Quem tem o dever de indenizar?

Perguntado por: José Vítor Teixeira de Silva  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

O artigo 927 do Código Civil preceitua que “Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”. A obrigação de indenizar é daquele que provocou (também por ato de omissão) o prejuízo.

Quem deve indenizar?

TODO AQUELE QUE CAUSA UM DANO A OUTREM DEVE INDENIZAR. NA HIPÓTESE, O QUE MUDA É A DEMONSTRAÇÃO DA CULPA QUE, DE LOGO, SE APRESENTA DE FORMA OBJETIVA, ISTO É, SEM A NECESSÁRIA EXIGIBILIDADE DE SUA DEMONSTRAÇÃO POR PARTE DO AGENTE QUE SOFREU OS DANOS.

Quando o consumidor tem direito à indenização?

Na hipótese de ocorrência de dano na relação contratual, provocado pelo fornecedor, (por exemplo: defeito ou má qualidade de produto, atraso na entrega, etc.), o fornecedor estará obrigado à indenizar o consumidor na proporção do dano causado e relativa aos respectivos bens e/ou serviços adquiridos.

Qual é o objetivo da responsabilidade civil?

O objetivo da Responsabilidade civil é reparar o dano causado que tenha levado a diminuição do bem jurídico da vítima, sendo que sem dano não há reparação, só podendo existir a obrigação de indenização quando existir dano, que pode ser de ordem material ou imaterial.

Quem comete ato ilícito tem o dever de indenizar?

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Responsabilidade Civil do Médico Cirurgião Plástico. Dever de Indenizar.

42 questões relacionadas encontradas

Quem comete ato ilícito tem o dever de reparar?

Tem-se assim, no nosso diploma legal o ilícito como fonte da obrigação de indenizar danos causados à vitima. Logo, a lei impõe a quem o praticar o dever de reparar o prejuízo resultante. ... Sempre, pois, que alguém, culposamente, lesa um dos direitos absolutos, causando prejuízo a seu titular, comete ato ilícito.

Quando se caracteriza o ato ilícito?

Ato ilícito é todo aquele que viole o ordenamento jurídico, ou seja, todo aquele que viole direito e cause danos a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. ... Entretanto, quando ocorre uma conduta licita porem exercida de maneira imprópria, caracteriza abuso de direito.

O que é a responsabilidade civil?

O nosso ordenamento penal não havia conhecido ainda o denominado “responsável civil”. ... O reponsável civil “é aquele que pode responder civilmente, no Jecrim, pela conduta do autor do fato”, ou seja, é aquele que seria acionado no âmbito cível para indenizar os prejuízos causados à vítima da Ipempo.

Quais são as responsabilidade civil?

Quais são os tipos de responsabilidade civil? Em síntese, a responsabilidade civil é classificada pela doutrina tanto em função da culpa (responsabilidade objetiva e subjetiva), como também em função da natureza (responsabilidade contratual e extracontratual).

Quais são os elementos da responsabilidade civil?

Os elementos ou pressupostos gerais da responsabilidade civil são os seguintes: conduta ou ato humano, nexo de causalidade e o dano ou prejuízo. A culpa não é um elemento geral da responsabilidade civil e, sim, um elemento acidental.

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Quais são as ações do Direito do Consumidor?

O Direito do Consumidor é um ramo relativamente novo do Direito brasileiro e é responsável por cuidar dos casos relacionados ao consumo e a defesa dos direitos que a pessoa, seja ela física ou jurídica, possui em relação a um determinado produto, bem ou serviço.

Quais são os direitos do consumidor?

No art. 6º, o CDC traz os direitos básicos do consumidor, que são: Direito à vida, saúde e segurança, que assegura que produtos e serviços não trazem riscos dessa ordem aos consumidores; ... Direito ao serviço público adequado e eficaz, pois esse tipo de serviço deve ser garantido pelos órgãos públicos.

Quem responde pelos cartórios?

Responsabilidade do oficial

Somente o oficial à época do ato danoso é que responde. A responsabilidade é pessoal dele. Novo delegatário de serviço notarial e de registro não responde por ato danoso praticado pelo anterior.

Quanto ganha um processo por danos morais?

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos.

Qual a diferença entre responsabilidade civil e criminal?

A responsabilidade civil acontece quando o dano recai sobre a vida privada das pessoas, causando-lhes prejuízos de ordem econômica, que geram o dever de indenizar caso comprovada a culpa do agente. Já a responsabilidade criminal diz respeito a um dano de ordem pública, isto é, do individuo para com a sociedade.

Quais são os tipos de responsabilidade que existem?

A responsabilidade pode ser classificada em diferentes grupos, então os tipos de responsabilidades mais proeminentes são as seguintes:
  • Social;
  • Ambiental;
  • Civil;
  • Criminal (ou delitiva);
  • Administrativa;
  • Moral;
  • Política;
  • Ministerial;

O que é o dano na responsabilidade civil?

Dano é toda lesão a um bem juridicamente protegido, causando prejuízo de ordem patrimonial ou extrapatrimonial. Sem que tenha ocorrido dano a alguém, não há que se cogitar em responsabilidade civil.

O que é a responsabilidade solidária?

Responsabilidade solidária - havendo pluralidade de devedores, o credor pode cobrar o total da dívida de todos ou apenas do que achar que tem mais probabilidade de quitá-la. ... Todos os devedores são responsáveis pela totalidade da obrigação. O devedor que pagar o total deve receber dos demais a parte que pagou por eles.

O que são os pressupostos da responsabilidade civil?

Em resumo, portanto, são quatro os pressupostos da responsabilidade civil ordinária: conduta, dano, nexo de causalidade e culpa. Vale dizer, ainda que de passagem, que este último não é exigido na responsabilidade objetiva (mas isto será tema para outro artigo).

Quais os elementos objetivos do ato ilícito?

Os elementos objetivos são: a ação ou a omissão humana (conduta) causadora de dano e a violação do direito de outrem ou a lesão a bem jurídico alheio (antijuridicidade).

O que é ato ilícito exemplos?

Ato jurídico ilícito é toda atuação humana, omissiva ou comissiva, contrária ao Direito. ... Também estes são ilícitos para o Direito Civil, na medida em que causam danos ressarcíveis. Exemplos seriam o homicídio, as lesões corporais, uma batida de carros, o estilhaçar de uma vidraça etc.

Qual o ato ilícito com intenção de causar danos?

b) Dolo ou culpa - O dolo demonstra a intenção do agente em causar o dano, uma violação deliberada do dever de não lesar a outrem. Enquanto a culpa opera com a conduta não diligente, pouco cuidadosa, que por sua imprudência, negligência ou imperícia culmina no dano a outrem.

O que diz o artigo 186 do Código civil?

186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. Art. 187.

O que é uma conduta ilícita?

A conduta contrária ao ordenamento jurídico, ainda que não seja feita de forma consciente e livre, é considerada como ilícita, indicando que o ato ilícito nada mais é que a antijuridicidade da conduta do agente, violando um dever jurídico preestabelecido na sociedade.

Artigo anterior
Como saber quais os dias férteis?
Artigo seguinte
O que significa alimentos de época?