É possível adoção por avós?

Perguntado por: Gil Ivo Marques  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (75 avaliações)

STJ reafirma a possibilidade de adoção pelos avós em situação excepcional. ... Luis Felipe Salomão, Quarta Turma, por unanimidade, julgado em 10/03/2020, DJe 27/08/2020), o Superior Tribunal de Justiça reafirmou que, em casos excepcionais, é possível deferir a adoção de neto por avós.

Quando os avós podem adotar seus netos?

Art. 42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009).

Porque avó não pode adotar um neto?

“Nos termos do art. 42, §1°, do ECA, ascendentes e irmãos não podem adotar. Desta forma fica clara a conclusão que avós não podem adotar seus netos. ... Situações existem em que os avós efetivamente criam seus netos como pais e o menor está no contexto familiar na posição de filho”, diz.

Como faço para adotar meu neto?

avós adotantes devem exercer com exclusividade as funções de mãe e pai do neto desde o seu nascimento. a parentalidade socioafetiva deve ser atestada por estudo psicossocial. o adotando deve reconhecer os adotantes como seus pais, e seus genitores como irmãos. ausência de conflito familiar a respeito da adoção.

É possível a adoção por ascendentes e irmãos do adotando?

42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil. § 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.” Todavia, como sabemos, o Estatuto possui um princípio-matriz: o melhor interesse da criança ou do adolescente.

É POSSÍVEL A ADOÇÃO DE CRIANÇA/ADOLESCENTE PELOS AVÓS??? - DECISÃO DO STJ

34 questões relacionadas encontradas

Porque irmão não pode adotar irmão?

Igualmente, o irmão não pode adotar o outro irmão. ... A lei garante aos parentes consanguíneos (avós, bisavós) ou os parentes colaterais (irmãos, primos, tios) o direito de requerer judicialmente a TUTELA desta criança. Portanto, o que pode ser deferido a estes parentes é a TUTELA e não a ADOÇÃO.

Quais os parentes do adotando que não podem adotar?

Se um dos cônjuges ou concubinos adota o filho do outro, mantêm-se os vínculos de filiação entre o adotado e o cônjuge ou concubino do adotante e os respectivos parentes. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil. Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

É permitido adoção por procuração?

A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa. É vedada a adoção por procuração.

Pode adotar um sobrinho?

É possível adotar parentes (sobrinho, primo, enteado, etc.)? Sim. Desde que seja demonstrado que a medida efetivamente atende aos interesses da criança / adolescente, não há qualquer óbice à adoção de sobrinhos pelos seus tios, por exemplo.

Porque ascendentes não podem adotar?

Segundo a Turma, ascendentes são proibidos legalmente de adotar os descendentes, conforme art. 42, § 1º, do ECA, a fim de evitar confusão na estrutura familiar e problemas advindos de questões hereditárias. ... 42, § 1º, do ECA, estabelece que não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

O que é um pedido de adoção unilateral?

Assim, a adoção unilateral é um instituto que visa apenas à proteção e o melhor interesse da criança, além de possibilitar o reconhecimento legal de relações parentais socioafetivas, uma vez que ao fim e ao cabo, pai e mãe são aqueles que criam e que de fato fornecem um acolhimento afetivo.

Quais são os efeitos da adoção?

A adoção possui efeitos pessoais e patrimoniais. Os principais efeitos pessoais são a filiação legal e a transferência do pátrio poder. O adotado assume legalmente uma filiação legal e o adotante, a paternidade. ... No contraponto, o adotado se desliga de todos os vínculos com sua família de origem.

O que é uma adoção póstuma?

O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA trata da adoção póstuma quando morre aquele que fez o pedido de adoção. Já o Superior Tribunal de Justiça - STJ alargou a matéria para admitir propositura de ações post mortem com o adotante já falecido, desde que comprovado o vínculo.

O que é adoção Avoenga?

