O que é ser uma pessoa assertivo?

O que é Assertividade:

Assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, ou seja, não fica "em cima do muro". Uma pessoa assertiva afirma o seu eu e a sua autoestima, demonstra segurança e sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar.

Como desenvolver uma comunicação assertiva e para que desenvolvê lá?

O ponto principal de fazer a comunicação assertiva é conhecer as pessoas, porque são elas que vão receber a sua mensagem, seu tom de voz, sua expressão etc. Claro que cada um tem suas peculiaridades, mas há formas de entender como a mente humana se organiza.

O que é necessário para se ter uma boa comunicação?

  1. Cultive a empatia.
  2. Seja objetivo ao comunicar-se.
  3. Aprenda a ouvir.
  4. Ajuste o tom de voz.
  5. Preste atenção na linguagem não verbal.
  6. Planeje o que vai falar.
  7. Não seja o “dono da verdade”
  8. Pratique a comunicação pessoal não violenta.

Quais são as características verbais e não verbais de uma comunicação assertiva?

Não comunicamos apenas por palavras, mas também através da linguagem não-verbal. A linguagem não-verbal acompanha, ilustra e por vezes até substitui a comunicação verbal: através de gestos e mesmo da nossa forma de olhar damos maior ou menor ênfase àquilo que estamos a dizer.

O que caracteriza a comunicação?

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". ... O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

Quais os benefícios da comunicação assertiva?

A pessoa com a comunicação assertiva tem a capacidade de perceber o momento certo de falar e a forma de expressar o que pensa. Isso faz com que o outro pare para ouvi-la com respeito e consideração, mesmo que pense de modo contrário. Uma pessoa atenta à comunicação tem mais responsabilidade sobre o que fala.

Quais os 4 estilos de comunicação?

De acordo com a psicologia, existem 4 estilos de comunicação. Agora, veremos como lidar com eles de forma efetiva e empática.
...
Os estilos de comunicação
  • Estilo de comunicação passivo. ...
  • Estilo de comunicação agressiva. ...
  • Estilo de comunicação manipulador passivo-agressivo. ...
  • Estilo de comunicação assertivo.

Quais são os tipos de comunicação que existem?

Quais são os tipos de comunicação?
  • Comunicação Verbal.
  • Comunicação não verbal.
  • Comunicação escrita.
  • Comunicação visual.

Quais são estilos de comunicação?

Os 4 estilos de comunicação e como enxergá-los na sua equipe
  • Estilo de comunicação passivo. Os comunicadores passivos têm dificuldade em expressar suas necessidades e lutar por suas convicções. ...
  • Estilo de comunicação agressivo. ...
  • Estilo de comunicação passivo-agressivo. ...
  • Estilo de comunicação assertivo.

O que é comportamento passivo e agressivo?

Em geral, são as pessoas submissas que extravasam raiva, frustração, teimosia, irritação e mau humor de forma aparentemente passiva. Um comportamento que, na realidade, é tão agressivo quanto um grito ou outras expressões violentas.

Artigo anterior
Como fica o corpo de quem tem fibromialgia?
Artigo seguinte
Quanto custa a faculdade de advogada criminalista?