Quais são os tipos de pintas na pele?

Perguntado por: Mauro Reis Azevedo  |  Última atualização: 24. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (40 avaliações)

Tipos de pintas: Entenda quais existem
  • Pintas Simples. Os formatos são variados e a quantidade delas varia conforme a genética. ...
  • Sardas. As sardas aparecem geneticamente e aumentam conforme a exposição ao sol. ...
  • Micoses. ...
  • Fitofotomelanoses. ...
  • Ceratoses Actínicas. ...
  • Manchas Escuras.

Que tipo de pinta devo me preocupar?

Procure um médico dermatologista se você observar que a pinta está crescendo, tornando-se assimétrica, com as bordas irregulares ou com alteração de cor (com diferentes tons de marrom, preto ou rosa).

Quais são os tipos de pintas?

Existem muitos tipos de pintas, tais como: nevos azuis, nevos displásicos ou atípicos, nevos de áreas especiais (face, couro cabeludo, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas, mamas e axilas), nevos em mucosas e genitais, entre outros.

Como são as pintas normais?

As pintas saudáveis nascem conosco e continuam surgindo principalmente até a juventude. Seu visual é bem variado: vai do marrom ao bege, pode ter relevo e pelos… Porém, mais importante do que a estética são as mudanças ao longo do tempo. Uma pinta normal não sofre modificações.

Como é a pinta de câncer?

Pinta preta ou castanha que muda de cor, textura e fica irregular nas bordas e cresce de tamanho; Mancha ou ferida que não cicatriza, continua crescendo e apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Tipos de Pintas e Seus Graus de Risco - Você Bonita (11/06/18)

20 questões relacionadas encontradas

Que tipo de pinta e perigosa?

Quando as manchas e pintas apresentam mais de uma tonalidade como tons de bege, marrom, preto, azul, branco ou vermelho, pode indicar uma doença grave, como o câncer de pele. Uma das características principais da presença de um câncer de pele é a presença de pintas grandes, maiores que seis milímetros.

Quais são as pintas mais perigosas?

Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;Mudança na textura da pele ou dor.

Como reconhecer pintas suspeitas?

Cor – Caso a pinta tenha vários tons, numa coloração irregular, com nuances de preto, marrom acinzentado e branco, é motivo de alerta. O sinal benigno habitualmente tem uma cor só. Diâmetro – Se o tamanho entre um lado e o outro ultrapassar mais de 6 milímetros, é importante investigar se há problemas.

Como é a pinta do melanoma?

Se você traçar uma linha no meio da lesão, as duas metades não coincidem, então parece diferente de uma verruga comum redonda para oval e simétrica. B é para Fronteira. As bordas do melanoma tendem a ser irregulares e podem ter bordas recortadas ou entalhadas. Pintas comuns tendem a ter bordas mais suaves e uniformes.

Quando desconfiar de uma pinta?

Um jeito de identificar se uma pinta ou mancha pode representar algum perigo é utilizar a escala do ABCDE: A de assimetria (se dividir a pinta em quatro partes, elas não são iguais) B de bordas irregulares. C de cores, que avalia a variação da coloração.

Como saber se a pinta é benigna?

Ademais, quando esses sinais são benignos, seguem um padrão: são pouco elevados, podem ter ou não pelos e não sofrem variações. Assim, as lesões mais suspeitas são as assimétricas, que possuem bordas irregulares, mudam de cor e crescem com o passar dos meses.

Quando a pinta pode ser perigosa?

Se a pinta tiver pelo significa que é mais perigosa? Em geral, essas pintas aparecem na primeira infância e são inofensivas, mas devem ser vistas pelo médico, especialmente se tiverem mais de 6 milímetros de diâmetro.

O que causa o surgimento de pintas?

As pintas aparecem quando se formam “bolinhos” de melanócitos sob a pele. Os melanócitos são as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.

É normal aparecer uma pinta do nada?

Segundo Francine Smythe, médica de família e comunidade da Alice, as pintas podem nascer junto com a gente ou ser adquiridas ao longo da vida, principalmente até os 30 anos. “Chamamos as pintas presentes desde o nascimento de nevos melanocíticos congênitos e elas ocorrem por uma predisposição genética”, explica.

Como desconfiar de uma pinta?

Suspeite se houver assimetria. B - Bordas: as bordas das pontas devem ser regulares. Caso sejam recortadas, como um mapa, é preciso investigar. C - Cor: a coloração deve ser homogênea para não representar riscos.

O que são pintinhas marrons na pele?

Manchas escuras na pele podem estar associadas ao acúmulo de melanina devido ao abuso da exposição solar ou por questões hormonais. Normalmente aparecem nas mãos, no colo e nas costas. A queimadura química, como a queimadura por limão, também pode gerar manchas escuras na pele.

Quando a pinta vira câncer?

Segundo a Dra. Keila, pessoas de pele clara que apresentam mais de cinquenta pintas pelo corpo ou que costumam ficar expostas ao sol por muito tempo sem proteção são candidatas a desenvolver o câncer.

Quais os 4 tipos de melanoma?

Há quatro tipos principais de melanoma: extensivo superficial, nodular, lentigo maligno e acral-lentiginoso.

Onde o melanoma costuma aparecer?

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.

Quais são os primeiros sinais de câncer de pele?

Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram; Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

O que é uma pinta maligna?

Trata-se de uma lesão maligna potencialmente grave, que pode surgir na pele, nas membranas mucosas, nos olhos e no sistema nervoso central, com grande risco de produzir metástases e com altas taxas de mortalidade nos estágios mais avançados.

Qual a cor da mancha do câncer de pele?

Uma mancha vermelha escamosa persistente com bordas irregulares que às vezes forma crostas ou sangra. Um crescimento elevado com uma depressão central que ocasionalmente sangra. Pode aumentar rapidamente de tamanho. Uma ferida aberta que sangra e forma crostas e persiste por semanas.

Como saber se uma pinta é maligna?

E as pintas malignas?
  1. Assimetria: já que pintas saudáveis costumam ser simétricas;
  2. Borda: irregulares, com curvas e pontas;
  3. Cor: especialmente preta e com manchas de outras tonalidades;
  4. Diâmetro: acima de 5 milímetros;
  5. Evolução: se o crescimento for repentino e rápido.

Quando um sinal na pele é preocupante?

"Assimétrico": se o sinal tem contornos irregulares, está mais propenso a se tornar canceroso. "Bordas": enquanto as do melanoma tendem a ser rugosas e ásperas, as bordas dos nevos benignos são, antes, lisas. "Cor": sinais de cor uniforme, geralmente um tom único de marrom, têm mais chances de ser inofensivos.

O que é uma pinta irregular?

pintas atípicas, também conhecido como nevos displásicos, são verrugas de aparência incomum que apresentam características irregulares sob o microscópio. Embora benignos, eles merecem mais atenção porque indivíduos com pintas atípicas correm maior risco de melanoma, um perigoso câncer de pele.

Artigo anterior
Em que EP Luffy ganha de Doflamingo?
Artigo seguinte
Como saber se os números são Divisiveis?