São suscetíveis de anistia e indulto os crimes hediondos?

Perguntado por: Henrique Benjamim Vicente de Gaspar  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (31 avaliações)

A Lei n. 8.072 dita: "Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis de: anistia, graça e indulto" (art.

Não são suscetíveis de anistia e indulto os crimes hediondos?

A Constituição Federal de 1988, no já estudado art. 5º, XLIII, determina que crimes hediondos e equiparados a hediondos não suscetíveis de anistia, graça e fiança. Além disso, a Lei 8072/90 proibiu também o indulto e a liberdade provisória aos indivíduos que tiverem cometidos esses crimes.

Qual a diferença entre graça indulto e anistia?

"a) A anistia exclui o crime, rescinde a condenação e extingue totalmente a punibilidade; a graça e o indulto apenas extingue a punibilidade, podendo ser parciais; b) A anistia, em regra, atinge crimes políticos; a graça e o indulto, crimes comuns; c) A anistia pode ser concedida pelo poder legislativo; a graça e o ...

O que são crimes equiparados a hediondos e quais são?

São equiparados aos crimes hediondos o tráfico de drogas, o terrorismo e a tortura. Significa dizer que a Lei 8.072/90 é aplicável a eles, exceto quanto ao que lei própria dispuser de outra forma.

Qual o rol dos crimes hediondos?

No rol dos crimes hediondos estão o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualificada por morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, epidemia com resultado morte e falsificação de medicamentos.

Lei de Crimes Hediondos - Anistia, Graça, Indulto, Fiança e Liberdade Provisória

18 questões relacionadas encontradas

O que caracteriza o crime hediondo?

São consideradas hediondas aquelas figuras típicas, taxativamente, dispostas no art. 1º da Lei. Nº 8072/90, tentadas ou consumadas. Em regra, homicídio simples (121, caput, CP) não é considerado hediondo, salvo se praticado em ação típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por uma só pessoa.

Como decorar o rol de crimes hediondos?

Um exemplo muito conhecido de acrônimo é o utilizado para memorizar os crimes inafiançáveis em Direito Constitucional. O acrônimo é “3TH não tem graça”. Neste caso o termo “graça” representa a anistia, graça, fiança. O 3T representa os crimes de terrorismo, tortura e tráfico, e o H representa os crimes hediondos.

Quais crimes da lei de drogas são equiparados a hediondos?

O inciso XLIII do artigo 5º da Constituição Federal/1988, equiparam os crimes de tortura, tráfico ilício de entorpecentes e drogas e o terrorismo aos hediondos, regulamentada na lei n.º 8.072/1990, onde consta o rol taxativo dos seus crimes.

O que é receber anistia?

A anistia é causa de exclusão das consequências jurídicas da ilicitude nos ordenamentos contemporâneos. O instituto relaciona-se, histórica e etimologicamente, ao esquecimento e, colateralmente, à ideia de um perdão qualificado pelo direito.

O que vem a ser anistia?

Anistia é o perdão concedido em caráter oficial. É um ato do legislativo em que ficam extintas as consequências de um fato punível e qualquer processo sobre ele. A palavra anistia deriva do grego amnestía, que significa “esquecimento".

O que é insuscetível de graça ou anistia?

Que não pode ser afetado, não pode ser alcançado por determinada condição. O art. 5o, inciso da Constituição, diz que a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática de tortura, o trafico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos.

Quais crimes são suscetíveis de indulto?

"a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça, indulto ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem" (o termo escurecido ...

Quais crimes não têm indulto?

O artigo 2º, inciso I, da Lei nº 8.072/1990, por sua vez, estabelece que “Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis de anistia, graça e indulto”.

Quais crimes podem ser anistiados?

Anistia é uma lei. Questões criminais só podem ser legisladas na esfera federal.
...
Sobram, então, algumas poucas vedações:
  • Homicídio qualificado e homicídio praticado por grupo de extermínio.
  • Latrocínio.
  • Extorsão qualificada pela morte.
  • Extorsão mediante sequestro.
  • Estupro e estupro de vulnerável.
  • Epidemia com resultado morte.

Quando ocorre a anistia?

A anistia, quando não concedida em caráter geral, é efetivada, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com a qual o interessado faça prova do preenchimento das condições e do cumprimento dos requisitos previstos em lei para sua concessão.

Qual a diferença de anistia e isenção?

A diferença entre a anistia e a isenção é que essa é o perdão relativo a penalidades pecuniárias, enquanto a isenção é relativa aos tributos em si. Ambas, repito, se verificam antes do lançamento tributário.

O que significa anistia no direito tributário?

Já a anistia é a hipótese de exclusão do crédito tributário, na qual o crédito já foi constituído e houve o inadimplemento por parte do contribuinte, cuja consequência é a imputação de multa. Nesse panorama, a anistia consiste, exatamente, na feitura de lei posterior com a finalidade de perdoar a multa.

Quando o tráfico de drogas passou a ser crime hediondo?

7.210/ 1984 (Lei de Execução Penal), diferenciando frações para os delitos hediondos ou “equiparados”, sem mencionar quais seriam os delitos “equiparados”.

Porque o tráfico de drogas e crime hediondo?

Na legislação atual, Lei 11343/06, tráfico exprime a negociação ou o comércio ilícitos, daí as expressões comércio de tráfico de drogas ou narcotráfico. Desta forma, as relações do tráfico com o crime se dão em decorrência da motivação financeira, assim como da coação e do vício.

Quais são os crimes próprios previstos na lei de drogas?

Artigo 33, caput – Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou ...

Como decorar artigos do Código de Processo Penal?

Confira 10 excelentes dicas de como memorizar as leis, normas e códigos de Direito
  1. Faça seus próprios flash cards. ...
  2. Desenhe mapas mentais de qualidade. ...
  3. Conheça a técnica da memória fotográfica. ...
  4. Crie filmes mentais. ...
  5. Escreva... ...
  6. Grave e ouça a informação que deseja memorizar. ...
  7. Faça a informação ser empolgante.

Como fazer um Mnemónico?

Mnemônico consiste na elaboração de suportes como esquemas, gráficos, símbolos, fórmulas, palavras ou frases relacionadas com o assunto que se pretende memorizar. Recorrer a esses suportes promove uma rápida associação e permite uma melhor assimilação do conteúdo.

Como montar um Mnemónico?

Uma outra forma de usar mnemônicos para memorizar é pela associação com imagens. Por exemplo, para memorizar o zero “0” você pode associar com um ovo, “1” com um lápis, “2” com um pato, “3” com uma orelha e assim por diante. Outro exemplo é quando você quer memorizar o número de corcovas do camelo e do dromedário.

Como se classifica um crime como hediondo ou assemelhado?

Para classificar um crime como hediondo ou assemelhado, a Lei Federal nº 8072/90: a) atribuiu ao órgão julgador a possibilidade de, em virtude da gravidade do fato ou em decorrência da maneira de execução do crime, emoldurar um delito como hediondo ou a ele equiparado.

Não é considerado crime hediondo?

ATENÇÃO: Infanticídio, Homicídio Simples e Homicídio Privilegiado-Qualificado NÃO são considerados crimes hediondos.

Artigo anterior
O que é microbiota na vagina?
Artigo seguinte
Quais animais não precisam de autorização do Ibama?