O que é de mais a mais?

Perguntado por: Alícia Daniela de Henriques  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)

É uma expressão que expressa a ideia de acrescentar ou de acumular, de fazer mais que o que foi feito anteriormente. Para ficar monstrão é necessário, de mais a mais, comer frango e batata-doce.

O que quer dizer de mais a mais?

Além do que já foi dito: 1 além disso, além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo, para mais, ainda mais, ainda por cima, aliás, ademais, demais, mais, também, e depois, depois, ainda. Exemplo: De mais a mais, já nada havia a fazer.

É a mais ou a mais?

A mais: acrescenta informação

A expressão a mais é usada também para acrescentar uma informação a algo que já tinha sito dito anteriormente, sendo sinônimo de além disso, além do mais, aliás, ademais. A mais, não via nenhum motivo para explicar minhas escolhas. A mais, já não há mais nada para ser falado.

Qual é o advérbio de mais?

A forma mais comum de usar “mais” é como advérbio de intensidade, mas existem outras opções. Esta palavra pode receber classificações variadas a depender do contexto da oração. E assumir a forma de um substantivo, pronome indefinido, advérbio de intensidade, preposição ou conjunção.

O que é demais ou de mais?

A palavra demais é um advérbio de intensidade, já de mais é uma locução adjetiva.

“Demais” e “de mais”? - Prof. Noslen

15 questões relacionadas encontradas

É linda demais ou de mais?

De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso.

Estou cansado de mais ou demais?

A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais. O aluno gostou demais da leitura do livro.

Quando mais é advérbio?

Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo. Tem sentido oposto a menos. Exemplos com mais: Ela é a mais bonita da escola.

Qual o advérbio de muito?

→ Advérbio de intensidade

Caracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.

Qual é o advérbio de tanto?

Significado de Tanto

advérbio Muito; usado para Intensificar o sentido de algo: parece mentira que quem chorou tanto fosse tão corajoso! adjetivo Grande, numeroso; demonstra valor intensivo: um amigo e tanto. substantivo masculino Quantidade indeterminada: passou-se um ano e tanto.

Estão a mais ou há mais?

As duas formas – a mais e há mais – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. A mais é uma locução que significa de forma adicional; adicionalmente; adicional, algo adicional.

Como se escreve a mais de?

A expressão a mais de pode ser utilizada para se referir ao tempo futuro, velocidade e distância ultrapassada de um número fixado. A expressão há mais de é equivalente a dizer existem mais de. Também é utilizada para se referir a algo que aconteceu no passado.

Quando usamos a?

Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.

Qual a diferença de mais e mais?

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é advérbio de intensidade?

Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.

O que é um advérbio de tempo?

→ Advérbio de tempo

Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.

Quando é um advérbio de tempo?

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Como saber se é um advérbio?

O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)

Quando a palavra mais é preposição?

A palavra “mais” possui como antônimo o “menos”. Nesse caso, ela indica a soma ou o aumento da quantidade de algo. Embora seja mais utilizada como advérbio de intensidade, dependendo da função que exerce na frase, o “mais” pode ser substantivo, preposição, pronome indefinido ou conjunção.

Quando usamos o MAS?

É usado principalmente como conjunção que introduz uma contrariedade, uma adversidade. Dica: Na dúvida, teste com outras conjunções equivalentes, como porém, contudo, todavia, entretanto. Se o sentido for o mesmo, pode ficar tranquilo e escrever MAS.

Quando usar a reticências?

Reticências são um sinal de pontuação que indica a interrupção de um pensamento e tem grande poder de sugestão. Elas também são usadas, por exemplo, na interrupção da fala de um personagem. Além disso, podem indicar hesitação, sugerir o prolongamento de uma ideia ou apontar a supressão de palavra(s).

Para que se usa aspas?

Quando (e como) usar aspas em um texto?
  1. 1 Para abrir e fechar citações. ...
  2. 2 Quando exprimir ironia ou destacar uma palavra ou expressão usada fora do contexto habitual. ...
  3. 3 Quando há palavras ou expressões populares, gírias, neologismos ou arcaísmos. ...
  4. 4 Para marcar estrangeirismo (quando não há opção de itálico).

Quando se usa os dois pontos?

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Como escreve a mais de 20 anos?

Há anos: indica tempo passado
  1. Isso aconteceu há anos.
  2. Há anos que não vejo meus primos.
  3. Ele foi embora das nossas vidas há dois anos.
  4. Há dez anos que eu espero por esse dia!
  5. Eu estou nesse emprego há mais de um ano.
  6. Eu já o conheço há mais de vinte anos.
  7. Eu já te pedi esse trabalho há anos!

Artigo anterior
Como deve ser paga a insalubridade?
Artigo seguinte
O que é um resumo frasal?