Quando a dispensa do empregado pode ser considerada discriminatória?

Perguntado por: Ângela Coelho de Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

A súmula 443 diz: Presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego.

Quando a dispensa é considerada discriminatória?

A dispensa discriminatória se dá quando há o rompimento da relação de trabalho por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, idade ou qualquer outro motivo que fere o tratamento isonômico entre os empregados.

Como comprovar dispensa discriminatória?

Em se tratando de portador de doença grave, a discriminação já se presume, cabendo à empresa o ônus de afastá-la. Nos demais casos, caberá ao trabalhador comprovar em juízo, por meio de testemunhas, áudios, documentos, ou quaisquer meios de prova, que a dispensa fundou-se em motivo discriminatório.

O que é dispensa abusiva?

A dispensa do empregado pode ser considerada abusiva quando se der por abuso de direito, ou seja, quando a despedida violar a boa-fé objetiva.

E dispensa discriminatória quando a empresa dispensa um empregado porque ele não quis apresentar o certificado de vacinação?

"Considera-se prática discriminatória a obrigatoriedade de certificado de vacinação em processos seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação", diz o parágrafo 2º do artigo 1º da portaria.

Dispensa Discriminatória - Direito do Trabalho

43 questões relacionadas encontradas

O que diz a Súmula 443 do TST?

Presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego.

Qual o valor da indenização por dispensa discriminatória?

Justiça do Trabalho reconhece dispensa discriminatória de trabalhadora diagnosticada com depressão grave, que receberá indenização de R$ 20 mil — TRT-MG.

Qual seu entendimento sobre demissão sem justa causa abusiva?

Então, ocorrendo a despedida abusiva, além da indenização compensatória prevista pela despedida sem justa causa, o empregador poderá ser condenado a arcar com outra indenização a ser arbitrada em função do abuso de direito cometido.

Como processar uma empresa por discriminação?

Vítima de discriminação deve recorrer à Justiça trabalhista; testemunhas e provas são essenciais. O trabalhador que sofre algum tipo de preconceito no trabalho pode ter direito à indenização por dano ou assédio moral. Para isso, é necessário recorrer à Justiça trabalhista.

Como denunciar uma situação de discriminação no trabalho?

Casos de discriminação no trabalho podem ser denunciados à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, ao Ministério Público do Trabalho (MPT) ou, por meio de reclamação trabalhista perante a Justiça do Trabalho.

De quem é o ônus da prova de pagamento de salário?

Da mesma forma, o encargo da prova do pagamento de salários é do empregador, conforme dispõe o art. 464, da CLT. A lei fala em “contra recibo, assinado pelo empregado”, mas com o desenvolvimento da tecnologia, a empresa poderá apresentar o comprovante de transferência ou depósito bancário.

Quais as consequências de uma dispensa ilegítima?

a) ser reintegrado ao trabalhado recebendo integralmente por todo o período de afastamento, pagando as remunerações devidas, corrigidas e acrescidas de juros; b) uma indenização substitutiva correspondente ao dobro a remuneração do período do afastamento, acrescida de correção e juros legais.

Quando a equiparação salarial é possível?

“A equiparação salarial só será possível entre empregados contemporâneos no cargo ou na função, ficando vedada a indicação de paradigmas remotos, ainda que o paradigma contemporâneo tenha obtido a vantagem em ação judicial própria”.

Quando o funcionário está com cirurgia marcada pode ser mandado embora?

Isso é Lei Federal: a pessoa que está doente, independente de acidente de trabalho ou doença comum, teria que passar pelo exame demissional, então a empresa precisa esperar que a pessoa faça sua cirurgia e depois da alta ela demite.

Como lidar com a discriminação em um ambiente de trabalho?

Como lidar com o problema
  1. Não exponha a identidade dos envolvidos. Esse é um assunto delicado e precisa ser tratado com cautela. ...
  2. Escute todo tipo de denúncia. ...
  3. Analise a situação. ...
  4. Confira a lei. ...
  5. Aplique uma punição ao agressor. ...
  6. Tenha bons exemplos. ...
  7. Contrate as pessoas certas. ...
  8. Faça campanhas de diversidade.

Como devem agir os candidatos que sofrem discriminação?

Se preferir ligue ao 156, deixe sua denúncia e aguarde contato para procedimentos. Define e tipifica os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. parágrafo 3º: Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem: (Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997).

O que é discriminação no ambiente de trabalho?

Discriminação no trabalho significa receber um tratamento inferior mediante sua condição física, sexual, raça, gênero, religião, etc.

Quando a demissão e por justa causa?

Esse tipo de demissão por justa causa ocorre quando o colaborador causa algum dano à empresa com o intuito de obter vantagens pessoais ou para outra pessoa. Essa falta se relaciona com toda e qualquer violação de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade.

O que caracteriza rescisão indireta?

A rescisão indireta é uma das formas de término de contrato de trabalho. Nela, é o colaborador quem dispensa o empregado, como se fosse uma aplicação de justa causa em sentido reverso. Esse tipo de rescisão tem previsão em lei e ocorre por motivos nela pontuados.

O que é despedida arbitrária ou sem justa causa?

A dispensa arbitrária é também denominada imotivada ou sem justa causa. Trata-se, portanto, de prerrogativa do empregador, desde que pague a indenização decorrente de seu ato. Não há Lei Complementar que regule o supracitado art.

Qual o valor da indenização por ser demitido doente?

Se o seu nível de incapacidade foi de 50%, só terá direito a metade do salário, agora se ficou totalmente incapacitado, terá direito ao salário completo.

O que é acúmulo de função?

Acúmulo de função ocorre quando um trabalhador exerce, além da sua função, atividades de um cargo diferente. Já o desvio de função ocorre quando o empregado é obrigado a exercer função distinta daquela para a qual foi contratado, afeta a outro cargo.

O que significa atos discriminatórios?

Significado de discriminatório

Discriminativo; em que há ou estabelece algum tipo de discriminação; em que há segregação ou tratamento injusto e desigual: texto discriminatório contra os indígenas. Etimologia (origem da palavra discriminatório).

Que tipo de doença ou patologia está relacionada com a despedida discriminatória?

A súmula 443 diz: Presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego.

O que é Súmula 444 do TST?

É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a remuneração em dobro dos feriados trabalhados.

Artigo anterior
O que é melhor pinus tratado ou eucalipto?
Artigo seguinte
Como descobrir o que está usando minha câmera?