O que significa FAN 1 160?

Perguntado por: Jéssica Ribeiro de Vaz  |  Última atualização: 22. Oktober 2024
Pontuação: 4.4/5 (8 avaliações)

O resultado do FAN é relatado como uma diluição, como 1:40, 1:80, 1:160, etc. Essa diluição indica a última diluição do soro do paciente na qual ainda detectamos anticorpos. Quanto maior a diluição, maior a quantidade de anticorpos presentes.

Quando o FAN é preocupante?

Entendendo o resultado do FAN

No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.

Quando o FAN é considerado alto?

Títulos de 1:40 a 1:160 são considerados baixos e aqueles acima de 1:640 são considerados altos1.

O que significa reagente 1 160?

Neste título, a maioria dos exames de FAN positivos na verdade aparecem em pessoas saudáveis! Na medida que o título aumenta (1/160, 1/320, 1/640, 1/1.280), é cada vez maior a chance de doença autoimune estar presente (mas mesmo assim, nem sempre).

Como interpretar um resultado de FAN?

Quais são os números de referência para o exame de FAN? O sangue coletado do paciente, durante o exame, é diluído na seguinte ordem: 40, 80, 160, 320, 640 vezes e assim por diante. Acima de 320, o resultado é considerado positivo. Resultados positivos ou reagente: quando o resultado é 1/320, 1/640 ou 1/1280.

Meu exame de FAN 1/160 deu positivo, pode explicar o que significa isso?

17 questões relacionadas encontradas

Quando FAN da Positivo?

FAN positivo: o que pode ser? A positividade do FAN por si só não determina nenhum diagnóstico. Esse é um exame pouco específico, não sendo capaz de identificar imediatamente uma doença. Além disso, os autoanticorpos em quantidades anormais não estão presentes apenas em quadros de doenças autoimunes.

Quais doenças alteram o FAN?

Sendo assim, para saber quais doenças o exame FAN detecta, veja como é o nível de sensibilidade em casa caso.
  • Artrite reumatoide. ...
  • Lúpus. ...
  • Hepatite autoimune. ...
  • Esclerodermia ou esclerose sistêmica. ...
  • Artrite idiopática juvenil. ...
  • Síndrome de Sjögren. ...
  • Dermatomiosite. ...
  • Esclerose múltipla.

Qual o resultado do FAN para lúpus?

Resultados: 98,21% dos pacientes eram mulheres, a média de idade foi de 38 anos e o tempo de diagnóstico teve mediana de 84 meses. Houve diferença significativa entre a positividade do FAN HEp-2 entre os grupos, com 95,23% de positividade no grupo moderada/alta atividade e 65,71% no grupo inativo/baixa atividade.

O que pode aumentar o FAN?

Vale ressaltar que o FAN pode se tornar positivo na vigência de infecções, neoplasias, durante o uso de algumas medicações e na presença de doenças alérgicas crônicas ou outras doenças, como apresentado na Tabela 1.

O que significa FAN positivo 1 80?

Ele só tem valor diagnóstico conforme o quadro clínico que o paciente apresente, o valor do seu título (80 é considerado um título muito baixo) e o padrão em que se apresenta (o pontilhado fino denso é o que menos está associado à doenças).

Como tratar FAN positivo?

Então, se o seu exame de FAN tem resultado positivo, não se desespere! Procure um reumatologista para uma avaliação completa e análise individual do seu caso.

Quais os padrões de FAN?

Padrões nucleares de FAN mais frequentes e suas correlações clínicas
  • Anti-DNA de cadeia dupla (ds-DNA, DNA Nativo) Padrão: Homogêneo.
  • Anti-Histona Padrão: Homogêneo.
  • Anti-snRNP Padrão: Pontilhado (grosso)
  • Anti-Sm (Smith, nome do primeiro paciente em que foi reconhecido) Padrão Pontilhado (grosso)

O que significa FAN 1 640?

Esse resultado é fortemente associado com ausência de doença reumática, mas é necessária uma avaliação para descartar por completo alguma doença autoimune.

Quais os sintomas de quem tem FAN positivo?

Geralmente, o médico desconfia dessas doenças quando a pessoa apresenta sintomas que demoram muito tempo para desaparecer, como manchas vermelhas na pele, inchaço e/ou dor nas articulações, cansaço excessivo ou febre recorrente.

O que significa a sigla FAN?

Para começar, o exame FAN se refere à sigla para Fator Antinuclear. Ela diz respeito aos anticorpos em mau funcionamento que atacam o próprio organismo do paciente.

Como identificar lúpus no exame de sangue?

Para diagnosticar a doença é feita uma análise sobre a história clínica do paciente e quais são as manifestações existentes além da realização do exame físico completo. São solicitados exames laboratoriais, que investigam a presença do FAN (fator ou anticorpo antinuclear) e anticorpos anti-Sm e anti-DNA.

Quais são os sintomas de lúpus no sangue?

– inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração); – inflamação no rim; – alterações no sangue podem ocorrer em mais da metade dos casos: diminuição de glóbulos vermelhos (anemia), glóbulos brancos (leucopenia), dos linfócitos (linfopenia) ou de plaquetas (plaquetopenia);

Como fazer o diagnóstico de lúpus?

Os exames para mais comuns e úteis para diagnosticar Lúpus são:
  1. Exame físico.
  2. Exames de anticorpos, incluindo teste de anticorpos antinucleares.
  3. Hemograma completo.
  4. Radiografia do tórax.
  5. Biópsia renal.
  6. Exame de urina.

Qual o melhor exame para detectar lúpus?

Embora não exista um exame que seja exclusivo do LES (100% específico), a presença do exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite o diagnóstico com muita certeza.

O que significa ter um FAN positivo?

O resultado do FAN (fator antinuclear) positivo é uma informação importante na investigação de doenças autoimunes. Sendo assim, é um grande aliado da prática clínica, merecendo ser bem compreendido pelo médico.

Como saber se tenho alguma doença autoimune?

Diagnóstico de doenças autoimunes

Várias análises laboratoriais são realizadas para ajudar a confirmar o diagnóstico. Análises sanguíneas que indicam a presença de inflamação podem sugerir uma doença autoimune.

Quem tem lúpus pode ter o FAN negativo?

É muito pouco provável que você tenha lúpus com FAN negativo.

Qual o médico que trata doença autoimune?

As doenças autoimunes não órgão-específicas costumam acometer múltiplos órgãos e sistemas, tendo uma multiplicidade de apresentações clínicas e, por essa razão, o médico mais indicado para o manejo e cuidado com o paciente é o reumatologista.

Quem tem fibromialgia pode ter FAN positivo?

SOBRE A FIBROMIALGIA

Exame de FAN positivo não é sinônimo de Lúpus. esse exame pode ser positivo em várias outras doenças reumáticas. A luz ultravioleta pode exacerbar a doença, tanto cutânea como de órgãos internos.

Artigo anterior
Onde fica matrícula centralizadora Copasa?
Artigo seguinte
O que é sustentabilidade cultural?