A adoção avoenga nada mais é que a adoção de uma criança por seus avós. ... A proibição do ECA de adoção de netos por avós pode ser mitigada em casos excepcionais, visando o princípio do melhor interesse da criança e do adolescente. Foi o que decidiu a 4ª turma do STJ, ao negar recurso do MP/SC .

Como funciona o processo de adoção em SP?

O primeiro passo é ir pessoalmente à Vara da Infância e da Juventude da sua região. Lá, você será orientado quanto à documentação que deve apresentar para dar entrada ao seu pedido. Agora também é possível fazer um pré-cadastro (disponível no link https://www.cnj.jus.br/sna/), antes de comparecer à Vara da Infância.

O que é a adoção à brasileira?

Efetuar o registro do filho de outra pessoa em seu próprio nome é uma prática conhecida como “adoção à brasileira”, e de fato não caracteriza uma adoção, pois não segue as exigências da lei. ...

Como faço para adotar minha sobrinha?

Contrate um advogado. Na verdade você vai adotar sua sobrinha. Deve ser feita Ação de Adoção, uma vez que que não há oposição o mesmo advogado pode tratar dos procedimentos. É preciso ser judicial por envolver uma menor e o Ministério público tem que se manifestar.

Pode adotar a filha da minha irmã?

Boa Noite Alex, sim você pode adotar, mas se for o caso, seria melhor requerer a guarda definitiva da criança, ainda mais com a anuência da mãe, se houver.

Como conseguir tutela de sobrinho?

Para solicitar a guarda judicial de sobrinho é necessário que um advogado seja contratado. O primeiro passo está na avaliação do caso e verificação jurídica sobre a viabilidade do processo.

Por que é vedada a adoção por procuração?

A adoção constitui medida excepcional e irrevogável, além de tratar-se de ato personalíssimo, o que afasta, portanto, a possibilidade de sua efetivação através de instrumento procuratório, consoante disposição do art. 1.619 do Código Civil c/c o § 2º do art. 39 do Estatuto da Criança e do Adolescente ; 2.

Quais as formas de adoção permitidas no Brasil?

Conheça os principais tipos de adoção:
  1. Unilateral. Ocorre quando o filho de outra relação do cônjuge ou companheiro é adotado, quando não consta o nome de um dos genitores na certidão, ou este tenha perdido o poder familiar. ...
  2. Legal. ...
  3. Homoparental. ...
  4. Por testamento e adoção póstuma. ...
  5. Bilateral/conjunta. ...
  6. De maiores. ...
  7. Internacional.

Quais são os requisitos para a adoção?

Quais são os pré-requisitos para adotar uma criança? Ter mais de 18 anos de idade é o pré-requisito fundamental e obrigatório para adotar uma criança no Brasil. Além disso, o adotante deve ser ao menos 16 anos mais velho do que a criança ou o adolescente. O menor a ser adotado pode ter, no máximo, 18 anos de idade.

Quais parentes podem adotar?

A lei proíbe a adoção por parentes ascendentes (avós e bisavós), descendentes (filhos, netos e irmãos). Mas tios e primos podem adotar.

Quais as exceções previstas no ECA para a possibilidade de adoção sem o prévio cadastramento de postulantes à adoção?

Tal possibilidade, de adoção sem ingressar no cadastro, persiste legalmente em três situações: i) nos casos em que se pretende uma adoção unilateral; ii) a adoção por parentes da criança ou adolescente com elevado vínculo de afinidade ou afetividade; ou ainda, iii) nos casos em que o pedido provém de quem detém a ...

Pode adotar apenas um irmão?

Hoje há essa regra. A Lei 12.010/2009 introduziu esse texto expresso no §4º do artigo 28: ... Não devem ser separados os irmãos na adoção, e hoje isso é mais do que um princípio a seguir, é uma obrigação expressa na lei.

Artigo anterior
Qual palavra substitui inegável?
Artigo seguinte
Quem é o filho de Gonzaguinha?