Quem tem síndrome de Down é deficiente?

Perguntado por: Denis Barros  |  Última atualização: 10. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (7 avaliações)

A deficiência é uma característica inerente a pessoa, não é algo que se pode deixar em casa. Diante disso o termo “portador” tanto para síndrome de Down quanto para outras deficiências caiu em desuso. O mais adequado é dizer que a pessoa tem deficiência.

Como chama quem tem síndrome de Down?

Nos últimos anos houve muitos avanços em termos de reconhecimento das pessoas com síndrome de Down, seus direitos e sua potencialidade. Seguem aqui recomendações de terminologia que valem para a área de comunicação.

Quais são os direitos garantidos por lei as pessoas com síndrome de Down?

Boa leitura!
  • Pessoas com Síndrome de Down podem receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ...
  • Isenção no Imposto de Renda. ...
  • Uso do passe Passe Livre em transporte interestadual. ...
  • Síndrome de Down também dá direito à vaga especial no estacionamento. ...
  • Tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dirigir.

Porque pessoas com síndrome de Down têm a mesma aparência?

As crianças com síndrome de Down têm algumas características físicas e comportamentais muito semelhantes e, geralmente, são muito afetuosas, por isso as pessoas fazem uma analogia do cromossomo extra a uma porção extra de amor.

Quais são as limitações de uma pessoa com síndrome de Down?

Pessoas com síndrome de Down tem maior risco sofrer com alguns problemas de saúde, como: Problemas cardíacos congênitos. Problemas respiratórios. Doença do refluxo esofágico.

Saiba os direitos e benefícios da pessoa com Síndrome de Down

32 questões relacionadas encontradas

O que uma pessoa com síndrome de Down pode fazer?

Pessoas com síndrome de Down se divertem, estudam, passeiam, trabalham, namoram e se tornam adultos como todo mundo. Nascer com uma deficiência não é uma tragédia, nem uma desgraça, é apenas uma das características da pessoa.

Por que pessoas com síndrome de Down morrem cedo?

As pessoas que nascem com a síndrome de Down morrem cedo.

Cardiopatias congênitas não diagnosticadas no passado, e que afetam um em cada três bebês que nascem com Down, além de uma tendência à baixa imunidade e problemas respiratórios eram a principal causa da morte prematura das pessoas que nasciam com a trissomia 21.

Como uma pessoa com síndrome de Down pensa?

Crianças com síndrome de Down são acusadas de teimosas, quando na verdade é apenas a maneira que encontram para expressar sua opinião. Assim como formar palavras e frases é um esforço quando você tem síndrome de Down, também é difícil quebrar em pequenos pedaços o que outras pessoas estão dizendo a você.

Como funciona o cérebro de uma pessoa com síndrome de Down?

O aumento de expressão gênica devido a esse cromossomo extra leva a prejuízos no desenvolvimento do cérebro que são associados a déficits cognitivos e a alterações comportamentais posteriores, bem como acarreta as modificações físicas características da síndrome.

Quais são as características das pessoas com síndrome de Down?

Os portadores da síndrome de Down apresentam geralmente olhos amendoados, rosto arredondado, além de alguns problemas, como a cardiopatia congênita e a deficiência intelectual de gravidade variável. No Brasil, de cada 600 a 800 nascimentos, uma criança apresenta síndrome de Down.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com síndrome de Down?

Hoje, cada vez mais as pessoas com a síndrome estão chegando na terceira idade. Alguns estudos afirmam que a expectativa de vida cresceu no mínimo 3,75 vezes nos últimos 40 anos. Hoje, ela gira em torno dos 65 anos.

Qual o grau mais leve da síndrome de Down?

Não existem graus da síndrome de Down. O que podemos notar é que apesar das semelhanças entre as crianças e todas as pessoas com síndrome de Down, elas também apresentam diferenças.

Quem tem síndrome de Down pode dirigir?

