São três horas ou e três horas?
Perguntado por: Bruna Isabel Maia de Cunha | Última atualização: 9. November 2024Pontuação: 4.9/5 (55 avaliações)
Correto: já são 3 horas. Comentário: normalmente, os verbos que definem as horas e os demais tempos variam sempre. Exemplos: – são, agora, 10 horas, num dia ensolarado.
E 2 horas ou são 2 horas?
Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde. É uma hora da tarde.
Qual é o certo que horas e ou que horas são?
«Que horas são?» «Quantas horas são?» Ambas as opções estão correctas e são equivalentes. Que e quantas funcionam nas frases como determinantes interrogativos que especificam o nome que acompanham. A diferença entre eles é semântica: que aponta para uma noção indefinida, e quanto aponta para uma quantidade precisa.
E oito horas ou são oito horas?
O correto é"São" porq não existe apenas uma hora, e sim várias horas. São 8 horas. se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural.
É uma hora da tarde ou são uma hora da tarde?
A regra geral do verbo ser com as horas
É uma hora da tarde. São duas horas da tarde.
Henrique e Juliano - 3 HORAS DE MOTEL - DVD O Céu Explica Tudo
Quando se usa e ou são?
a) Quando não há sujeito (=referindo-se a tempo ou a espaço), deve concordar com a palavra seguinte: “É uma hora da tarde.” “SÃO duas horas da tarde.” “SÃO treze horas.” “DEVE SER meio-dia e meia.” “PODERIAM SER doze horas e trinta minutos.” “ERAM dez para as três.” “SÃO treze quilômetros até o centro da cidade.”
E 20h ou são 20h?
Plural só a partir das duas: são 2h, são 3h, são 20h... Abaixo de duas é singular: é 1h, é 1h30min, é 0h.
E 2 ou são 2?
O verbo da frase/oração apresentada («são») está correctíssimo, porque concorda com o sujeito, que também está no plural: 2 de Março. E mais vejamos: «Hoje são 2 de Março» = «Hoje existem 2 dias de Março».
E 14 horas ou são 14 horas?
Assim, diga “são duas da tarde”, e não "são 14 horas".
É certo falar que horas são?
O correto é "que horas são".
As horas não são algo, e sim um estado, logo, não é possível ter um determinado horário, e sim estar em um determinado horário.
Qual a forma correta das horas?
O meio-dia é representado por 12h00, 12h ou 12:00, e a meia-noite, por 00h00, 00h ou 00:00. Ainda como se vê no exemplo acima, se se usa o formato que já traz o símbolo de hora (“h”), não se deve escrever a palavra “hora(s)”.
E sete ou são sete?
De fato, o verbo “ser” concorda com o substantivo “dia” ou com o substantivo “dias”, subentendidos. Isso significa considerar que as duas sentenças são aceitáveis em gramáticas normativas. Em “Hoje é (dia) sete de agosto”, o numeral “sete” nomeia o dia, por isso o verbo fica no singular.
E 20 ou são 20?
* Quando nos referirmos à ideia de tempo, ele poderá ir para o plural ou ficar no singular. Vamos conferir? Hoje são vinte, ou seja, não apenas um dia, mas sim vinte.
É uma hora e meia ou são uma hora e meia?
Faz zero grau! Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.
E 30 reais ou são 30 reais?
Ambas as respostas estão certas.
Foi 15 minutos ou foram 15 minutos?
Se o sujeito estiver no singular e o predicativo no plural, a concordância do verbo SER faz-se preferencialmente no plural: "Tudo são resultados." Se o sujeito estiver no plural e o predicativo no singular, a concordância do verbo SER faz-se preferencialmente no plural: "Estes números foram a salvação da empresa."
Faz 10 anos ou fazem 10 anos?
A construção correta é faz dez anos.
Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo. O verbo fazer pode ser substituído pelo verbo haver na sua forma impessoal: – Há dez anos que não vou a Paris.
É 10 00 ou São 10 00?
1. Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo: São três horas da tarde. Já são mais de quinze horas.
São muito ou é muito?
As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis. Pretensiosas, não ligam para o sujeito. Com elas, só o singular: Dois mil reais é muito. Vinte quilos é suficiente.
E meia noite ou agora são Meia-noite?
O correto é "meia-noite" (com hífen). 2 - "É" ou "são" meia-noite? metade de uma unidade. Portanto: "é meia-noite".
E 13h ou são 13h?
O verbo SER concorda com o numeral que o acompanha, assim: “São duas horas, São três horas…”. Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora.
São 30 minutos ou e 30 minutos?
Plural só a partir das duas: são 2h, são 3h, são 20h. Abaixo de duas é singular: é 1h, é 1h30min, é 0h. “são doze horas e trinta minutos” ou então que “é meio-dia e meia”.
Qual o correto 12h ou 12hs?
Resposta : a única maneira correta de grafar horas (embora, a meu ver, um tanto antipática) é usando o “h” minúsculo, sem ponto e sem “s“: 12h. Se quiseres indicar os minutos, aí fica pior: 12h22min (é assim mesmo: min, sem ponto, sem “s“).
Quantos dias chega a CNH provisória RJ?
Qual a diferença entre vermífugo e Antiparasitario?