Qual a principal inovação evolutiva dos répteis?

Perguntado por: Tomé Ribeiro de Correia  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (35 avaliações)

Os répteis são animais que apresentam uma grande quantidade de características que os permite viver perfeitamente em terra firme. Sem dúvidas, a principal novidade evolutiva que permitiu a conquista desse meio foi o chamado ovo amniótico.

Qual a principal novidade evolutiva dos répteis?

Nos répteis o desenvolvimento é direto, não havendo estágios larvais e a maioria é ovípara, mas existem alguns lagartos e cobras que podem apresentar ovoviviparidade ou viviparidade. A ectotermia foi outra importante evolução deste grupo de animais que permitiu a independência em relação à temperatura.

Que tipo de desenvolvimento embrionário os répteis apresentam?

O desenvolvimento embrionário é direto (sem fase larval) e, geralmente, o ovo é depositado no ambiente externo para ser eclodido, fazendo dos répteis organismos ovíparos.

Quais foram as principais adaptações e inovações evolutivas que permitiram a conquista dos répteis ao ambiente terrestre?

Características como a impermeabilização da pele, a respiração pulmonar, a economia de água pela urina, a fecundação interna, os ovos com casca e os anexos embrionários (âmnio e alantoide) tornaram a maioria dos répteis bem adaptados ao meio terrestre, mesmo em habitats muito áridos.

Qual a principal característica evolutiva que os répteis apresentam em relação aos anfíbios?

Como dito anteriormente, uma característica interessante dos répteis é sua pele grossa, que, diferente dos anfíbios, é muito especializada para a vida no ambiente terrestre. Esses animais não possuem glândulas e sua pele pode ser recoberta por placas, escamas, plastrões e carapaças.

Evolução dos Répteis

44 questões relacionadas encontradas

Quais as características evolutivas dos répteis?

Evolução dos répteis

Eles deram origem às aves e mamíferos e têm como ancestral os anfíbios. O processo evolutivo possibilitou uma estrutura esquelética nova nos animais que viviam nas águas. Assim, eles se tornaram mais robustos, com músculos e escamas que lhes protegiam da exposição ao Sol e da aridez da terra.

Quais são as vantagens evolutivas que o grupo dos répteis desenvolveu em relação aos anfíbios para se adaptar ao ambiente terrestre?

Os pulmões têm maior superfície relativa e são mais eficientes que os anfíbios, dispensando a pele da função respiratória. A entrada e saída do ar é também mais eficiente, devido ao auxílio dos músculos das costelas. Até mesmo a excreção dos répteis está adaptada á mínima perda de água possível.

Quais as características dos répteis que permitiram que eles conquistassem o ambiente terrestre?

Revise com o Blog do Enem! Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistarem a independência do ambiente aquático. Várias características relacionadas à reprodução e respiração desses animais permitiram a conquista definitiva do ambiente terrestre.

Quais adaptações ocorreram nos répteis em relação à alimentação e excreção?

b) A alimentação, durante o desenvolvimento embrionário dos répteis, é fornecida pelo vitelo da vesícula vitelínica, enquanto os produtos da excreção nitrogenada ficam depositados no interior da alantóide.

Qual foi a grande novidade evolutiva que ocorreu no grupo dos répteis que permitiu à independência da água?

Sem dúvidas, a principal novidade evolutiva que permitiu a conquista desse meio foi o chamado ovo amniótico. ... O vitelo no ovo amniótico é encontrado no interior do chamado saco vitelínico.

Qual o tipo de fecundação dos répteis?

A fecundação é interna, e grande parte das espécies é ovípara, existindo também representantes ovovivíparos e vivíparos. O ovo dos répteis possui casca calcária, que protege contra o ressecamento em ambiente terrestre, e quatro membranas extraembrionárias: alantoide, córion, âmnion e saco vitelínico.

Qual é o tipo de reprodução dos répteis?

Os répteis são animais que apresentam sexos separados, ou seja, existem machos e fêmeas. A fecundação é interna, e a maioria das espécies bota ovos, sendo, portanto ovípara. Vale destacar que existem também representantes ovovivíparos e vivíparos.

Onde e como ocorre a reprodução dos répteis?

