Quais são os critérios princípios básicos para aplicação da Justiça Restaurativa no Brasil?

Perguntado por: Alexandra Iris Monteiro  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

Assim, a partir da Resolução 2002/12 da ONU que trata dos princípios básicos para utilização de programas restaurativos em matéria criminal, sugere-se os seguintes princípios: voluntarismo, complementariedade, confidencialidade, consensualidade, economia de custos, mediação e disciplina.

Quais são os princípios da Justiça Restaurativa?

Art. 2º São princípios que orientam a Justiça Restaurativa: a corresponsabilidade, a reparação dos danos, o atendimento às necessidades de todos os envolvidos, a informalidade, a voluntariedade, a imparcialidade, a participação, o empoderamento, a consensualidade, a confidencialidade, a celeridade e a urbanidade.

Como é aplicada a Justiça Restaurativa no Brasil?

A Justiça Restaurativa baseia-se num procedimento de consenso, em que a vítima e o infrator, e, quando apropriado, outras pessoas ou membros da comunidade afetados pelo crime, como sujeitos centrais, participam coletiva e ativamente na construção de soluções dos traumas e perdas causados pelo crime.

Quais são as aplicações de uma prática restaurativa?

A Justiça Restaurativa se refere a um procedimento de consenso onde as pessoas estão envolvidas de uma forma mais próxima, a vítima, o infrator, a comunidade que se fazem atores principais com participação ativa e efetiva na idéia de se estruturar soluções para que sejam curados os traumas e as feridas que foram ...

Como se aplica a Justiça Restaurativa?

Justiça restaurativa: É aplicada em infrações de menor e maior potencial ofensivo. Consiste em reuniões mediadas por um facilitador entre vítima, ofensor e comunidade. É da vítima o papel de decidir onde, quando e qual a duração de cada reunião.

AULA 1 - PRINCÍPIOS BÁSICOS DA JUSTIÇA RESTAURATIVA E CASO CONCRETO.

25 questões relacionadas encontradas

Onde se aplica a Justiça Restaurativa e qual seu objetivo?

Segundo a definição adotada pelo TJDFT, a Justiça Restaurativa é um método que busca, quando possível e apropriado, realizar o encontro entre vítima e ofensor, assim como eventuais terceiros envolvidos no crime ou no resultado dele, com o objetivo de fazer com que a vítima possa superar o trauma que sofreu e ...

Quem realiza a Justiça Restaurativa?

Quem realiza a Justiça Restaurativa? Não é o juiz que realiza a prática, e sim o mediador que faz o encontro entre vítima e ofensor e eventualmente as pessoas que as apoiam.

O que são as práticas restaurativas?

26), as práticas restaurativas são aquelas ações em que há utilização de “diferentes metodologias de estruturação e promoção de encon- tros entre as partes envolvidas” e são amplamente utilizadas de forma a promover o diálogo, superar os conflitos e resolver os problemas de forma consensual e colabora- tiva.

O que são práticas restaurativas na escola?

As Práticas Restaurativas constituem-se em procedimentos e atividades proativas que podem colaborar para a prevenção e na resolução positiva de conflitos em geral, contribuindo para evitar a violência e garantir o desenvolvimento de boas relações no espaço escolar.

Qual a ferramenta mais utilizada na Justiça Restaurativa?

Mediação Penal como ferramenta na Justiça Restaurativa

Mais amplamente, qualquer ação que objetive fazer justiça por meio da reparação do dano causado pelo crime pode ser considerada 'prática restaurativa'. (SICA, 2007, p.

Para que casos é indicada a Justiça Restaurativa justifique?

Ocorrido o fato criminoso, a Justiça Restaurativa propõe que as pessoas que estiveram nele envolvidas, os “donos do conflito”, bem como a comunidade que os cerca, a qual, de certa forma, também é atingida pelo evento danoso discutam juntos o problema e firmem um acordo, com vistas à restauração.

Quais os benefícios da Justiça Restaurativa?

