Como saber se o discurso é direto ou indireto?

Perguntado por: Bruna Carvalho  |  Última atualização: 26. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (22 avaliações)

O discurso direto pode ser entendido como a reprodução exata da fala de alguém. Já o discurso indireto ocorre quando o autor expressa com suas palavras a fala de outrem. Por fim, o discurso indireto livre é uma mescla entre o direto e o indireto.

Como identificar discurso direto e indireto?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Quando é que o discurso indireto?

O discurso indireto acontece quando o próprio narrador diz o que outra pessoa ou personagem disse. O narrador utiliza suas palavras para transmitir a fala das personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa.

Como passar a frase do discurso direto para o indireto?

Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido. Discurso direto: — Nós viajaremos amanhã. Discurso indireto: Eles disseram que viajariam no dia seguinte.

O que é discurso direto e indireto com exemplos?

Quando estamos lendo um livro, por exemplo, e temos um diálogo entre personagens, o discurso direto aparece quando a personagem fala por conta própria, com suas próprias palavras. Já o discurso indireto aparece não quando a personagem fala por conta própria, mas, sim, quando o narrador fala pela personagem.

DISCURSO DIRETO X DISCURSO INDIRETO X DISCURSO INDIRETO LIVRE

22 questões relacionadas encontradas

Qual o tempo verbal do discurso indireto?

Normalmente, no discurso indireto utilizamos o tempo verbal imediatamente anterior àquele empregado no discurso direto: She said, "I am tired." = She said that she was tired.

Qual a principal característica do discurso indireto?

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

Quais são as palavras do discurso indireto?

Características do discurso indireto

ª pessoa; Ocorre com a intervenção do narrador como intermediário entre as personagens e o leitor; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);

Quais são os discurso indireto?

Discurso indireto

É aquele no qual a fala do interlocutor é incorporada à fala do narrador. É também comum o uso de verbos declarativos, que iniciam o discurso, e as falas, em geral, aparecem como orações subordinadas substantivas.

Como as falas em discurso direto são?

No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras. Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi.

Como colocar a fala do narrador no texto?

O travessão é um sinal de pontuação usado para indicar o discurso direto ou para enfatizar trechos de textos. Ouça o texto abaixo! O travessão (–) é um sinal de pontuação representado por uma barra na horizontal cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar passagens de texto.

Qual é a fala do narrador?

fala do narrador + verbo de elocução + conjunção + fala da personagem pelas palavras do narrador. No discurso indireto o narrador é o responsável por falar na vez da personagem, utilizando suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, bem como suas reações e personalidade.

Como trabalhar discurso direto e indireto em sala de aula?

Desafie os alunos a elaborarem as falas dos personagens contando o que eles falaram (discurso indireto) no lugar das falas diretas (discurso direto). Faça uma lista com os alunos de palavras que eles acham que indicam que algum personagem irá começar um discurso.

O que é uma frase direta e indireta?

Para isso, utiliza-se da ordem direta que diz respeito à estrutura padrão das frases, como sujeito + verbo + objeto, por exemplo, como em: “Maria comeu bolo”. Já a ordem indireta pode ser usada para uma linguagem mais rebuscada, como acontece com o nosso hino brasileiro ou em certas obras literária.

O que é discurso indireto de 2 exemplos?

O discurso indireto é a forma de dizer caracterizada por uma intervenção do autor que interfere na fala ao usar suas próprias palavras para referenciar as de outrem. Ele também é utilizado na literatura e em nosso cotidiano. Exemplo: Esses dias minha mãe me disse para ir trabalhar.

O que é discurso indireto resposta?

Discurso indireto: o narrador interfere na fala da personagem. Ele conta aos leitores o que a personagem disse, mas conta em 3ª pessoa. As palavras da personagem não são reproduzidas, mas traduzidas na linguagem do narrador.

Qual a função expressiva tem o discurso indireto?

No campo da expressividade, o discurso indireto introduz um enunciado preocupado com a informatividade, com o conteúdo, diferenciando-se completamente do modelo teatral do discurso direto. Pode-se afirmar que o foco reside no que foi dito, não no como foi dito.

O que é verbo Dicendi dê exemplos?

Os verbos dicendi são utilizados para nos referirmos ao modo como o nosso interlocutor se expressa por meio de palavras ou pensamento em um diálogo. No diálogo acima, as palavras “perguntou” e “respondeu” são verbos dicendi.

Como fazer um discurso exemplo?

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação impactante:
  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema;
  2. Cite estatísticas notáveis;
  3. Faça uma pergunta retórica;
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante;
  5. Conte uma história;
  6. Não tenha medo de utilizar o humor;
  7. Cite outra pessoa.

Quais são as partes de um discurso?

Para os primeiros, as partes do discurso são: o exórdio, a narração, a confirmação e a peroração. Para os últimos, são elas: o exórdio, a narração, a argumentação (subdividida em prova e refutação) e a peroração (subdividida em conclusão e epílogo).

Que verbos escolhidos para os discursos direto e indireto?

Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem. Já no discurso indireto, os verbos podem variar, como “afirmou”, “questionou”, “explicou”, entre outros.

O que é discurso direto e indireto 5º ano?

Espera-se que eles associem o discurso direto à construção em que as personagens têm voz e, assim, dialogam diretamente com o leitor, e o discurso indireto à construção em que a voz da personagem é reportada pelo narrador.

O que é o objeto direto e indireto?

Quando o complemento - preposição - é exigido classificamos como objeto indireto, quando o complemento não é obrigatório chamamos de objeto direto. Dessa forma, os verbos transitivos diretos não necessitam ser complementados com preposição. Convidei meus colegas para o aniversário.

Qual o tempo verbal predominante no discurso direto?

Resposta: É predominante o Pretérito nos discursos indiretos.

Artigo anterior
Quem tem tendência a queloide pode colocar silicone?
Artigo seguinte
Para que o transistor funcione devidamente é necessário?