Quem trabalha aos domingos recebe em dobro?

Perguntado por: Mário Gonçalo Vieira Baptista  |  Última atualização: 16. September 2024
Pontuação: 5/5 (9 avaliações)

Quando um colaborador trabalha aos domingos, ele deve receber um adicional de 100% do salário normal ou uma compensação em folga antes de completar 7 dias de trabalho consecutivos. É uma escolha entre as duas opções, não ambas.

Quem trabalha domingo tem direito a receber dobrado?

Aos domingos e feriados, a hora extra deve ser calculada com 100% de acréscimo ao valor do salário do colaborador.

Quais os direitos de quem trabalha aos domingos?

Assim, a lei garante que a cada três semanas de trabalho, haverá pelo menos uma folga no domingo. O trabalhador tem direito ao pagamento em dobro quando trabalhar no domingo ou feriado, porém, se houver folga compensatória durante a semana, o pagamento é normal.

Quem trabalha no domingo recebe extra?

As horas extras trabalhadas em dias úteis devem ser pagas com um acréscimo de 50% sobre o valor da hora normal. Já o acréscimo de 100% deve ser pago quando as horas extras são realizadas no domingo, pois não são considerados dias úteis.

Como é feito o cálculo do domingo trabalhado?

O parágrafo único do Art. 67 da CLT prevê que o empregador crie uma escala de revezamento organizada mensalmente, de modo a garantir ao menos alguns descansos ... No entanto, a hora extra do feriado e do final de semana, sábado e domingo, vale o dobro, ou seja, 100% da hora normal de trabalho.

Quem trabalha aos domingos recebe em dobro?

22 questões relacionadas encontradas

Qual o valor pago no domingo trabalhado?

Em certas atividades, como comércio e serviços, o trabalho aos domingos e feriados pode ser permitido por lei ou acordo coletivo. Nestes casos, o trabalhador pode receber um adicional de 50% sobre o valor da hora normal, em vez do dobro.

Qual o valor de 100% trabalhado no domingo?

O adicional de 100% na hora extra trabalhada implica dizer que o valor é o dobro da hora normal. Assim, consideramos o mesmo valor da hora de R$ 13,64 e uma jornada a mais de 4 horas realizada em um domingo de descanso.

O que a CLT diz sobre trabalhar no domingo?

Não existe uma lei que proíbe trabalho aos domingos, mas as empresas devem obedecer os requisitos. É necessário, também, estarem dentro dos setores permitidos pela PORTARIA SEPRT/ME Nº 1.809.

É permitido trabalhar 4 domingos seguidos?

Pode trabalhar 4 domingos no mês? A legislação trabalhista determina, como regra geral, que o empregado pode trabalhar, no máximo, dois domingos seguidos. Isso indica que, ao menos uma vez ao mês, as folgas devem ocorrer aos domingos.

Quem trabalha no domingo tem direito a quantos dias de folga?

Como compensação do trabalho aos domingos e feriados, o funcionário tem direito a um dia de folga, na mesma semana, para cada dia trabalhado. Ou seja, nas semanas em que houver feriado, e que o colaborador trabalhe tanto no domingo, como no feriado, ele terá direito a dois dias de folga na mesma semana.

O que acontece se eu me recusar a trabalhar no domingo?

Se o empregador desrespeitar estas normas, o empregado poderá se recusar a trabalhar aos domingos e feriados, podendo, caso sofra alguma penalização, reclamar junto à Justiça do Trabalho. Se for demitido por justa causa por ter faltado ao trabalho nestas datas, o empregado poderá ingressar com ação trabalhista.

Quantos domingos seguidos podem trabalhar?

Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou um julgamento de um direito trabalhista existente há 80 anos. A suprema corte reforçou que mulheres não podem trabalhar dois domingos consecutivos.

Como funciona o domingo na escala 6x1?

Ainda segundo a lei, ele também tem direito a um descanso semanal de pelo menos 24 horas, que, quando possível, deve ocorrer aos domingos. A escala de revezamento entre os colaboradores deve garantir que todos tenham uma folga no domingo a cada sete semanas, no máximo.

Quantos domingos por mês o funcionário pode trabalhar?

A regra geral é evitar que o colaborador trabalhe três domingos consecutivos. Ou seja, folga aos domingos uma vez por mês é algo tecnicamente possível. Pela lei, é o mínimo. Como nenhum mês tem menos de quatro semanas, sempre deve haver pelo menos um descanso dominical.

O que acontece se eu me recusar a trabalhar na folga?

O que acontece se eu me recusar a trabalhar no domingo? Se o empregador desrespeitar estas normas, o empregado poderá se recusar a trabalhar aos domingos e feriados, podendo, caso sofra alguma penalização, reclamar junto à Justiça do Trabalho.

Quem trabalha 6x1 ganha 100% no domingo?

Em relação aos domingos, geralmente o funcionário que trabalha com a escala 6 por 1 tem direito a uma folga no domingo a cada seis dias trabalhados. No entanto, a legislação trabalhista pode variar de país para país e, em alguns casos, pode haver exceções para trabalhos em finais de semana e feriados.

O que acontece se o funcionário trabalhar 3 domingos seguidos?

Com a decisão da 1ª câmara, a empresa deverá pagar ao trabalhador um domingo a cada três trabalhados no período analisado, acrescido do adicional de 125% previsto em convenção coletiva, mais reflexos nos repousos semanais remunerados, no adicional noturno, no 13º salário, nas férias e no FGTS.

É obrigatório folga 1 domingo no mês?

Quantos domingos no mês o funcionário pode trabalhar? A legislação assegura que ao menos 1 domingo do mês deve corresponder ao descanso semanal remunerado do colaborador. Assim, se um mês tem 4 domingos e o colaborador está escalado para trabalhar nestes dias, pelo menos 1 deles deve ser direcionado para o DSR.

O que é o DSR?

O Descanso Semanal Remunerado (DSR) é um direito do trabalhador e representa um dia de folga após uma semana de trabalho, sendo este remunerado mesmo que não haja prestação de serviços. Contudo, algumas situações, como faltas injustificadas, podem levar ao desconto do DSR do empregado.

Quem trabalha dia 1 de Maio tem direito a duas folgas?

O empregado que trabalhar no feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, terá direito a duas folgas? – Sim.

Qual é o valor de uma hora extra?

“ 1o A remuneração da hora extra será, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) superior à da hora normal.” Além dessa previsão, existe um adendo importante sobre a hora extra que mencionamos acima, a possibilidade de compensação de horas. Veja a seguir.

Como fazer 44 horas de segunda a sexta?

Assim, digamos que a jornada de trabalho na sua empresa é de 44 horas semanais, de segunda a sábado, até 8 horas diárias. Como resultado, temos um total de 220 horas por mês (44 horas por semana x 5 semanas por mês = 220 horas mensais) — um valor considerado padrão hoje em dia.

Quando a hora extra e 75 %?

Hora Extra de 70%, multiplica o valor da hora por 1,7; Hora Extra de 75%, multiplica o valor da hora por 1,75; Hora Extra de 100%, multiplica o valor da hora por 2, etc.

Qual o valor de uma folga?

Para calcular o valor que deve ser pago, observe o seguinte cálculo: some as horas normais realizadas no mês; divida o resultado obtido pela quantidade de dias úteis (não se esqueça de incluir também os sábados) e multiplique pelo número de domingos e feriados; multiplique o resultado pelo valor da hora normal.

Artigo anterior
Qual objetivo dos Marleyanos?
Artigo seguinte
Qual é a vantagem desse novo satélite em relação aos anteriores para detectar o desmatamento?