5. Síndrome de Down pode dirigir. A pessoa com deficiência pode obter ou renovar sua Carteira Nacional de Habilitação, desde que seja considerado apto nos exames de aptidão física e mental, e nos exames de avaliação psicológica, conforme Resolução 267, de 15 de fevereiro de 2008, do CONTRAN.

Tem síndrome de Down ou é síndrome de Down?

A própria expressão PORTADORES, está errada. Ora, quem porta uma doença, uma deficiência, enfim, uma debilidade qualquer, pode desportá-la. Mas quem tem síndrome de down, pelo menos com os atuais avanços da medicina contemporânea, nunca vai deixar de tê-la. Elas são PESSOAS com síndrome de down e nunca deixarão de ser.

Qual a região do neurônio pode estar relacionada a Síndrome de Down?

KANDEL (2000) sugere que a Síndrome de Down estaria relacionada à Demência de Alzheimer pois os mesmos sintomas ocorrem muito mais cedo, ao final dos 40 ou início dos 50 anos de idade. Exames neuropatológicos demonstram que o cerebelo é menor na Síndrome de Down.

Quem tem síndrome de Down e inteligente?

Ainda de acordo com Lidsy, a sociedade, apesar de ter progredido, ainda tem preconceito, por falta de informação. “Eles [os portadores da Síndrome de Down] são inteligentes, mas aprendem no tempo deles, que é diferente do nosso, mas eles não são limitados por causa da deficiência”.

Como educar um filho com síndrome de Down?

Dicas e estratégias para potencializar a aprendizagem de crianças com Síndrome de Down
  1. Adapte o conteúdo ao nível de conhecimento da criança;
  2. Ofereça suporte/apoio físico ou visual sempre que necessário;
  3. Fragmente o conteúdo a ser ensinado e trabalhe um tópico de cada vez;
  4. Use linguagem simples e clara;

Como é a vida de uma criança com síndrome de Down?

Crianças com síndrome de Down progridem mais vagarosamente em todas as áreas de desenvolvimento mas eles têm progresso constante e continuamente aprendem mais habilidades, a menos que eles tenham alguma outra doença, além da síndrome de Down.

Qual a síndrome de Down mais grave?

Trissomia 21 livre: a mais comum caracterizada pela presença de 1 cromossomo 21 completo a mais.

Qual o percentual de síndrome de Down?

Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.

Como descobrir Síndrome de Down no Recém-nascido?

Ao nascer, os bebês com síndrome de Down geralmente têm certos sinais característicos, incluindo:
  1. características faciais planas;
  2. cabeça pequena e orelhas;
  3. pescoço curto;
  4. língua protuberante;
  5. olhos que se inclinam para cima;
  6. orelhas atípicas;
  7. tônus muscular fraco.

Qual exame detecta se o bebê tem síndrome de Down?

Os exames mais precisos para diagnosticar a síndrome de Down são feitos através da coleta de uma amostra do líquido que fica em volta do bebê (amniocentese) ou de um pequeno pedaço da placenta (biópsia de vilo corial, BVC) para pesquisar os cromossomos anormais que existem na síndrome de Down.

Quais são as causas de um bebê nascer com a síndrome de Down?

O médico explica que a Síndrome de Down se dá por uma falha na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21 - chamada de trissomia. Com a fecundação, este óvulo dará origem a um feto com alteração cromossômica no 21, a Síndrome de Down.

Tem como saber se o bebê tem síndrome de Down dentro da barriga?

O diagnóstico da síndrome de down durante a gravidez é oferecida aos pais para ajudá-los na tomada de decisões. Essa descoberta pode ser feita através de exames específicos, como o ultrassom morfológico fetal que serve também para avaliar a translucência nucal.

Qual a porcentagem de pessoas com síndrome de Down no Brasil?

Brasil tem 300 mil pessoas com a síndrome de Down. Cerca de 300 mil brasileiros nascem com a síndrome de Down, segundo o IBGE.

Artigo anterior
Quais são os três tipos de solo?
Artigo seguinte
Quantos pixels tem Full HD?