São legitimados a propor ações de controle de constitucionalidade?

Perguntado por: Lorena Coelho  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (56 avaliações)

O artigo 103, § 4º da Constituição Federal de 1988 estabelecia que poderiam propor a ação declaratória de constitucionalidade o Presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa as Câmara dos Deputados ou o Procurador-Geral da República.

Quem pode propor ação de controle de constitucionalidade?

O texto inclui dispositivos na Lei do Controle de Constitucionalidade (Lei 9.868/99). Atualmente, podem propor a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal: o presidente da República; a Mesa da Câmara dos Deputados; a Mesa do Senado Federal; e o procurador-geral da República.

Quem são os legitimados?

Como legitimados universais: a) Presidente da República; b) a Mesa do Senado Federal; c) a Mesa da Câmara dos Deputados, d) o Procurador-Geral da República; e) o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; f) partido político com representação no Congresso Nacional.

Quais são as ações de controle de constitucionalidade?

Ações do controle de constitucionalidade concentrado
  • ADI (ADIn): Ação Direta de Inconstitucionalidade;
  • ADC (ADECON): Ação Declaratória de Constitucionalidade;
  • ADO: Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão;
  • ADPF: Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.

Quem são os legitimados especiais para propor ADI?

Assim, são os universais: Presidente da República. Procurador Geral da República. Mesa da Câmara dos Deputados.
...
Nessa direção, são os especiais:
  • Governador de Estado/DF.
  • Mesas das Assembleias Legislativa ou Câmara Legislativa do DF.
  • Confederação Sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.

DIREITO CONSTITUCIONAL - LEGITIMADOS PARA PROPOR AÇÕES DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

15 questões relacionadas encontradas

Quem são os legitimados especiais?

Os demais são legitimados especiais: a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal (IV); o Governador de Estado ou do Distrito Federal (V) E confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional (IX).

O que são ações de controle?

Capítulo 4 - Ações de Controle. Um controlador automático compara o valor de saída real do processo ou planta com o valor de refeência, determina o desvio e produz um sinal de controle que reduz o desvio. O modo como o controlador automático produz o sinal de controle é chamado ação de controle.

Quais são as espécies de controle de constitucionalidade?

No Brasil, existem cinco espécies de controle concentrado de constitucionalidade: a Ação declaratória de constitucionalidade (ADC), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADI por omissão), a Ação Direta Interventiva (ou Representação Interventiva) e a Arguição ...

Quais são as ações de controle difuso?

No controle difuso, o interessado arguirá a inconstitucionalidade da lei e o juiz, a reconhecendo, afastará a incidência da norma assim considerada no caso concreto. A repercussão, por isso, é inter partes. A norma tida por inconstitucional continuará vigente, exceto para aquele caso concreto.

Quem tem legitimidade passiva?

Possui legitimidade passiva aquele que pode assumir o polo passivo do processo, ser réu.

Quem são os legitimados para propor ação civil pública?

Nos termos dos incisos do artigo 5º da lei 7.347/85 são legitimados para propor a ação popular, além do Ministério Público: Defensoria Pública; a União; os Estados; o Distrito Federal; Municípios; Autarquia; empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista; e as associações.

São legitimados para a propositura?

São legitimados para a propositura do mandado de segurança coletivo os partidos políticos com representação no Congresso Nacional, as entidades de classe, as associações e as organizações sindicais em funcionamento há pelo menos um ano, na defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais homogêneos.

Quem possui legitimidade para propositura das ações do controle concentrado de constitucionalidade?

A legitimidade ativa para a propositura da ADPF é a mesma da ADI e da ADC, conforme determina a Lei nº 9.882/1999. Cumpre ressaltar nesse ponto que a versão aprovada pelo Congresso Nacional admitia a legitimidade ativa a qualquer cidadão.

Quem pode propor ADI ADC e ADPF?

Só cabe pela Mesa da Câmara ou do Senado.

Quem pode arguir a inconstitucionalidade de uma lei?

Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público).

Quando Cabe controle difuso?

Como já referido, o controle difuso se caracteriza pela permissão a qualquer juiz ou tribunal de mediante um caso concreto, manifestar-se acerca de eventual incompatibilidade de lei ou ato normativo com a Constituição Federal.

Quais são os instrumentos de controle de constitucionalidade no sistema difuso?

Tais instrumentos são de três espécies: a resolução do Senado Federal, a teor do que dispõe o artigo 52, X, da Constituição Federal; a súmula vinculante; a teoria da transcendência dos motivos determinantes da sentença do controle difuso.

Quais os órgãos realizadores do controle difuso?

O controle difuso de constitucionalidade enseja o exercício da ju- risdição por qualquer membro do Poder Judiciário, tanto pelos juízes sin- gulares quanto pelos órgãos colegiados. Em relação a este, a Constituição Federal exige a chamada cláusula de reserva de plenário, prevista no art.

Quantos são e quais são os tipos de controle de constitucionalidade existentes no mundo?

o Duas possibilidades: a) Mandado de Injunção (Remédio Constitucional à Concessão de ordem para que um certo direito constitucional não observado seja respeitado; b) ADI por Omissão. o Só vale para NORMA FEDERAL. · Os efeitos são, em regra, “erga omnes”, “ex tunc” (retroativos), vinculantes e repristinatórios.

Qual o tipo de controle de constitucionalidade existe no Brasil?

O Brasil adotou o controle híbrido ou misto de constitucionalidade, isto é, existe o controle de constitucionalidade concreto e o controle de constitucionalidade abstrato. O controle de constitucionalidade concreto foi o primeiro a ser criado e surgiu nos Estados Unidos, no caso Marbury x Madison (1803).

Quais as espécies de controle de constitucionalidade que cada juiz ou tribunal podem realizar?

O controle de constitucionalidade pode também ser tipificado como concreto (também denominado incidental, subjetivo, por via de exceção ou defesa) ou abstrato (conhecido como principal, objetivo ou por via de ação).

Quais as três ações básicas de um sistema de controle?

Ações básicas de controle
  • Introdução.
  • Ação Liga-Desliga ( On-off)
  • Ação Proporcional.
  • Ação Integral.
  • Ação Derivativa.

O que é o controle de constitucionalidade preventivo?

Controle Preventivo de Constitucionalidade

O controle preventivo é o controle realizado durante o processo legislativo de formação do ato normativo. No momento de um projeto de lei a ser apresentado, a quem der o início do processo legislativo, deve verificar a regularidade material do aludido projeto de lei.

Qual a diferença entre controle difuso e concentrado?

428) que o controle concentrado de constitucionalidade ocorre de forma oposta ao controle difuso, tendo em vista ao procedimento de modulação do efeito vinculante e sentenças de eficácia erga omnes, bem como a ausência de necessidade de comunicação ao Senado Federal.

Qual a diferença dos legitimados universais para os especiais na propositura da ADI e ADC?

Os legitimados universais podem propor a ADI sobre qualquer assunto. ... Os legitimados especiais só podem propor ADI sobre determinado interesse, ou seja, pertinência temática. Os que possuem pertinência temática são: as Mesas das Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa (ADI 1307, Rel. Min.

Artigo anterior
Como receber todas as conversas do WhatsApp por E-mail?
Artigo seguinte
Qual valor do Bolsa Família 2022?