São princípios do Direito Ambiental Princípio do equilíbrio?

Perguntado por: Lia Rebeca Pacheco de Amaral  |  Última atualização: 9. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

O princípio do equilíbrio diz respeito à necessidade de se prever as consequências de ações que intervêm no meio ambiente, a fim de ponderar se elas serão úteis para toda a coletividade, bem como se importarão em danos excessivos ao ecossistema e à vida humana.

Quais são os principais princípios do direito ambiental?

Considerado ramo autônomo do Direito, o Direito Ambiental possui princípios próprios, sendo os principais, segundo Paulo de Bessa Antunes: equilíbrio e desenvolvimento sustentável, precaução, prevenção, poluidor-pagador, responsabilidade, e democrático ou participação pública.

Quais são os principais direitos ambientais?

Todas as pessoas têm direito a um meio ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável - ar e água livres de poluição, terra e solo, mares e oceanos - e a uma vida livre de produtos químicos.

É correto afirmar que são princípios do direito ambiental?

Sobre os princípios de direito ambiental é correto afirmar:

A prevenção e a preservação ambientais devem ser fomentadas pela iniciativa privada como responsável primário, cabendo ao Poder Público o papel exclusivo e secundário de fiscalizador.

São os princípios do direito ambiental exceto?

Resposta: O princípio da Legalidade não é um princípio do Direito Ambiental.

5 Princípios do Direito Ambiental | Você sabia do quinto princípio?

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 princípios do sistema de gestão ambiental?

As ações do SGA têm como base sete princípios de atuação, presentes no documento da Política Ambiental: sustentabilidade, precaução, prevenção, cooperação, informação ambiental, melhoria continua e integração de saberes.

São princípios do direito ambiental passei direto?

São princípios do Direito Ambiental: 1- Princípio do limite, Princípio da precaução e Princípio do equilíbrio. 2- Princípio do acesso à Justiça, Princípio do desenvolvimento sustentável e Princípio da precaução. 3- Princípio da Responsabilidade, Princípio do usuário- poluidor e Princípio do limite.

Qual é o princípio norteador do Direito Ambiental que assegura a todos os cidadãos o direito pleno de participar na elaboração de políticas públicas ambientais?

O princípio ambiental da participação trata do direito da sociedade de participar de questões ambientais. Decorre especialmente da disposição constitucional (artigo 225, caput, Constituição Federal de 1988) que impõe à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.

O que se trata o artigo 225 da Constituição Federal?

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Quanto aos crimes contra a fauna é correto afirmar que?

são considerados espécimes da fauna silvestre apenas aquelas pertencentes às espécies nativas ou migratórias. a pena deve ser aumentada até a metade, se o crime decorre do exercício de caça profissional.

Quais são as 7 principais leis ambientais?

7 principais leis ambientais do Brasil e suas particularidades
  • lei da Política Nacional do Meio Ambiente.
  • lei dos Crimes Ambientais.
  • lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
  • lei de Recursos Hídricos.
  • lei dos Agrotóxicos.
  • novo Código Florestal Brasileiro.
  • lei da Política Nacional de Saneamento Básico.

Qual o mais importante princípio da legislação ambiental?

Princípio do Direito Humano Fundamental ao Meio Ambiente Sadio. Trata-se de um dos mais importantes princípios do Direito Ambiental, tanto no Brasil quanto no âmbito internacional. O direito de viver em um ambiente sadio e livre de qualquer tipo de poluição está garantido para todos nós.

O que é o Princípio da Prevenção no Direito Ambiental?

Na literatura jurídica, o princípio da prevenção indica estratégias para lidar com as consequências danosas de certas atividades para o meio ambiente, consideradas conhecidas, isto é, antecipáveis.

Qual o princípio do Direito Ambiental tem por base a atuação obrigatória do Estado na proteção ambiental em decorrência da natureza indisponível do meio ambiente?

D O artigo 225 da Constituição da República consagra o princípio da intervenção estatal obrigatória na defesa do meio ambiente.

O que diz o artigo 227 da Constituição Federal de 1988?

A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. § 2º A lei disporá sobre normas de construção dos logradouros e dos edifícios de uso público e de fabricação de veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência.

O que diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988?

205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O que diz o artigo 231 da Constituição Federal de 1988?

231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

Qual dos princípios abaixo e enunciado de forma implícita pelo artigo 225 da Constituição?

O princípio da prevenção tem aplicação no campo legislativo (licenciamento ambiental), administrativo (políticas públicas e fiscalização) e judicial (suspensão de atividades com risco de dano), e está previsto de forma implícita no art. 225 da Constituição Federal: Art. 225.

O que é princípio do desenvolvimento?

O princípio do desenvolvimento sustentável tem por conteúdo a manutenção das bases vitais da produção e reprodução do homem e de suas atividades, garantindo igualmente uma relação satisfatória entre os homens e destes com o seu ambiente, para que as futuras gerações também tenham oportunidade de desfrutar os mesmos ...

Qual das alternativas a seguir denominam corretamente os princípios do Direito Ambiental 1 e 2 mencionados acima?

Qual das alternativas a seguir denominam corretamente os princípios do Direito Ambiental 1 e 2 mencionados acima? Alternativas: (1) Principio de gestão democrática e (2) Princípio de responsabilidade.

Quais são os três princípios básicos do controle ambiental?

O alicerce do controle ambiental se dá através de três princípios básicos: o licenciamento, a fiscalização e o monitoramento (Figura 2.3).

Quais são os princípios chave da gestão ambiental de acordo com a norma?

O Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001 é baseado em cinco princípios básicos: política ambiental, planejamento, implementação e atividades, controle e revisão gerencial.

Quais os 4 níveis de gestão ambiental?

Para Macedo (1994), a gestão ambiental pode ser dividida em quatro níveis de gestão: de processos, de resultados, de sustentabilidade e de plano ambiental.

Quais os 5 princípios mais importantes do direito ambiental?

Direito ambiental: conceito, princípios e áreas de atuação
  • 2.1 Princípio da precaução.
  • 2.2 Princípio da prevenção.
  • 2.3 Princípio do poluidor-pagador.
  • 2.4 Princípio da responsabilidade.
  • 2.5 Princípio do equilíbrio.
  • 2.6 Princípio democrático.

Quais são os princípios do direito ambiental?

Os princípios do direito ambiental são:
  • Princípio do Desenvolvimento Sustentável;
  • Princípio da Precaução.
  • Princípio da Prevenção;
  • Princípio do Poluidor-Pagador;
  • Princípio da Participação Pública.

Artigo anterior
Como saber se o berloque é original da Pandora?
Artigo seguinte
Como calcular a velocidade inicial de um lançamento oblíquo?