São fases do ciclo vital da família?

Perguntado por: Constança Pacheco  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (24 avaliações)

De acordo com Cerveny e Berthoud (1997; 2002) o ciclo vital da família brasileira subdivide-se em quatro fases: fase de aquisição, fase adolescente, fase madura e fase última.

O que é o ciclo vital familiar?

O ciclo vital diz respeito a uma sequência previsível de transformações na organização familiar em função de tarefas bem definidas: a essa sequência dá-se o nome de ciclo vital e essas tarefas caracterizam as suas etapas.

Quais são as seis fases do ciclo de vida familiar descritas por Carter e McGoldrick?

Conforme Carter e McGoldrick (1995), o Ciclo de Vida Familiar pode ser dividido em seis fases: I. jovens solteiros; II. Novo casal; III famílias com filhos pequenos; IV. Famílias com filhos adolescentes; V.

Quais as fases do ciclo familiar Segundo Cerveny?

De acordo com Cerveny e Berthoud (1997; 2002) o ciclo vital da família brasileira subdivide- se em quatro fases: fase de aquisição, fase adolescente, fase madura e fase última.

O que são estressores verticais e horizontais?

Os estressores verticais são os “padrões de relacionamento e funcionamento que são transmitidos para as gerações seguintes de uma família. ... Na dinâmica familiar de Jussara e Humberto, podemos destacar dois eventos como estressores horizontais: o uso de drogas por parte da filha e a morte de um membro da família.

CICLO VITAL FAMILIAR

35 questões relacionadas encontradas

O que são estressores horizontais?

Os estressores horizontais são as passagens de um a outro ciclo de vida, chamados eventos predizíveis que pode sofrer a interferência de eventos impredizíveis como morte prematura, doenças crônicas, acidentes, etc.

O que acontece quando crescemos em família?

A convivência em família, seja entre filhos e pais ou entre parceiros, faz com que as pessoas desenvolvam suas qualidades e aprendam com as experiências. Isso promove o crescimento pessoal, que, normalmente chamamos de amadurecimento. Por isso, é importante que haja um bom convívio em família.

O que significa fase madura?

Esta fase é caracterizada principalmente pelas conquistas, definição de papéis na nova família, e busca da identidade do casal.

Quais são as transformações que ocorrem na família com filho na fase da adolescência?

Também intensas são as reações emocionais nessa fase da vida. Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às vezes acompanhadas de agressividade, são frequentes; mas, em sua maioria, representam a insegurança e a ansiedade diante de tantas situações novas, que geram dúvidas e provocam transformações.

O que é desenvolvimento familiar?

Conceito de Desenvolvimento Familiar

O desenvolvimento familiar diz respeito à sucessão de mudanças que ocorrem na família e nos seus elementos, isto é, às mudanças da família enquanto sistema, do qual fazem parte diferentes indivíduos, também eles em contínua mudança.

Quais as fases da família?

Segundo Solomon (1973), existem 5 fases: 1- Casamento; 2- Nascimento do primeiro filho e início da maternidade; 3- Individuação dos membros da família; 4- Saída de casa por parte dos filhos; e 5- A integração da perda.

O que é um estressor vertical?

Os estressores verticais incluem padrões, mitos, tabus, expectativas, segredos e legados transmitidos de geração a geração.

Qual a ferramenta de abordagem familiar que divide a história da família em estágios permitindo uma visão panorâmica e focal simultaneamente?

O Ciclo de vida familiar divide a história da família em estágios de desenvolvimento, onde se caracterizam papéis e tarefas específicas a cada um desses estágios.

O que significa um ciclo?

Ciclo é uma palavra com origem no termo grego kýklos, que significa uma série de fenômenos cíclicos, ou seja, que se renovam de forma constante. No contexto da astronomia, um ciclo é o tempo em anos em que se repetem os mesmos fenômenos astronômicos.

Quais são os ciclos da vida humana?

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Infância, fase adulta e velhice: fases da vida. Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra.

O que é vida familiar e social?

Considerando-se que a vida social é algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos enquanto indivíduos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo.

Quais as transformações que ocorrem na adolescência?

Crescimento das mamas e alargamento das ancas. Alterações na vagina, no útero e nos ovários. Início da menstruação e da fertilidade. Alteração na forma pélvica, redistribuição da gordura corporal.

Quais mudanças ocorrem na fase da adolescência?

A adolescência consiste no período do desenvolvimento humano de transição entre a infância e a vida adulta. ... É nessa fase que tem início a puberdade com visíveis alterações físicas como o estirão do crescimento, o luto pela perda do corpo infantil e perda da identidade e papeis infantis, pelos pais da infância.

Quais são as mudanças que ocorrem na adolescência?

A adolescência é o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no corpo, em razão das alterações hormonais. Inicia-se por volta dos dez ou onze anos de idade, tendo as meninas o acontecimento da primeira menstruação ou menarca, o aumento dos pelos vaginais e o crescimento dos seios.

O que se passa na cabeça de um adolescente de 12 anos?

Nessa fase da vida testaram os próprios limites, vão explorar o desconhecido, buscaram seus iguais e você como pai ou mãe terá que ajuda-lo(a) na travessia até a vida adulta. ... Nessa fase da vida há mudanças nos circuitos básicos do cérebro que tornam o período da adolescência diferente da fase doce da infância.

Qual é a idade de um adulto jovem?

Esses conceitos comportam desdobramentos, identificando-se adolescentes jovens (de 15 a 19 anos) e adultos jovens (de 20 a 24 anos). A lei brasileira considera adolescente a faixa etária de 12 a 18 anos.

O que muda no corpo aos 18 anos?

As mãos e pés ficam maiores, seguidos dos ossos dos braços e das pernas. O corpo cresce, as roupas e sapatos de repente não servem mais. O ganho de peso também é comum, pois os ossos ficam maiores e mais densos.

Porque é tão importante ter uma família?

A família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, base para a formação qualquer indivíduo. É no convívio familiar que aprendemos, um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a administrar conflitos.

Como a família influencia o indivíduo?

A família é o principal espaço de referência, proteção e socialização dos indivíduos, independente da forma como se apresenta na sociedade. Ela exerce uma grande força na formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, que vêm sendo transmitidos de geração em geração.

Qual a importância da família na adolescência?

Famílias que conseguem defini-lo com respeito e carinho, sem a imposição de suas crenças, tendem a ajudar o adolescente a passar pela fase com mais leveza, entendendo que esses limites são estabelecidos e praticados na base da confiança entre o jovem e a família.

Artigo anterior
Como tirar oxidação de fios de cobre?
Artigo seguinte
O que se pode comer na madrugada pra não engordar?