Quais são as formas de propagação vegetativa?

Perguntado por: Clara Cláudia Nascimento Leal Esteves  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (7 avaliações)

As técnicas mais utilizadas de propagação vegetativa são estaquia, enxertia ealporquia. A técnica da estaquia é muito empregada na agricultura e é utilizada principalmente para as dicotiledôneas. Essa técnica consiste em retirar uma parte do vegetal que contenha as gemas e introduzi-la no solo úmido.

Quais são os métodos de propagação?

A propagação é a capacidade de uma planta se reproduzir e deixar descendentes. Uma planta pode se propagar de duas formas diferentes: via sexuada (sementes) ou assexuada (partes vegetativas).

Como é feita a propagação vegetativa?

Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.

Quais são as técnicas utilizadas na propagação vegetativa das plantas?

A propagação vegetativa pode ser realizada por meio de diversos métodos, sendo que, na fruticultura, os principais métodos utilizados são a enxertia, a estaquia, as estruturas especializadas e a mergulhia.

O que é a propagação vegetativa natural?

A propagação vegetativa natural envolve o desenvolvimento de uma nova planta a partir de partes de uma única planta adulta. As novas plantas crescem e se desenvolvem naturalmente sem intervenção humana.

Multiplicação Vegetativa ou Propagação Vegetativa - Reprodução Assexuada

36 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo da propagação vegetativa?

A propagação vegetativa tem por objetivo multiplicar plantas com a garantia da manutenção das suas características agronômicas, tais como qualidade de fruto e resistência a doenças, e com idênticas necessidades climáticas e de solo, nutricionais e de manejo, o que é de extrema importância na formação dos pomares ...

Qual a diferença entre propagação sexuada e propagação vegetativa?

Segundo GROLLI (2000), as formas de propagação de plantas ornamentais são divididas em dois tipos: sexuada, quando são usadas sementes ou esporos e vegetativa ou assexuada, quando se empregam estruturas vegetativas.

Como se faz melhoramento de plantas de propagação vegetativa?

A propagação vegetativa pode ser realizada através das técnicas de estaquia, alporquia e enxertia, que depende de sua adaptação e facilidade e formação de mudas em cada espécie. Por exemplo, a técnica de estaquia é utilizada largamente para espécies como a figueira.

O que é Porta-enxerto e enxerto?

O enxerto é a parte que formará a copa da planta, ou seja, a parte que nós vemos: as folhas e os ramos que formarão os frutos. Já o porta-enxerto formará o sistema radicular da planta que nós não vemos e fica sob o solo. Graças a essa técnica da enxertia, essas duas partes de plantas se unem e se desenvolvem como uma.

O que é Epigea e Hipogea?

Em plantas com germinação epígea, os cotilédones são levantados acima do solo pelo crescimento do hipocótilo. Em plantas com germinação hipógea, os cotilédones permanecem abaixo da superfície, tendo em vista que o hipocótilo não se desenvolve, mas sim o epicótilo (DAMIÃO- FILHO, 1993).

Em que consiste o processo de propagação vegetativa?

A propagação vegetativa é uma forma de multiplicar os vegetais. ... Essa reprodução ocorre por meio de partes de plantas, que originam indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe, ou seja, clones. Esse tipo de reprodução é muito comum em plantas ornamentais e plantas frutíferas.

Como é realizada a propagação vegetativa por Borbulhia?

Borbulhia (o enxerto é uma borbulha ou gema): a borbulhia consiste na justaposição de uma única gema sobre um porta-enxerto enraizado. Com a ponta do canivete de enxertia, abre-se a região da casca abrangida pelas incisões, levantando-a para inserção da borbulha que é introduzida com a gema voltada para o lado externo.

Como se processa de uma maneira geral a reprodução dos vegetais?

Na reprodução assexuada algumas partes da planta original ou planta mãe originam um outro indivíduo em um processo chamado propagação vegetativa. Nesse caso, a nova planta é geneticamente igual à planta mãe. Esse tipo de reprodução pode ocorrer por esporos, brotamentos de caules, folhas ou tubérculos.

Quais são os principais métodos de propagação assexuada?

As técnicas mais utilizadas de propagação vegetativa são estaquia, enxertia ealporquia. A técnica da estaquia é muito empregada na agricultura e é utilizada principalmente para as dicotiledôneas. Essa técnica consiste em retirar uma parte do vegetal que contenha as gemas e introduzi-la no solo úmido.

Quais os métodos para produção de muda?

Produção de mudas pelo método de repicagem. Produção de mudas pelo método de semeadura direta nos recipientes.

Qual a diferença entre alporquia e enxertia?

A alporquia é um método de reprodução de plantas a partir de um galho de uma planta. as raízes da nova planta nascem quando o galho está preso a planta mãe. A nova planta terá a mesma produção de flores e frutos da planta mãe. ...

O que é um Porta-enxerto?

Porta-Enxerto é a planta cuja parte de baixo (raiz e base do caule) é aproveitada na enxertia. ... A enxertia pode ser utilizada para gerar mudas de plantas de difícil reprodução ou para aproveitar características das duas espécies, como um cavaleiro que gere bons frutos enxertado em um cavalo vigoroso.

Qual a função do Porta-enxerto?

O porta-enxerto induz alterações à variedade copa no seu crescimento, tamanho, precocidade de produção, produtividade, época de maturação e peso dos frutos, coloração da casca e dos frutos, teor de açúcares e de ácidos, permanência dos frutos na planta, conservação após a colheita, transpiração das folhas, fertilidade ...

Para que serve o enxerto?

O enxerto de plantas permite o cultivo de diversas espécies em regiões onde, normalmente, não haveria possibilidade do plantio por fatores climáticos, condições do solo ou pela presença de pragas.

Como fazer melhoramento genético de plantas?

Melhoramento genético de plantas: trabalhando para produzir mais, melhor e de forma sustentável. Melhoramento genético em plantas é a aplicação de princípios genéticos para produzir plantas que são mais úteis para os humanos. Isso é realizado por selecionar as variáveis econômicas e/ou ambientais desejáveis.

Como ocorre o processo de enxertia?

O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro), que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecida como porta-enxerto (ou cavalo). ...

Para que serve o melhoramento genético?

Melhoramento genético é o processo de selecionar ou modificar intencionalmente o material genético de um ser vivo para obterem-se indivíduos com características de interesse.

Qual a diferença entre propagação sexuada é assexuada?

As principais diferenças entre os métodos de reprodução são: ... A reprodução assexuada forma organismos geneticamente idênticos, enquanto na reprodução sexuada ocorre recombinação gênica. A reprodução sexuada produz variabilidade genética, ao contrário da reprodução assexuada que produz clones.

Quais as diferenças entre os métodos de propagação vegetativa estaquia enxertia mergulhia?

na estaquia, a gema apical da estaca deve ser mantida, sem o que não haverá o desenvolvimento das gemas laterais. C) na mergulhia, a nova planta produzirá apenas a parte vegetativa, e não desenvolverá frutos ou sementes.

Qual a importância da propagação vegetativa de plantas?

De modo geral, dentre as principais vantagens da propagação vegetativa de espécies florestais podem ser citadas a formação de plantios clonais de alta produtividade e uniformidade, a melhoria da qualidade da madeira e de seus produtos, a multiplicação de indivíduos resistentes a pragas e doenças e adaptados a sítios ...

Artigo anterior
Qual era a árvore do mundo na mitologia nórdica?
Artigo seguinte
O que é intensidade e volume de treinamento?