São características da poesia na segunda geração modernista?

Perguntado por: Vanessa Lima de Assunção  |  Última atualização: 14. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (21 avaliações)

b) As principais características da poesia na segunda geração modernista foram o experimentalismo, a poesia social e o neobarroquismo, com forte influência no cultismo e no gongorismo.

Quais são as características da poesia modernista?

As obras modernistas apresentam caráter nacionalista e crítica sociopolítica. Os textos literários também experimentam estruturas não tradicionais, fragmentadas, além de valorizarem as linguagens regional e coloquial. Na poesia, predominam a liberdade formal e os versos livres.

O que foi a segunda geração do modernismo?

A segunda fase do modernismo brasileiro durou de 1930 a 1945. Sua poesia é marcada pelo conflito existencial e pela reflexão sobre os problemas contemporâneos. Sua prosa possui caráter regionalista. Fatos como a ditadura de Vargas e a Segunda Guerra Mundial influenciaram a escrita dos seus autores.

Qual é a temática explorada pela poesia da segunda geração modernista Brainly?

Crítica social e política.

Qual é o objetivo da segunda geração modernista na poesia de 30 Brailyn?

A segunda geração modernista na poesia de 30, representada por escritores como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, tinha como objetivo principal aprofundar a exploração das características e complexidades da alma brasileira (Opção B).

5 Minutos sobre: Segunda Geração Modernista na Poesia

43 questões relacionadas encontradas

Quais os principais poetas da segunda geração?

A poesia na Segunda Geração do Modernismo apresentou à Literatura nomes como Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Murilo Mendes e Cecília Meireles.

Qual é a principal característica da segunda geração do Romantismo no Brasil?

Com todo o afastamento político e social, os poetas da Segunda Geração do Romantismo foram mal vistos na sociedade. Por isso, receberam a nomeação pouco honrosa de geração do “mal do século”. Os que percebiam a semelhança com os textos de Byron também consideram que foi uma “Geração Byroniana” no Brasil.

Quais são os poemas da segunda geração do Romantismo?

  • Álvares de Azevedo: Lira dos vinte anos; Noite na Taverna e Macário.
  • Fagundes Varela: Noturnas; Cantos e Fantasias e Anchieta ou O Evangelho nas Selvas.
  • Casimiro de Abreu: As Primaveras e A cabana.
  • Junqueira Freire: Inspirações do Claustro e Contradições poéticas.
  • Fique sabendo!

Quais foram as fases do modernismo e suas características?

O modernismo no Brasil teve início em 1922, com a Semana de Arte Moderna. A primeira fase literária (1922-1930) é marcada por inovação e antiacademicismo. A segunda fase literária (1930-1945) equilibra a inovação com a tradição. A terceira fase literária (1945-1978) engloba a poesia concreta e a metaficção.

Quais são as três fases do modernismo?

Pode-se dividir o Modernismo brasileiro em três fases:
  • Primeiro Modernismo (1922-1930);
  • Segundo Modernismo (1930-1945) e.
  • Terceiro Modernismo (1945-1960).

Qual a temática explorada pela poesia da segunda geração modernista?

A principal temática da poesia da 2ª geração do Modernismo foram os problemas sociais e históricos. A poesia desse momento histórico não hesitou em lidar com temas dolorosos como desemprego, fome e miséria. Além disso, também falavam muito de inquietações religiosas e espirituais.

O que distingue a poesia dessa geração das propostas modernistas?

A principal característica da poesia modernista da primeira fase foi a transgressão ao cânone. Poetas como Manuel Bandeira, Mário e Oswald de Andrade propunham uma nova temática, subvertendo forma e conteúdo para que fosse criada uma poesia genuinamente brasileira, livre da influência literária europeia.

Porque a 2 geração modernista foi marcada pelo amadurecimento?

A poesia da segunda fase do modernismo é a representação de um amadurecimento e um aprofundamento das conquistas da geração de 1922, pois nota-se a influência exercida por Mário e Oswald de Andrade sobre os jovens que iniciaram sua produção poética depois de ser realizada a Semana de Arte Moderna.

Quais são as principais características da geração de 1930?

A Geração de 1930 representava o aprofundamento e o amadurecimento das conquistas da primeira geração de 1922. Assim, permaneciam o uso dos versos livres (sem grandes preocupações com a métrica) e o emprego de vocabulário do dia a dia. Outra importante características foi a presença de abrangência temática.

Qual a diferença entre a primeira ea segunda fase do Modernismo?

A diferença entre a primeira e a segunda fase do movimento modernista brasileiro reside no fato de que a primeira fase foi marcada pela busca de uma identidade nacional, enquanto a segunda fase foi caracterizada pela temática nacionalista, regionalista e de caráter social (Alternativa B).

O que marcou o Modernismo?

Movimento que teve início com a Semana da Arte Moderna

O movimento artístico, cultural e literário tem seu marco oficial com a Semana de Arte Moderna de 1922. O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento.

Qual foi a obra mais importante do Modernismo no Brasil?

Veja algumas das obras mais conhecidas do modernismo do Brasil:
  • Abaporu - Tarsila do Amaral.
  • O Homem Amarelo - Anita Malfatti.
  • Pierrete - Di Cavalcanti.
  • O Artesão - Vicente do Rego Monteiro.
  • Paisagem da Espanha - John Graz.
  • Operários - Tarsila do Amaral.
  • A Estudante - Anita Malfatti.
  • Amigos (Boêmios) - Di Cavalcanti.

Como acabou a 2 fase do modernismo?

O segundo período do Modernismo brasileiro se estendeu de 1930 a 1945. Internacionalmente, o país vivia uma depressão econômica, causada pelas duas guerras mundiais (1919-1939) e pelo avanço do nazi-fascismo. Já no plano nacional houve a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.

Artigo anterior
Como se pega a bactéria Acineto?
Artigo seguinte
Quando ocorreu a independência do Timor-Leste?