Quem trabalha o dia todo em pé?

Perguntado por: Francisca Nicole de Pereira  |  Última atualização: 17. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)

O que acontece se eu ficar muito tempo em ? Permanecer horas em pode causar problemas como artrose e nervo ciático, formar uma hérnia de disco, alterações na postura e principalmente complicações circulatórias nos membros inferiores, além de lombalgia.

Qual o tempo máximo que um trabalhador pode trabalhar em pé?

E a resposta não é tão simples. A primeira coisa que devemos saber é que, independentemente da profissão, são devidos aos funcionários intervalo de 15 minutos, caso a jornada de trabalho seja superior a 4 horas e não superior a 6 horas; e de, no mínimo, 1 hora, se a jornada de trabalho for superior a 6 horas.

Quais os direitos de quem trabalha em pé o dia todo?

A CLT no artigo 71 prevê que em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

O que fazer quando se trabalha em pé o dia todo?

5 recomendações para quem costuma trabalhar em pé o dia todo
  1. Use sapatos anatômicos. ...
  2. Evite calçados com solados duros. ...
  3. Faça um escalda-pés. ...
  4. Faça massagens nos pés. ...
  5. Coloque os pés para cima.

Quais as consequências de trabalhar muito tempo em pé?

Trabalhar por longos períodos em pé deixa o corpo mais cansado, além de aumentar o risco de diversos problemas. Isso porque, nessa situação, há o esforço dos ossos, articulações, tendões, músculos e ligamentos.

Cuidados com a circulação para quem trabalha muitas horas em pé

24 questões relacionadas encontradas

É permitido trabalhar 8 horas em pé?

A resposta para esta pergunta é NÃO.

Quais são as doenças que podem impossibilitar o trabalho em pé?

Veja as doenças laborais mais frequentes devido à postura incorreta!
  1. Dor nas costas. Segundo o ranking do INSS, a dor nas costas é a maior causa de afastamento do trabalho. ...
  2. Problemas de coluna. ...
  3. LER/DORT. ...
  4. Tenossinovite.

Quem trabalha em pé tem direito a insalubridade?

927 do Código Civil de 2002: "Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo." Sendo assim, todo funcionário que exerce suas atividades em pé, tem que ter um local para sentar-se, sob pena de indenização.

O que a lei diz sobre trabalhar em pé?

17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

O que acontece se ficar 8 horas em pé?

Permanecer horas em pé pode causar problemas como artrose e nervo ciático, formar uma hérnia de disco, alterações na postura e principalmente complicações circulatórias nos membros inferiores, além de lombalgia.

Quem trabalha 12 horas em pé pode sentar?

Para ser bem claro, a CLT determina que as empresas devem fornecer assentos aos empregados que trabalham em pé, para que sejam utilizados nas pausas que o serviço permitir. Além disso, a Norma Regulamentadora nº 17 também faz a mesma recomendação, acrescentando que o assento deverá ter encosto.

O que diz a NR 17 sobre trabalhar em pé?

17.6.7 Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados em pé, devem ser colocados assentos com encosto para descanso em locais em que possam ser utilizados pelos trabalhadores durante as pausas. 17.6.7.1 Os assentos previstos no item 17.6.7 estão dispensados do atendimento ao item 17.6.6.

Pode trabalhar 12 horas em pé?

Pode trabalhar 12 horas em pé? A resposta para esta pergunta é NÃO.

Quando o funcionário tem direito a 15 minutos de lanche?

Se a jornada de trabalho não exceder de 6 horas, mas ultrapassar 4 horas, será obrigatório um intervalo de 15 minutos. Nota: Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.

Quantas pausas o trabalhador tem direito?

A legislação trabalhista estabelece que o colaborador tem o direito de um intervalo intrajornada para descanso e alimentação. Nesse caso, o tempo mínimo desse intervalo depende da duração da jornada de trabalho. Assim, para uma jornada de 8 horas, o intervalo mínimo é de 1 hora, de acordo com o Art. 71 da CLT.

Como fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho?

O interessado terá que acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas, se identificar e inserir o maior número de informações possível para que a fiscalização do trabalho identifique corretamente o problema. Observação: Para realizar uma denúncia trabalhista não é necessário ir a uma agência do trabalho.

Pode proibir o funcionário de sentar?

O que a lei diz sobre o assunto? NR 17 e o trabalho em pé Para ser bem claro, a CLT determina que as empresas devem fornecer assentos aos empregados que trabalham em pé, para que sejam utilizados nas pausas que o serviço permitir.

Quem trabalha 8 horas tem direito a 15 minutos de café?

Se a jornada de trabalho não exceder de 6 horas, mas ultrapassar 4 horas, será obrigatório um intervalo de 15 minutos.

Pode sentar no horário de trabalho?

Todo trabalhador tem direito de sentar-se nas pausas que o serviço permitir.

Quem trabalha em pé tem direito a 15 minutos de descanso?

Quais direitos de quem trabalha em pé? 1º – Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.

O que é desvio de função em uma empresa?

O que é desvio de função CLT? O desvio de função CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é a situação em que um empregado é designado para realizar tarefas que não fazem parte das suas atribuições originais, conforme estabelecido no contrato de trabalho ou na descrição de cargo.

Quais as possíveis sequelas de carregar excesso de peso e trabalhar por longos períodos em pé?

Sendo elas: - Fadiga dos músculos da panturrilha; - Problemas circulatórios (dos membros inferiores) - Agravamento das lesões pré-existentes nos tecidos moles; - Dores nas pernas, edema e formigamento; - Déficit no retorno sanguíneo ao coração; - Maior solicitação da região lombar.

Quantas horas tenho que ficar em pé por dia?

Em junho, a revista científica British Journal of Sports Medicine publicou um estudo apontando o tempo ideal para ficar de pé em prol da saúde: apenas duas horas por dia. Para quem tem carga horária de trabalho de nove horas, isso representa apenas 13 minutos por hora.

Quem tem problema de coluna pode trabalhar em pé?

A coluna é fortemente prejudicada em pessoas que precisam trabalhar em pé por várias horas. Isso acontece porque ela possibilita mantermos o tronco ereto e também absorve os impactos, juntamente aos membros inferiores.

Como comprovar que a doença está relacionada ao trabalho?

Como provar adoecimento pelo trabalho
  1. Exame clínico (físico e mental)
  2. Exames complementares.
  3. História clínica e ocupacional.
  4. Estudo do local de trabalho.
  5. Estudo da organização do trabalho.
  6. Dados epidemiológicos.

Artigo anterior
Como eu faço para abrir o colo do útero?
Artigo seguinte
Qual a quantidade ideal para tomar vitamina D por dia?