Quem tem tendência a queloide pode colocar silicone?

Perguntado por: Ricardo Leite  |  Última atualização: 26. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

Não existe nenhuma técnica que o médico utiliza que pode evitá-los. Além disso, eles tendem a ser mais comuns em algumas partes do corpo de que em outras. Assim, muitas mulheres com tendência a queloides precisam colocar silicone através da incisão axilar, ou seja, de um corte na axila.

Quem tem tendência a queloide pode fazer cirurgia plástica?

Conclusão. Quem tem queloide pode, sim, fazer esse tipo de procedimento, embora a formação de queloides seja rara em cirurgias faciais, é essencial escolher um cirurgião plástico experiente e seguir todas as orientações pré e pós-operatórias para minimizar os riscos.

O que fazer para não ficar com queloide na cirurgia?

A prevenção de queloides pode ser alcançada através de cuidados adequados após o procedimento cirúrgico, tais como repouso adequado, massagem, uso de curativos especiais, hidratação e aplicação de corticosteroides.

Quem tem mais tendência a queloide?

Pessoas com pigmentação mais escura, negras e asiáticas são mais propensas a desenvolver queloides.

Como evitar queloide silicone?

Usar a Fita de Gel de Silicone ajuda a prevenir a formação de queloides dando um resultado melhor ao processo cirúrgico. Este produto tem alta durabilidade quando cuidado da maneira correta.

Quem tem queloide pode fazer cirurgia plástica? Dra Meliza Moutinho explica

24 questões relacionadas encontradas

Como saber se eu tenho tendência a queloide?

Os fatores de risco para o desenvolvimento de queloides incluem a predisposição genética. Além disso, as pessoas com pele mais escura são mais susceptíveis de desenvolver queloides do que as pessoas com pele mais clara. A idade também pode ter influência, sendo os queloides mais comuns em pessoas jovens.

O que provoca a queloide?

Cicatrização anormal

Portanto, queloides e cicatrizes hipertróficas resultam de um crescimento anormal do tecido cicatricial, devido ao desequilíbrio no reparo e na regeneração do tecido.

O que fazer para diminuir a queloide?

Massagem suave: A massagem suave na área da cicatriz com queloide pode ser benéfica para melhorar a circulação sanguínea e aumentar a flexibilidade do tecido cicatricial. Utiliza um creme hidratante ou óleo vegetal adequado para a massagem e faz movimentos suaves e circulares na cicatriz.

O que é bom para acabar com queloide?

As pomadas para queloide são uma excelente opção de tratamento, pois ajudam a disfarçar a cicatriz, além de reduzir a dor, aliviar a coceira e o desconforto. Essas pomadas e cremes podem conter sulfato de cobre e zinco, fibrinolisina ou desoximetasona, por exemplo, e devem ser prescritas por um dermatologista.

Quanto tempo depois da cirurgia pode dar queloide?

O queloide manifesta-se como uma cicatrização exagerada de uma ferida criada na pele. Pode surgir a partir de um mês após o trauma, porém, ocasionalmente, até após 1 ano. Inicialmente, há o aparecimento de uma lesão avermelhada, ainda no mesmo nível da pele ao redor (foto 1).

Qual pomada é boa para evitar queloide?

Kelo-Cote é um gel com 100% de silicone, considerado referência no tratamento e prevenção contra cicatrizes hipertróficas e quelóides.

É possível evitar queloide?

Evitar o queloide não é simples, pois é uma tendência genética, ou seja, não é possível prever ou controlar 100%. Mas existem medidas que são fundamentais para diminuir o risco dessa alteração na cicatriz. Por isso, todo cuidado deve ser tomado para evitar ao máximo esse problema.

Tem como evitar a queloide?

Então, logo após a cirurgia, um dos segredos de como evitar queloides é o uso de acessórios. Entre eles, destacamos a fita adesiva de silicone e bandanas elásticas. Elas pressionam a região e reduzem o fluxo sanguíneo. Consequentemente, diminuem a produção excessiva de colágeno.

