O que é a tolerância religiosa?

Perguntado por: Matilde Iara de Henriques  |  Última atualização: 20. Dezember 2021
Pontuação: 4.7/5 (41 avaliações)

Traduzido de inglês-

O que significa a tolerância religiosa?

Tolerância religiosa: atitude respeitosa e convivial diante das confissões de fé diferentes da sua.

Qual é a importância da tolerância religiosa?

Acolher pessoas de diferentes religiões, aceitar suas manifestações, e cobrar tolerância e respeito são atitudes que aprofundam os vínculos entre pessoas, em uma empresa. Seu funcionário evangélico, candomblecista ou budista vai sentir que a empresa é parte importante de sua vida, por exemplo.

Qual a importância da tolerância religiosa para o convívio com outras pessoas?

Acolhimento e respeito

A religião é um dos aspectos mais importantes de uma cultura, e reprimi-la, seja pela falta de conhecimento, seja pelo preconceito, não deve ser uma atitude aceita em nenhum lugar, muito menos no mundo do trabalho, onde as pessoas convivem para exercer sua profissão e viver seus sonhos.

Por que a tolerância é um valor tão importante para o convívio social?

A Importância da Tolerância

O principal papel da tolerância é fazer com que todos esses indivíduos consigam conviver em harmonia, respeitando o espaço do outro e o seu direito de ser quem é. Além dos benefícios para a sociedade, proporciona a cada ser humano uma vida mais tranquila, sem estresse e com mais união.

O que é intolerância religiosa?

33 questões relacionadas encontradas

O que diz a lei sobre a intolerância religiosa?

O Brasil tem normas jurídicas que visam punir a intolerância religiosa. No Brasil, a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.

O que significa tolerância e intolerância religiosa?

A intolerância religiosa é o termo usado para exemplificar a incapacidade de aceitar e respeitar a religião ou crença de outros indivíduos. Ela é configurada principalmente pela discriminação, violência física e ideológica, ou qualquer ato que fira a liberdade de culto.

Qual a diferença entre tolerância e intolerância?

Se você abrir um dicionário e procurar o significado da palavra “tolerância” uma das definições que encontrará é: “boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas.” A intolerância então, seria o oposto disso, isto é, quando a tolerância não acontece.

Qual a diferença entre tolerância e intolerância à lactose?

A intolerância acontece quando o organismo se mostra incapaz, de forma parcial ou total, de digerir a lactose, ou seja, o açúcar que existe no leite e nos alimentos derivados dele. A alergia é mais comum em crianças, principalmente bebês. Já a intolerância é mais comum em adultos e idosos.

O que é a intolerância?

1 Qualidade de intolerante. 2 Falta de tolerância; rigidez. 3 Intransigência contra pessoas que têm opiniões, atitudes, ideologia, crenças religiosas etc.

O que podemos entender por uma pessoa tolerante?

Tolerância é um termo que vem do latim tolerare, que significa suportar ou aceitar. ... A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social.

Qual o significado das palavras intolerância religiosa é Estado laico?

Intolerância religiosa no Brasil

A partir da Constituição de 1891 houve a separação oficial dos assuntos religiosos e do Estado, ou seja, o país passou a ser laico. Isso significa que não é permitida a interferência de assuntos religiosos na atuação do Estado.

Quais são as causas da intolerância religiosa?

Os ataques vão de manifestações de preconceito na escola e no trabalho a ofensas pessoais, ameaças, danificação de imagens e até a destruição de terreiros.

Como superar a intolerância religiosa?

Informação e diálogo são ferramentas eficazes para combater a intolerância religiosa nas escolas. Ao entender que as religiões são manifestações culturais legítimas, os estudantes podem aprender a conviver com as diferenças, valorizar a diversidade e construir a própria identidade.

Como a intolerância religiosa é enquadrada criminalmente na lei brasileira?

Desta forma, a intolerância religiosa é uma prática ilegal e inconstitucional, sendo considerada crime, com pena dosada de um a três anos de reclusão, além do pagamento de multa, conforme a Lei de nº 9.459/1997.

Qual é a lei da intolerância religiosa?

No Brasil a intolerância religiosa é crime tipificado pela Lei 7.716/89, em seu artigo 1º, que embora seja clara a tipificação de crime, a informação ainda se faz distante de muitos, que amparam seus crimes em politicas sociais tendenciosas.

Como provar intolerância religiosa?

Para quem não sabe identificar como ocorre situações de intolerância, ela costuma se manifestar através de discriminação, profanação e agressões, além de ofensas e rechaço a religiões, liturgias e cultos.

Quais são as causas da intolerância?

A intolerância surge de diferentes maneiras. Sua forma mais comum acontece pela redução natural da concentração de lactase com o avançar da idade. Em episódios raros, o distúrbio tem origem genética.

Quais são as consequências da intolerância?

Essa intolerância prejudica a todos, pois provoca atraso no desenvolvimento do país. A Intolerância, seja de qualquer espécie – política, religiosa, opção sexual, raça ou cor – fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Qual é a relação entre a tolerância religiosa e o Estado laico?

É conhecido também como Estado Secular. ... Em alguns Estados laicos, há incentivo à religiosidade e à tolerância entre os credos, enquanto outros chegam a criar leis e mecanismos para dificultar a manifestação religiosa em público.

O que é Estado e religião?

A separação Igreja-Estado é uma doutrina política e legal que estabelece que o governo e as instituições religiosas devem ser mantidos separados e independentes uns dos outros. A expressão se refere mais frequentemente a combinação de dois princípios: secularismo do governo e liberdade religiosa.

Por que em um Estado laico se estuda a religião como uma área do conhecimento?

Estado laico ou secular é aquele que não se manifesta em assuntos religiosos, garante a liberdade religiosa e não adota religião oficial. ... O Estado laico surgiu junto ao republicanismo a fim de garantir que houvesse igualdade entre todos os cidadãos.

O que significa ser tolerante * sua resposta?

Assim, ser tolerante significa aceitar as opiniões diferentes das nossas sem a necessidade de intervir. Em geral, esse o indivíduo tolerante possui uma inteligência mental e emocional bem desenvolvidas. ... Cabe ressaltar que ser tolerante significa dar o respeito ao próximo, mas não significa concordar com isso.

O que é tolerância exemplos?

Aceitar é ser tolerante, é ter respeito pelo outro e essa atitude só faz bem tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Ser tolerante significa ter paciência, saber ouvir e pensar mais antes de agir. ... Não necessariamente quem é tolerante é bom porque ser bom exige uma completude muito maior do que a tolerância.

É uma pessoa tolerante?

Significado de Tolerante

adjetivo Indulgente; diz-se da pessoa que tolera, perdoa certos erros ou de quem expressa indulgência, clemência, misericórdia. Flexível; que aceita outras opiniões ou comportamentos diferentes dos seus.

Artigo anterior
Para mim ou por mim?
Artigo seguinte
O osso temporal articula-se com quais ossos?