Pode aumentar o aluguel durante o contrato?

Perguntado por: Patrícia Rita Fonseca Anjos  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (4 avaliações)

É importante saber que o aluguel pode ser aumentado para além do índice apenas em situações em que o contrato vence. Nesse momento, se houver interesse em renovar o contrato de locação, o proprietário tem o direito de aumentar o aluguel de forma livre, porém o inquilino pode ou não aceitar o novo valor.

Quando o proprietário pode aumentar o valor do aluguel?

O proprietário tem o direito de reajustar o aluguel do imóvel uma vez por ano ou se considerar que o preço atualmente cobrado está defasado em relação ao valor do mercado. Porém, essa última revisão só pode ser solicitada após passado um período de 3 anos de contrato.

Quantos por cento pode ser aumentar o aluguel?

O valor do aluguel pode variar até 30% a depender do índice de reajuste estabelecido em contrato, conforme mostra pesquisa realizada pela DataZAP+, área de inteligência imobiliária do ZAP+, utilizando os índices IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice ...

Quanto vai subir o aluguel em 2022?

O índice de reajuste para os contratos que fazem aniversário em março de 2022 ficou em 16,12% Se você tem um contrato do QuintoAndar que faz aniversário no mês de março de 2022, o reajuste de aluguel, de acordo com o IGP-M de fevereiro, será de 16,12%.

Como colocar reajuste de aluguel no contrato?

Como calcular o reajuste anual de aluguel em 2021?
  1. selecionar o índice para a correção;
  2. informar a data inicial do contrato de locação;
  3. preencher a data final ou a data atual do contrato de locação;
  4. registrar o valor a ser corrigido.

Seu aluguel pode aumentar quase 20%! Aprenda como renegociar o índice IGP-M no contrato

33 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor índice para corrigir contratos?

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é o índice mais utilizado nos contratos de prestação de serviço por ser uma espécie de “derivação” do Índice Geral de Preços (IGP) e também por ser divulgado antes do final do mês (de modo a servir como base de reajustes que ...

O que diz a Lei do Inquilinato sobre reajuste?

A lei que dispõe sobre as regras do contrato de locação, conhecida como Lei do Inquilinato, permite que o aluguel seja reajustado a cada 12 meses desde que contenha uma cláusula explicando os critérios utilizados. O reajuste do aluguel tem como objetivo corrigir o valor pago de acordo com os índices de mercado.

Como fica o aluguel em 2022?

O Projeto de Lei 631/21 impede reajustes de contratos de aluguéis, em qualquer modalidade, residencial, comercial e não residencial, até dezembro de 2022. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, estabelece ainda que a retomada dos reajustes desconsiderará o acúmulo observado nos índices de correção dos contratos.

Quantos por cento pode aumentar o aluguel 2021?

IGP-M, índice de reajuste do aluguel, encerra 2021 com alta acumulada de 17,78% O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), conhecido como 'a inflação do aluguel', aumentou 0,87% em dezembro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), em divulgação nesta quarta-feira (29).

Como pedir para não aumentar o aluguel?

Como renegociar o aluguel: passo a passo
  1. Comece pesquisando o mercado.
  2. Prepare sua argumentação.
  3. Escreva para o proprietário ou imobiliária.
  4. Proponha um valor menor ou extensão do contrato.
  5. Sugira a troca do índice de reajuste.
  6. Combine um parcelamento.
  7. Recorra à via judicial.

É certo o aluguel aumenta todo ano?

Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais. De fato, avisar o locatário sobre o reajuste é uma situação delicada, mas que todo corretor de imóveis deve estar preparado para lidar.

Como funciona o índice de reajuste de aluguel?

O reajuste de aluguel ocorre todo aniversário ou renovação do contrato de locação, ou seja, na data em que o contrato foi assinado e não o dia fixado para pagamento do aluguel. O reajuste está sempre indexado a um índice da inflação, como o IGP-M ou o IPCA.

O que a imobiliária pode cobrar do locador?

Imobiliária e locador só podem exigir uma única modalidade de garantia. Estas podem ser o imóvel próprio e quitado de um fiador, o seguro-fiança (feito em seguradoras), o depósito em dinheiro (caução) ou fundo de investimento.

Qual o melhor índice de correção monetária IGPM ou IPCA?

Ele pondera que, não existindo um índice específico para os alugueis, o IPCA parece ser a melhor alternativa, pois é um índice menos "dolarizado" -- ou seja, menos influenciado pelo câmbio e pelos preços praticados no mercado internacional.

Qual índice é maior INPC ou IPCA-e?

A diferença entre eles está no uso do termo “amplo”. O IPCA engloba uma parcela maior da população. Ele aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos. O INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos.

Qual índice é maior IPCA ou Igp-m?

Em 2021, o IGP-M acumulou alta de 17,78%. Ou seja, o IGP-M está atualmente muito mais alto que o IPCA, que acumulou 10,38% entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022.

Quem paga a taxa de administração na locação e o locador?

O que é a taxa de administração de aluguel? A taxa de administração de aluguel é um valor cobrado pela imobiliária para administrar o imóvel e garantir o repasse do valor pago pelo inquilino. Esse valor ainda cobre despesas de divulgação, vistoria e outros processos que são feitos no início da locação.

Quanto cobrar de taxa de administração de imóveis?

Dessa forma, ela cobra uma porcentagem do locador para administrar seu imóvel, esse valor pode variar entre 8% a 10% do aluguel mensal da propriedade, em média.

O que vale mais a Lei ou o contrato?

Assim é em relação aos demais artigos, desta e de outras leis de inquilinato: um contrato entre partes não pode menos do que a lei, mas pode mais do que a lei.

Como calcular o aumento do aluguel 2021?

O cálculo de aumento é feito no mês de aniversário do contrato de aluguel e é bastante simples: basta pegar o valor acumulado do índice previsto em contrato (que é a soma percentual desse índice nos 12 meses anteriores) e multiplicar pelo valor do aluguel.

Qual o Igp-M de janeiro de 2022?

Com este resultado, o índice acumula alta de 16,71% em 12 meses. Em janeiro de 2021, o índice havia subido 2,91% e acumulava elevação de 26,55% em 12 meses.

Qual o valor do IGPM hoje?

De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas nesta sexta-feira (25/02), o indicador registrou alta de 1,83% em fevereiro – mês de referência – , após avançar 1,82% no mês anterior. Com esse resultado, o IGP-M acumula 3,68% no ano e 16,12% nos últimos 12 meses.

Pode haver reajuste de aluguel antes de um ano?

O contrato pode ser reajustado em menos de um ano? Não. A Lei 10192/2001 veda o reajuste em prazo inferior a um ano, sendo considerada nula.

Como pedir redução de aluguel devido à pandemia?

O locador (quem mora de aluguel) que teve seus ganhos reduzidos devido à crise do COVID, precisa procurar o proprietário do imóvel para pedir revisão no valor praticado. O locatário não é obrigado por lei a conceder descontos, mas certo é que o momento de crise requer compreensão e solidariedade de todos.

Porque o aluguel aumentou tanto?

A maior parte do indicador é composta por commodities ligadas ao setor industrial, como minério de ferro, cobre e alumínio, e também do agronegócio, a exemplo de milho, soja e trigo. Com a desvalorização cambial, esses produtos, cotados em dólar, aumentaram muito de preço, o que leva à pressão do IGP-M para cima.

Artigo anterior
Qual a diferença entre tráfico humano e contrabando de pessoas?
Artigo seguinte
Qual a diferença da Mime-se platônica de Mime-se aristotélica?