Quando uma pessoa perde temporariamente os sentidos?

Perguntado por: Rodrigo Ramos  |  Última atualização: 23. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

O que é síncope? Síncope é o termo médico usado para designar aquilo que chamamos comumente de desmaio. Um desmaio é caracterizado por uma perda temporária de consciência, que também está aliado a uma perda na postura.

O que faz a pessoa perder o sentido do nada?

A sensação de desmaio pode ser causada por emoções fortes, ataques de pânico, mudanças bruscas na posição do corpo, exposição prolongada ao calor, anemia, hipoglicemia, infarto ou AVC, por exemplo.

O que é perda súbita de consciência?

Síncope é a perda súbita da consciência e do tônus postural, mais conhecida como desmaio. O indivíduo fica flácido, cai e recupera-se espontaneamente. É comum que o desmaio seja antecedido por membros frios, pulso fraco e respiração superficial.

O que pode causar perda de consciência?

Um colapso da circulação sanguínea do cérebro é o que explica a perda de consciência em grande parte dos casos e essa condição clínica é chamada de síncope. Quatro ou cinco segundos de fluxo sanguíneo cerebral de menor pressão são suficientes para levar à perda de consciência.

O que pode provocar uma síncope?

A pré-síncope é um episódio semelhante à síncope, mas em que não ocorre perda de consciência. Todas as etiologias de síncope têm um mesmo caminho final, que é a disfunção de ambos os hemisférios cerebrais ou de tronco cerebral. A diminuição de fluxo pode ser regional (vasoconstrição) ou sistêmica (hipotensão).

O que acontece quando a pessoa desmaia? Neurologista explica

30 questões relacionadas encontradas

Quais os 3 tipos de síncope?

1 – Quais os principais tipos de síncope? Vasovagal, por hipotensão ortostática e cardíaca.

Quando a síncope é preocupante?

Em geral, se a síncope resultar em lesão ou for recorrente (particularmente dentro de um breve período), recomenda-se avaliação mais intensa. Não se realizam exames de imagem cardíaco e cerebral, a menos que indicado por achados clínicos (suspeita de etiologia cardíaca ou deficits neurológicos).

O que vem antes de uma síncope?

Classicamente, a síncope é definida como a perda súbita, transitória e autolimitada da consciência e do tônus muscular, seguida de recuperação rápida, completa e espontânea. Pode ou não ser precedida de sintomas (pródromos), sobretudo tontura, sudorese fria, náuseas e turvação visual.

Quais são os sinais e sintomas de uma síncope?

A síncope vasovagal geralmente é precedida por pródromos (enjoo, mal-estar, palidez, sudorese, calor, visão embaçada, desequilíbrio). Já os desmaios de causa cardíaca não apresentam pródromos e podem ser precedidos por palpitações.

O que é síncope e quais os primeiros socorros?

O desmaio, também conhecido como síncope, é definido como uma perda de consciência súbita e breve ocasionada principalmente pela privação temporária de oxigênio ou outro componente metabólico no cérebro.

O que fazer quando a pessoa perde a consciência?

O que fazer
  1. Deite-se ou sente-se com a cabeça entre os joelhos e espere que os sintomas passem.
  2. Deixe-se ficar algum tempo a descansar e quando se levantar, não o faça rapidamente. Comece por se sentar primeiro e respire com calma. ...
  3. Se os sintomas persistirem, deve procurar ajuda médica.

O que fazer em caso de perda de consciência?

A pessoa que desmaiou deve procurar um médico imediatamente, especialmente se ela apresentar algum sinal de alerta.

O que não se deve fazer diante de uma síncope?

O que NÃO deve ser feito em caso de desmaio é:
  1. Dar água ou comida pois pode provocar asfixia;
  2. Oferecer cloro, álcool ou qualquer produto com cheiro forte para respirar;
  3. Sacudir a vítima, pois se houver alguma fratura a situação pode piorar.

O que pode ser uma sensação estranha na cabeça?

Estar com uma sensação estranha na cabeça e tontura pode indicar uma série de condições e patologias, como desequilíbrio, estresse, enxaqueca, cefáleia primária, entre outras. Sintomas como tontura e sensações anormais na cabeça podem indicar várias condições médicas.

O que é síncope convulsiva?

Uma convulsão pode causar perda de consciência súbita, mas não é considerada síncope. No entanto, convulsões do tipo breve, ou seja, de poucos segundos, ocorrem algumas vezes com a síncope verdadeira. A convulsão é a contratura involuntária da musculatura. Isto é, em vez de deixar o corpo flácido, ela o enrijece.

É normal sentir que nada faz sentido?

Ela ocorre em diversos momentos da vida, por razões muito diferentes. Os psicólogos afirmam que essa sensação de vazio pode ser, por exemplo, por sentir falta de alguma coisa em sua vida. Podemos abandonar a nós mesmos inconscientemente e até mesmo em situações inusitadas.

Quanto tempo dura uma síncope?

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos.

O que é síncope neurológica?

A síncope, também conhecida como desmaio, é caracterizada por perda transitória da consciência e do tônus muscular, com rápida recuperação da consciência. Normalmente é precedida por sensação de tontura, sudorese, palidez, visão embaçada, escurecimento visual e enjoo.

Qual a diferença entre síncope e coma?

Qual é a diferença entre síncope e coma? Embora a síncope também tenha como sintoma a perda da consciência, ela é caracterizada pela sua transitoriedade e a espontânea recuperação dos sentidos. No coma, a perda de consciência é persistente e a recuperação não é espontânea.

Qual é a diferença entre síncope e desmaio?

SÍNCOPE, o popular DESMAIO, Pode ser um evento único mas costuma ser repetitivo e depender de alguns fatores desencadeantes. Por PRÉ-SÍNCOPE ou LIPOTÍMIA entende-se uma sensação inicial igual da síncope mas não chega à perda de consciência.

Quais são as doenças que causam desmaios?

Desmaio, em si, não é uma doença, mas pode ser consequência de outros quadros clínicos, como: doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos, uso de diuréticos em doses mais altas, queda repentina de pressão causada por mudança de posição, cansaço extremo, nervosismo intenso e dores fortes.

Qual o nome do exame que diagnostica síncope vasovagal?

O Tilt Table Test, ou teste da mesa inclinada, é um exame que foi desenvolvido para auxiliar a esclarecer quadros de disautonomia, manifestos principalmente por episódios de síncope, pré-síncope ou tontura de possível etiologia vasovagal, ou seja, relacionados a quedas súbitas de pressão e/ou frequência cardíaca.

O que é uma síncope cardíaca?

Começando do começo: o que é síncope cardíaca? Uma síncope é definida como uma perda transitória da consciência, caracterizada como sendo de curta duração com recuperação completa e espontânea, secundária a hipoperfusão cerebral devido a redução da pressão arterial sistêmica.

O que fazer quando a pessoa sente que vai desmaiar?

Se existirem sintomas de que se vai desmaiar, como palidez, tonturas e visão embaçada, é recomendado sentar e manter a cabeça entre os joelhos ou deitar-se no chão, de barriga para cima, e colocar as pernas mais altas que o corpo e a cabeça, pois além de evitar uma possível queda, também facilita a circulação de sangue ...

O que significa síncope na medicina?

Síncope, denominada popularmente por desmaio, é a perda momentânea de consciência e da postura erecta, caracterizada por ser de aparecimento súbito, curta duração e recuperação espontânea. A condição tem origem na diminuição rápida do fluxo de sangue para o cérebro.

Artigo anterior
Como são classificados os anestésicos gerais?
Artigo seguinte
O que significa gato preto na espiritualidade?