São fases do processo administrativo exceto?

Perguntado por: Rita Gaspar de Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (1 avaliações)

São consideradas fases da função de controlar dentro do processo administrativo, EXCETO:
  • formular os objetivos a alcançar.
  • monitorar o desempenho.
  • comparar o desempenho aos padrões.
  • tomar ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.

Quais são as fases de um processo administrativo?

As fases comuns ao processo administrativo, destinadas a propiciar uma decisão vinculante sobre os atos, fatos, situações e direitos controvertidos perante o órgão competente, são cinco e se desenvolvem na seguinte ordem: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.

São consideradas funções administrativas exceto?

São consideradas funções administrativas, EXCETO:
  • Planejar.
  • Controlar.
  • Liderar.
  • Executar.

São consideradas fases da função de controlar dentro do processo administrativo exceto *?

Administração Geral

São consideradas fases da função de controlar dentro do processo administrativo, EXCETO: a) formular os objetivos a alcançar. b) monitorar o desempenho. c) comparar o desempenho aos padrões.

Quais são as fases que a lei 9.784 99 dispõe como fases dos processos administrativos?

O rito (ou procedimento) do processo administrativo regulado pela Lei nº 9.784/99 tem, normalmente, no mínimo quatro fases: instauração (art. 5º, da Lei nº 9.784/99), instrução (art. 26, da Lei nº 9.784/99), alegações finais (art. 44, da Lei nº 9.784/99) e decisão (arts.

Lei 8.112/90 Aula 15/16 - Processo Administrativo (Fases) - Curso de Direito Administrativo

30 questões relacionadas encontradas

Qual a fase inicial do processo administrativo?

De forma geral, as etapas do processo administrativo são 5: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento. Para facilitar o entendimento, explicamos cada uma delas a seguir: Instauração: é a fase inicial, deve ser por escrito.

Como se dá o processo administrativo?

Processo administrativo é a sequência de atividades da Administração, interligadas entre si, que visa a alcançar determinado efeito final previsto em lei trata-se do modo como a Administração Pública toma suas decisões, seja por iniciativa de um particular, seja por iniciativa própria.

Quais são as 5 funções administrativas?

As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Quais são as funções da administração?

As quatro funções administrativas são planejar, organizar, dirigir e controlar. Elas compreendem um grande universo de ações que o gestor deve tomar para manter a organização no rumo certo.

O que é uma função administrativa?

Função administrativa é a função que o Estado, ou quem lhe faça as vezes, exerce na intimidade de uma estrutura e regime hierárquicos e que no sistema constitucional brasileiro se caracteriza pelo fato de ser desempenhada mediante comportamentos infralegais ou, excepcionalmente, infraconstitucionais, submissos todos a ...

Quais as três principais características dentro do processo administrativo?

Ao menos três requisitos são necessários para a que exista um procedimento; cada um dos atos da cadeia deve ser autônomo; estes atos têm que ter conexão e deve haver uma causa que provoque a necessidade de sucessão destes atos até que atinja o ato final.

Qual a função mais importante da administração?

O principal objetivo da administração é trazer os melhores resultados para a empresa. A administração tem como principal função trazer os melhores resultados organizacionais, colocando em prática um gerenciamento com base em resultados e maximizando a possibilidade de crescimento, eficácia e ganho.

Quais são os 4 fundamentos da administração?

A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia.

Quais são as funções básicas da administração como se relacionam?

Como as funções se inter-relacionam, é preciso ter indicadores definidos na etapa do planejamento para que o controle avalie as métricas corretas e verifique se os objetivos foram atingidos. Dessa forma, é possível identificar oportunidades de ajustes e prevenções, de olho na melhoria contínua.

Quais são os cargos administrativos de uma empresa?

Quais são as funções das 8 principais áreas administrativas?
  • Consultoria. ...
  • Logística. ...
  • Administração estratégica. ...
  • Gestão de pessoas. ...
  • Finanças. ...
  • Marketing. ...
  • Relacionamento com o cliente. ...
  • Vendas.

Como instaurar processo administrativo?

O Processo Administrativo Disciplinar — PAD é dividido em três fases:
  1. instauração: publicação do ato que cria a comissão do processo;
  2. inquérito: fase realizada pela comissão, que inclui instrução, defesa e relatório;
  3. julgamento: pela autoridade competente.

Quem pode dar início ao processo administrativo?

Para fins de propositura de processo administrativo são capazes, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

Como se faz um processo administrativo disciplinar?

O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: a) instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão; b) inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório; c) julgamento.

Qual a função que inicia o processo administrativo?

Primeira função – Planejamento

Como não poderia deixar de ser, o Planejamento é a base do Processo Administrativo, e as demais funções deverão segui-lo.

Qual é a primeira função da Administração?

O planejamento constitui a primeira das funções administrativas que compõem o processo administrativo. Ele viabiliza a definição dos objetivos e a decisão sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Objetivos são resultados específicos ou metas que se deseja atingir.

Como é contado o prazo no processo administrativo?

9.784, de 29.1.1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, dispõe que os prazos processuais administrativos são contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento (art. 66, § 2º).

O que são os 4 pilares da administração?

São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

Quais são os 4 pilares do trabalho em equipe?

Quais são os principais pilares da gestão de pessoas?
  1. Treinamento e desenvolvimento. ...
  2. Motivação. ...
  3. Trabalho em equipe. ...
  4. Comunicação.

O que é administração v4?

Esse curso de Administração procura trazer uma visão de empresa ao aluno, de forma leve, procura passar conceitos que ajudarão muito no dia a dia profissional de todos. Procuramos mostrar como funcionam alguns processos que são rotineiros dentro de uma empresa e também uma visão geral dos seus setores mais importantes.

Quais as três funções básicas do administrador da empresa?

As Principais Funções do Administrador dentro de uma empresa são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Neste artigo vamos falar sobre as funções mais executadas pelo administrador de empresas, explicaremos cada uma delas em detalhes a seguir.

Artigo anterior
O que o 3 ano precisa aprender?
Artigo seguinte
Como conversar com um drogado?