Quem tem tendência a queloide pode fazer abdominoplastia?

O quelóide não é uma contra-indicação para procedimentos, mas deve ser bem destacado na consulta pré-operatória como um risco provável! Existem diversas medidas para reduzir esse risco: técnica cirúrgica apropriada, cuidado adequado pós-operatório e associação com corticoterapia intralesional ou betaterapia.

O que acontece se eu estourar uma queloide?

Mesmo com o tratamento, o queloide pode revidivar caso fure novamente a orelha, porque o ato de furar a orelha é um trauma e pode resultar novamente em uma cicatrização ruim (no caso queloidiana).

Qual melhor corticoide para queloide?

A injeção de um corticoide, geralmente o acetato de triancinolona, é o tratamento mais usado para amenizar os queloides. O seu uso precoce impede as cicatrizes de ficarem muito extensas e ainda ajuda a deixá-las mais planas. As injeções podem ser repetidas a cada 1 ou 2 meses.

Como tirar queloide naturalmente?

Cebola. Corte uma cebola pequena em pedaços pequenos e retire seu suco com ajuda de um filtro de pano. Aplique o suco na área da queloide e espere secar, depois enxágue. Repita o processo de três a quatro vezes ao dia até obter o resultado desejado.

Qual a melhor pomada para cicatrizes e queloides?

Pomada Para Cicatriz Queloide
  • Creme Cicatrizante La Roche-Posay Cicaplast Baume 5 40ml.
  • Hidratante Mboah Tattoo Cuidado Diário Masculino 200ml.
  • Hidratante Mboah Tattoo Cuidado Diário Masculino 36ml.
  • Creme Cictrizante Avène Cicalfate 40ml.
  • Cicatricure Gel 60g.
  • Queimalive Sun Cifarma Spray 50ml.

Qual a melhor pomada para tirar cicatriz de cirurgia?

As 6 melhores pomadas para cicatriz
  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

Como é feita a retirada de queloide?

Para o tratamento de queloides há opção de fazer a ressecção intralesional através da retirada de fuso de cicatriz dentro da lesão, diminuindo sua largura e espessura, diminuindo o risco de criar novas lesões. Além dessa técnica, há possibilidade de reorientação das cicatrizes, como a Z-Plastia e W-plastia.

Para que serve a pomada gel de silicone?

Para que serve

Silicot é um gel a base de silicone, transparente e auto secante não contendo corantes, conservantes e perfumes, com uso determinado para atuar na prevenção e na redução de cicatrizes hipertróficas e queloides.

Pode estourar a queloide?

É recomendável furar? O queloide deve ser tratado com infiltração local de corticoide e não é recomendado fazer novos furos, já que tem tendência de desenvolver esta patologia.

O que tem dentro de uma queloide?

Queloide é um crescimento anormal de tecido cicatricial que se forma no local de um traumatismo, corte ou cirurgia de pele. É uma alteração benigna, portanto sem risco para a saúde, na qual ocorre uma perda dos mecanismos de controle que normalmente regulam o equilíbrio do reparo e regeneração de tecidos.

Quais os tipos de queloide?

Tipos de quelóide

Existem três tipos para esta cicatriz; O tipo III é o estágio inicial, o tipo II é o estágio intermediário e o tipo I está no estágio tardio do desenvolvimento da cicatriz. Essas cicatrizes podem se desenvolver sobre uma lesão cutânea cicatrizada e parecer um nódulo firme, brilhante e emborrachado.

Quem tem queloide pode tomar colágeno?

O colageno nao interfere na numa cicatriz hipertrofica ou queiloide ja consolidados. Nao existe nenhuma garantia que depois que o colageno hidrolisado sofra o processo de digestão que ele vai virar colageno novamente, pois esse colageno que e uma proteina sera quebrado em aminoacidos no seu aparelho digestivo.

Artigo anterior
Quais são as cidades mais quentes do mundo?
Artigo seguinte
Como saber se o discurso é direto ou indireto?