Assim, destacam-se diversas vantagens na proposta restaurativa, como a inibição de encarceramentos desmedidos, a celeridade, a eficaz reparação dos danos causados, a validação de sentimentos, a realização de justiça e a participação democrática dos envolvidos.

Como ocorre a prática restaurativa dos processos circulares?

Os círculos restaurativos são encontros circulares que envolvem o Autor do conflito (o que disse ou fez algo que será trabalhado no Círculo), o Receptor e a Comunidade, que se unem como iguais para reparar os danos, restaurar a dignidade, segurança e a justiça entre os envolvidos no círculo.

Quais são os valores da Justiça Restaurativa?

Os três elementos centrais da justiça restaurativa são a reparação-satisfação da vítima, a conscientização e, por conseguinte, a responsabilização do ofensor e sua reconciliação com a comunidade.

Qual o principal enfoque da Justiça Restaurativa?

Qual o principal enfoque da Justiça Restaurativa? A Justiça Restaurativa visa a alternativas capazes de promover a reparação dos danos ou cura dos males ocasionados pela situação danosa.

O que é Justiça Restaurativa no direito penal?

Enquanto a justiça tradicional é baseada na punição dos crimes por meio da aplicação da pena, a justiça restaurativa visa reparar os danos e trazer ao ofensor a responsabilização pelos seus atos.

Quais são os principais elementos que permitem distinguir a prática de mediação da conferência restaurativa?

Conferências de Justiça Restaurativa

Seu principal traço distintivo reside na composição do encontro, cuja participação é ampliada a membros das famílias, amigos e outras pessoas de referência das partes do conflito (ofensor e vítima), designados como suas “comunidades de apoio”.

Como a mediação pode colaborar com a solução de conflitos no ambiente escolar?

Alunos que participam da mediação escolar melhoram sua consciência individual e social, desenvolvem uma comunicação diferente, possuem capacidade de analisar e resolver por eles próprios conflitos e compreender melhor as adversidades e desafios da vida e melhoram a escuta e a empatia – importantes habilidades humanas.

Como fazer um círculo restaurativo?

Este procedimento restaurativo envolve três etapas: ✓ o pré- círculo (preparação para o encontro com os participantes); ✓ o círculo (realização do encontro propriamente dito) e o ✓ pós-círculo (acompanhamento). Esta fase é muito importante e poderá definir o sucesso ou não do círculo a ser realizado.

O que defende o abolicionismo penal?

A proposta abolicionista defende a extinção do modelo penal de resolução de conflitos e a sua substituição por métodos conciliatórios, preventivos e, havendo necessidade da intervenção estatal, que esta seja feita a partir de outros ramos do Direito, que não o Direito Penal.

O que é mediação restaurativa?

Um processo restaurativo significa qualquer processo no qual a vítima, o ofensor e/ou qualquer indivíduo ou comunidade afetada por um crime participem junto e ativamente da resolução das questões advindas do crime, sendo frequentemente auxiliados por um terceiro investido de credibilidade e imparcialidade (United ...

Qual o objetivo da mediação de conflitos?

O objetivo da mediação é prestar assistência na obtenção de acordos, que poderá construir um modelo de conduta para futuras relações, num ambiente colaborativo em que as partes possam dialogar produtivamente sobre seus interesses e necessidades.

O que são processos circulares?

O Processo Circular é uma prática restaurativa desenvolvida pela professora Kay Pranis e tem como essência os propósitos, princípios e valores da Cultura da Paz e da Justiça Restaurativa.

O que é um círculo restaurativo?

É um encontro circular, uma roda dialogal, que permite a participação de qualquer pessoa que esteja envolvida no conflito, direta ou indiretamente, objetivando a resolução de problemas, reparação de danos, restauração de segurança e dignidade.

O que são círculos de construção de paz?

O círculo de construção de paz é uma proposta educativa que se torna um instrumento eficiente para a prevenção da violência, o aprendizado da convivência e promoção da Cultura da Paz. A paz, não é dada, é construída e de modo coparticipativo, cotidianamente nas relações uns com os outros.

Artigo anterior
Como ativar o chip no relógio smartwatch?
Artigo seguinte
Quem é a esposa do dono da Cimed?