Quais são as causas excludentes do nexo de causalidade?

Perguntado por: Rafaela Cátia Leite de Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

EXCLUDENTES DO NEXO DE CAUSALIDADE
O nexo de causalidade é um dos elementos que caracterizam a responsabilidade civil. Sua excludentes são: culpa exclusiva da vítima; culpa exclusiva de terceiro; e caso fortuito e a força maior.

Quais são as causas de exclusão do nexo de causalidade na teoria do risco administrativo?

A teoria do risco administrativo permite, exatamente, afastar a responsabilidade do Estado nos casos de exclusão do nexo causal: fato exclusivo da vítima ou de terceiro, caso fortuito ou força maior. Ou seja, se o Estado não deu causa a esse dano, inexistirá a relação de causa e efeito entre a atividade e o dano.

O que rompe o nexo causal?

De acordo com a escola de necessariedade da causa, rompe-se o nexo causal, não só quando o credor ou terceiro é autor da causa direta e imediata que provoca o novo dano, mas ainda quando a causa necessária é fato natural (caso fortuito e força maior).

Qual não é uma excludente de nexo de causalidade?

d) Teoria do risco integral: nessa hipótese não há excludente de nexo de causalidade ou responsabilidade civil a ser alegada, como nos casos de danos ambientais, segundo autores ambientalistas (art. 14, § 1º, da Lei 6.938/81).

Quais são os casos de exclusão de responsabilidade?

Cabe destacar quais são as causas que excluem a responsabilidade civil, são elas:
  • Estado de necessidade;
  • Legitima defesa;
  • Exercício regular do direito;
  • Estrito cumprimento do dever legal;
  • Culpa exclusiva da vitima;
  • Fato de terceiro;
  • Caso fortuito e força maior;

Quais são as causas excludentes do nexo de causalidade? Explique-os.

30 questões relacionadas encontradas

Quais são as excludentes de responsabilidade civil do Estado?

Trata-se das denominadas excludentes da responsabilidade civil, que, no caso da responsabilidade civil do Estado, seriam: a culpa da vítima, o fato de terceiro, o caso fortuito e a força maior.

Em que hipóteses se isenta a responsabilidade indenizatória?

Nos casos em que o dano ocorrer por força de eventos inevitáveis, como por exemplo, inundações, guerras ou raios, ficará excluída a responsabilidade do agente causador do dano, pois rompem com o nexo de causalidade entre o dano e a conduta do agente. Assim preceitua o Código Civil: Art. 393.

Quais são as excludente de ilicitude?

O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 23, enumera que são causas excludentes de ilicitude: Estado de necessidade. Legítima defesa. Estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

Quais os tipos de nexo causal?

As concausas, desse modo, podem ser de três tipos: preexistentes – que precedem a causa principal; supervenientes – que sucedem a causa principal; concomitantes – que ocorrem ao mesmo tempo em que a causa principal.

Quais são as excludentes de responsabilidade civil objetiva?

3.2 Das excludentes da responsabilidade subjetiva e objetiva

São três as possibilidades de exclusão: a culpa exclusiva da vítima, o fato de terceiro e o caso fortuito ou força maior.

O que é ausência de nexo causal?

AUSÊNCIA DE NEXO CAUSAL ENTRE O FATO E O DANO. Trata-se de ação indenizatória, através da qual o autor pretende indenização por danos materiais e morais, decorrentes da capotagem de seu veículo quando desviava de buracos na rodovia estadual, julgada improcedente na origem.

O que diz o artigo 927 do Código Civil?

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Quem determina nexo causal?

A análise sobre o nexo de causalidade costuma ser feita nas reclamatórias trabalhistas, mediante perícia técnica. Nesses casos, um perito nomeado pelo juiz faz uma avaliação do caso para determinar se existe relação entre a atitude da empresa ou as condições de trabalho e o acidente sofrido pelo empregado.

O que são cláusulas excludentes no direito administrativo?

Essas excludentes, aceitas pela doutrina e jurisprudência, são o caso fortuito, força maior, ato de terceiro e a culpa exclusiva da vítima, todos fundados no rompimento do nexo causal, que elide a responsabilização.

Quais são as excludentes da responsabilidade estatal no que tange a aplicação da teoria do risco administrativo?

Tendo ocorrido o fato da administração, o dano e havendo nexo causal entre eles, cabe ao Estado, para se eximir do dever de indenizar, a comprovação de alguma das excludentes da responsabilidade, que são caso (i) fortuito e força maior; (ii) fatos de terceiros ou (iii) culpa concorrente ou exclusiva da vítima.

Quais são as causas excludentes e atenuantes da responsabilidade civil do Estado?

São três modalidades de causas excludentes da responsabilidade, a saber: i) caso fortuito ou força maior; ii) quando o dano resultar de culpa da vítima; e iii) quando o dano resultar de culpa de terceiro. Quanto à causa atenuante, a doutrina considera a culpa concorrente da vítima.

Quais são as espécies de causas?

1ª) Causa absolutamente independente: Não possui nenhuma relação com a conduta; 2ª) Causa relativamente independente: Tem relação com a conduta.

O que significa nexo causal culpa e dolo?

O nexo de causalidade é um dos pressupostos da responsabilidade do agente causador do dano, juntamente com o ato ilícito, o dano e a culpa (ou dolo). O ato ilícito é uma violação do direito de alguém, causando dano a essa pessoa, seja por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência ou por abuso de direito.

Quais são as causas excludentes de ilicitude?

Embora haja outra parte que defender que existem causas supra legais que também são capazes de excluir a ilicitude da conduta. São quatro as causas legais, quais sejam: a) legítima defesa; b) estado de necessidade; c) estrito cumprimento do dever legal e d) o exercício regular de direito.

Qual é o artigo 23?

23. Não há crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legítima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. Art.

O que diz o artigo 23?

Conforme esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito". O parágrafo único diz: "O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo."

Em quais hipóteses o comerciante não é responsável?

O comerciante só será responsável subsidiariamente se quando solicitado não fornecer a identificação do fabricante ou não o fizer de forma clara. Por essa interpretação, o comerciante estaria livre da responsabilidade civil se, apesar de ocorrido o dano, revelasse a identificação e o domicílio do fornecedor original.

Quando o fornecedor não será responsabilizado?

§ 3° O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar: I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste; II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. § 4° A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.

Quais são as hipóteses de responsabilidade do fornecedor?

Em ambos os diplomas legais os seguintes elementos precisam estar presentes para a responsabilização, quais sejam, (i) o defeito do produto, (ii) o dano sofrido e (iii) o nexo de causalidade. Esses elementos são essenciais para a definição da responsabilidade do fornecedor.

Quais os tipos de responsabilidade civil do Estado?

A responsabilidade civil é a obrigação de reparar os danos lesivos a terceiros. A responsabilidade do Estado pode ser contratual ou extracontratual.

Artigo anterior
Quantas cidades existem no Estado do Pará?
Artigo seguinte
Como descobrir um E-mail no Outlook?