O que é uma prova circunstancial?

Perguntado por: Eduardo David Pinheiro de Guerreiro  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)

Prova indiciária (circunstancial, na terminologia anglo-saxónica) é, por contraste com a prova direta, um tipo de prova no qual uma inferência é necessária para alcançar algum conhecimento sobre o facto a prova.

O que é evidência circunstancial?

Evidência indireta ou circunstancial, que se apresenta quando não há suporte direto para um fato e sua existência deve ser provada mediante outros fatos, como por exemplo, se o sistema de controle interno é considerado bom, então a informação corrente emanada desse sistema também é boa.

O que é uma prova indiciária?

Estabelece o Código de Processo Penal, em seu artigo 239, que se considera indício “a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias.”

O que é uma prova indireta?

Provas diretas ou indiretas:

A prova direta incide sobre o próprio fato probando. A prova indireta, se parte de um fato ou circunstância conhecida ou provada, e por dedução se chega aquilo que se pretende provar.

Qual a diferença entre indícios e provas?

Indício é a circunstância indicativa de que um fato existe, existiu ou existirá. Convicção é convencimento, certeza. Nessas condições, prova é o indício ou o conjunto de indícios capazes de autorizar a convicção de que um fato existe, existiu ou existirá.

AULA 07 - PROVAS NO PROCESSO Penal - 7 Prova Emprestada

31 questões relacionadas encontradas

O que são os indícios?

São as circunstâncias conhecidas e provadas, que, tendo relação com o fato, autorizam, por indução, concluir a existência de outra ou de outras circunstâncias (artigo 239 do CPP).

Qual a diferença entre vestígio evidência indícios e provas?

O vestígio é o todo, uma vez analisado e interpretado passa ser uma evidência. Sendo um fato conhecido e provado será um indício (art. 239 do CPP).

Qual a diferença da prova direta e indireta?

As provas diretas referem-se imediatamente ao objeto a ser provado (fato probando). Já a prova indireta demonstra a existência de outro fato, que se liga ao fato a ser provado por uma construção lógica. Assim, é possível afirmar que a prova indiciária é sempre indireta.

Por que a presunção é uma prova indireta?

Usada na operação denominada prova indireta, a presunção é a consequência ou ilação que se tira de um fato conhecido (provado) para deduzir a existência de outro, não conhecido, mas que se quer provar.

O que é uma prova plena?

Aquela que, por sua natureza, credibilidade ou pela fé que merece, basta para liquidar a questão.

Qual é a diferença entre prova plena e prova indiciária quanto à possibilidade de serem empregadas na fundamentação das decisões?

(ii) Quanto ao efeito ou valor (grau de certeza gerado pela apreciação da prova): a prova plena é aquela necessária para condenação e que imprime no julgador certeza quanto ao fato. Já a prova não plena ou indiciária é a limitada quanto à profundidade, permitindo, por exemplo, a decretação de medidas cautelares.

Qual é o valor probatório da prova por indícios?

É possível concluir que o indício, verdadeiramente, é prova indireta, pois exige raciocínio e interpretação para ligar a circunstância observada ao fato probante; que tendo o legislador abandonado o sistema da certeza legal, pode ele dar base a uma condenação caso seja verossímil a ponto de convencer o julgador da ...

Quais são os tipos de indícios?

Exemplos de indícios, relativamente ao crime de homicídio, são: as impressões digitais, a arma deixada no local do crime, o projétil, manchas de sangue, os registros eletrônicos de saída e de entrada do local do delito que, conjuntamente, podem ser conclusivos para atribuir a autoria do crime a alguém, possibilitando ...

O que é circunstancial em português?

Relativo a circunstância ou condição. 2. Que depende ou resulta de uma ou mais circunstâncias.

O que são evidências de uma auditoria?

A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes. ... A quantidade necessária da evidência é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade da evidência de auditoria.

Quais são as características das evidências em um processo de auditoria?

Evidência de auditoria é o conjunto de fatos comprovados, suficientes, competentes e pertinentes, e por definição, mais consistentes que os achados, em função de determinadas características: ... Objetividade: deve ser objetiva e respaldar as conclusões do auditor de forma mais profunda do que a simples aparência.

O que é presunção no direito?

A presunção é considerada um instrumento que permite o alcance de uma convicção judicial, consistindo num exercício mental ou lógico que poderá permitir a descoberta da verdade, podendo encontrar-se expressamente consagrada na lei ou ser baseada em máximas da experiência.

Quanto ao A prova poderá ser direta ou indireta?

A prova direta destina-se a comprovar a alegação de um fato, já a prova indireta, destina-se a demonstrar fatos secundários ou circunstanciais (indícios), por meio dos quais o juiz, em raciocínio dedutivo. Presume como verdadeiro fato principal.

O que é presunção hominis?

As presunções simples ou judiciais, também conhecidas por presunções hominis, são aquelas em que o raciocínio é empregado pelo órgão judicial com base naquilo que ordinariamente acontece.

O que é uma prova testemunhal?

Trata-se da prova obtida mediante o relato prestado, em juízo, por pessoas que conhecem o fato litigioso. Entende-se que é deferida a prova testemunhal previamente requerida quando o juiz simplesmente designa a audiência de instrução e julgamento. ...

O que são provas reais?

a) Real - Engloba provas como lugar, cadáver, arma, ou seja, provas consistentes em algo externo. “Ex. fotografia, pegadas”, etc.

Como se classificam as provas quanto ao objeto?

A classificação da prova quanto ao objeto, ou seja, ao próprio fato que se pretende provar, é dividida em direta e indireta. É classificada como direta, aquela prova que está ligada diretamente ao fato probando, ao objeto do litígio.

Como se classificam os vestígios?

Os vestígios também podem ser classificados de acordo com suas dimensões: Os macroscópicos (macro = grande”, visíveis) geralmente estão relacionados aos objetos. Já os microscópicos são aqueles que nos são de difícil percepção e, geralmente, requerem o uso de instrumentos ou técnicas para serem detectados.

O que são vestígios processo penal?

Vestígio é tudo aquilo que pode ou não ter relação com o crime, seja um rastro, uma marca, um vidro quebrado, qualquer dado material perceptível, cabendo ao perito colher aquele material para, em análise, determinar se tem relação ou não com o fato delituoso.

O que são vestígios forenses?

Segundo Espíndola (2012), vestígio é todo objeto ou material bruto constatado e/ou recolhido em local de crime ou presente em uma situação a ser periciada e que será analisado posteriormente.

Artigo anterior
Quais as principais características da filosofia epicurista?
Artigo seguinte
Quem foi que inventou o forró?