Como é o tipo de reprodução dos répteis? Como na maioria dos animais, os répteis se reproduzem sexualmente e a fecundação sempre é interna. Apenas algumas espécies de lagartos e uma família de serpentes se reproduzem mediante partenogénese, na qual a mãe não precisa de fecundação para criar.

Quais novidades evolutivas dos répteis possibilitaram total domínio do ambiente terrestre?

A conquista definitiva do ambiente terrestre

A pele dos répteis é altamente queratinizada, sem glândulas de muco e revestida por escamas ou placas ósseas. Isso dificulta a perda de água através da superfície do corpo e protege os répteis da dessecação.

Qual foi a principal vantagem evolutiva que permitiu a conquista do ambiente terrestre pelos Amniotas?

Pele impermeável

Essa adaptação permitiu aos primeiros vertebrados terrestres evitar a perda de água pela pele, possibilitando a vida nos habitats mais inóspitos, inclusive nos desertos.

Qual a novidade evolutiva que os animais apresentam em relação aos demais grupos de animais?

Uma das características mais marcantes do reino é a capacidade de locomoção, apesar de existirem também representantes sésseis (não se locomovem). Além disso, os animais possuem células que formam tecidos, com exceção dos poríferos, que não possuem tecidos verdadeiros.

Que tipo de adaptações morfológicas e fisiológicas possuem as aves?

Entre as principais adaptações das aves ao voo, podemos citar a presença de ossos ocos e penas, músculos bem desenvolvidos e a ausência de estruturas que elevariam seu peso. As aves são animais que apresentam como característica peculiar a presença de penas.

Por que alguns répteis se expõem ao sol pela manhã e submergem a água pela noite?

Como os répteis regulam sua temperatura corporal ao sol, não precisam consumir energia derivada de alimentos para manter o funcionamento de seus organismos. Sendo a luz solar gratuita e abundante, esta solução evolutiva mostrou-se muito eficiente.

Qual é a importância ecológica dos répteis?

Os Répteis são animais que representam extrema importância para a ecologia por serem controladores de diversas outras espécies de invertebrados e vertebrados, mantendo assim o equilíbrio ecológico.

Qual a importância dos répteis e anfíbios para o equilíbrio ambiental?

Os répteis e os anfíbios são animais muito importantes para o equilíbrio ambiental. As temidas serpentes controlam populações de ratos, enquanto os lagartos se alimentam de uma grande variedade de insetos e ainda servem de alimento para alguns animais vertebrados.

Qual a vantagem evolutiva da fecundação interna presente em répteis aves e mamíferos?

A fertilização interna apresenta algumas vantagens em relação à fertilização externa. Embora a produção de gametas em indivíduos que realizam a fecundação interna seja geralmente menor do que em indivíduos que fazem a fecundação externa, nesse tipo de fecundação, há uma maior sobrevida dos zigotos produzidos.

Qual a vantagem evolutiva da presença de ovos dos répteis?

Os répteis pertencem a uma classe de animais vertebrados em que já foram identificadas mais de 7 mil espécies. A principal vantagem evolutiva que permitiu que eles conquistassem o ambiente terrestre foi o seu tipo de ovo, chamado de ovo amniótico.

Quais são os tipos de evolução?

Variação
  • Mutação.
  • Recombinação.
  • Transferência horizontal de genes.
  • Genética populacional.
  • Selecção natural.
  • Deriva genética.
  • Fluxo génico.
  • Adaptação.

Qual é o habitat dos répteis?

As tartarugas e crocodilos são, na sua maioria, aquáticos, enquanto os lagartos e serpentes são na maior parte terrestres e arborícolas. Existem exceções interessantes: algumas tartarugas não apenas vivem longe da água, mas vivem em regiões desérticas e algumas serpentes marinhas têm uma existência totalmente aquática.

Onde os répteis vivem?

Onde vivem os répteis

Os répteis podem ser encontrados em todo o mundo, exceto em áreas muito frias. O maior número e a maior variedade de répteis encontra-se nos países de clima tropical, como o Brasil. Esses animais podem viver na terra, em árvores, em túneis subterrâneos ou na água.

Artigo anterior
O que dá brilho em sofá de couro?
Artigo seguinte
Porque os aviões comerciais preferem viajar nessa altitude?