Quais são as concepções educacionais?
Perguntado por: Mia Pinheiro de Maia | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)
O artigo apresenta as características de três principais concepções de educação, a concepção conductista, a psico – cognitiva e a sócio – cognitiva, bem como as características das modalidades de educação, nomeadamente, educação formal, não – formal e informal.
Quais os tipos de concepções pedagógicas?
As concepções tradicionais, desde a pedagogia de Platão e a pedagogia cristã, passando pelas pedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, na qual se inclui Comênio (SUCHODOLSKI, 1978, p. 18-38), assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel (Idem, p.
O que é uma concepção pedagógica?
São ideias organizadas que subsidiam e justificam a prática educativa. O estudo das diferentes linhas pedagógicas do ensino brasileiro fornecem diretrizes à ação docente, embora cada professor dê sentido individual sobre elas.
Qual é a concepção de ensino?
– O ensino é a transmissão de informações; – Valoriza-se o trabalho individual a atenção, concentração, o esforço e a disciplina, como garantias para a apreensão do conhecimento; – Leva o aluno a apresentar respostas certas, obter notas altas, repetir o que o professor ensina. ...
Qual a concepção de educação trazida na Bncc?
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Uma proposta orientada por uma concepção de educação integral, cujo pressuposto é o apoio ao desenvolvimento do ser humano em suas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural.
Concepções Pedagógicas
Qual a concepção curricular pensada para a Educação Infantil levando em conta a BNCC?
A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Quais são os 2 grandes princípios pedagógicos da BNCC?
A BNCC, em sua versão final, explica os fundamentos pedagógicos do currículo elaborado, são eles “o foco no desenvolvimento de competências” e “o compromisso com a educação integral”.
Qual a concepção de ensino e de aprendizagem?
Nesta perspectiva, a relação de ensino-aprendizagem promove o diálogo entre o conteúdo curricular e os conteúdos únicos, compostos pelas vivências, histórias e individualidade de cada um que circula pelos territórios educativos, sejam estes dentro ou fora da escola.
O que significa a palavra concepções?
1. Acto de conceber (sentido próprio e figurado). 2. Faculdade de conceber, de compreender, de idear.
Qual é a concepção de aluno?
Concepção construtivista: 'O aluno é protagonista do processo de aprendizagem' ... O aprendizado se dá de formas diferente: ele não está dentro e nem fora e acontece a partir da interação e da estimulação com outras pessoas, sejam elas alunos ou professores. Essa é a ideia da concepção construtivista de ensino.
Quais são as concepções pedagógicas no Brasil?
Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
O que são teorias e concepções pedagógicas?
As tendências pedagógicas são teorias que visam direcionar o trabalho educacional, orientando o professor, por meio de metodologias que tem por objetivo concretizar o processo de ensino e aprendizagem.
Quais são as características da concepção pedagógica tradicional?
Elaborada no século XIX, é uma tendência liberal que considera o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento. Basicamente, no modelo que mais vemos em que eles falam enquanto os estudantes recebem os conteúdos com uma participação ou outra quanto tem dúvidas.
Quais são as concepções?
Concepções é o plural de concepção. O mesmo que: ideias, criações, fecundações, julgamentos, opiniões, pontos de vista.
O que são concepções pedagógicas contemporâneas?
É o processo por meio do qual um membro da espécie humana, inacabado, desprovido dos instintos e capacidades que lhe permitiriam sobreviver rapidamente sozinho, se apropria, graças à mediação dos adultos, de um patrimônio humano de saberes, práticas, formas subjetivas, obras.
Quando é feita a concepção?
A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.
Qual o sinônimo de concepções?
21 sinônimos de concepções para 2 sentidos da palavra concepções: Pontos de vista ou opiniões: 1 pontos de vista, opiniões, pareceres, convicções, princípios, pensamentos, perspectivas, visões, noções, conceitos, julgamentos.
O que significa concepção na Bíblia?
Significado de Concepção
substantivo feminino Ação de gerar ou de ser gerado, através da junção de um espermatozoide com um óvulo; fecundação. ... [Religião] A fecundação, sem o pecado original, da Virgem Maria: concepção divina. Ação ou efeito de conceber, de gerar, criar ou inventar.
Qual a concepção de aprendizagem?
As concepções de aprendizagem podem ser definidas como o significado que o fenômeno da aprendizagem possui para os alunos. A concepção quantitativa é caracterizada como uma atividade estereotipada, pela aquisição (recolha e acumulação) mecânica de conhecimentos com o objetivo de retratá-los nas avaliações.
Qual é a concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel?
A concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.
Qual é o conceito de aprendizagem?
Qual é o conceito de Aprendizagem? Um conceito generalista de aprendizagem a define como um processo de aquisição ou modificação de conhecimentos, competências, habilidades e comportamentos.
Quais são os princípios da BNCC?
agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Quais os princípios básicos da educação infantil?
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
Quais são os princípios norteadores da educação?
Nos documentos da escola são adotados os princípios recomendados pe- las Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN): princípios éticos, da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade, do respeito ao bem comum; princípios políticos, dos direitos e dos deveres de cidadania no exercício da criatividade e no respeito à ...
Quais os conceitos de aprendizagem para a BNCC na Educação Infantil?
A BNCC da Educação Infantilapresenta seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que asseguram as condições para que as crianças aprendam e se desenvolvam integralmente: CONVIVER; BRINCAR; PARTICIPAR; EXPLORAR; EXPRESSAR; e CONHECER-SE.
Como proteger o couro cabeludo da escova progressiva?
Quais os 6 sinais vitais?