Quais os elementos estáveis?

Perguntado por: Victória Isabel Mendes Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)

Os gases nobres são elementos químicos situados no grupo dezoito da Tabela Periódica e são conhecidos pela sua estabilidade. Esses elementos químicos são estáveis porque sua configuração eletrônica faz com que todas as suas camadas sejam completas fazendo com que ele não precise doar ou receber elétrons.

O que é um elemento estável?

O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada.

Como os elementos se estabiliza?

Para atingir tal estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência.

Quais os átomos são estáveis sozinhos?

Estabilidade dos gases nobres

Os gases nobres são encontrados na natureza na forma de átomos isolados porque eles têm a última camada da eletrosfera completa, ou seja, com 8 elétrons. Mesmo o hélio, com 2 elétrons, está completo porque o nível K só permite, no máximo, 2 elétrons.

Quais são os elementos estáveis na Tabela Periódica?

Os elementos químicos dessa família são:
  • Hélio (He)
  • Neônio (Ne)
  • Argônio (Ar)
  • Criptônio (Kr)
  • Xenônio (Xe)
  • Radônio (Rn)

Processos estáveis e instáveis

41 questões relacionadas encontradas

Como saber se o elemento é estável?

A Teoria do Octeto determina que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência com oito elétrons. Sendo assim, o átomo é considerado estável quando apresentar 8 elétrons em sua última camada da eletrosfera.

Quando um átomo é considerado estável?

A teoria do octeto diz que, para um átomo ficar estável, ele deve possuir oito elétrons na camada mais externa ou dois elétrons, se a camada é a K.

Como saber qual estrutura é mais estável?

Quanto mais ligações covalentes uma estrutura tem, mais estável ela é.

Por que os átomos estão ligados é não somente isolados?

Isso ocorre porque os átomos têm a capacidade de realizar ligações químicas com outros átomos, que podem ser do mesmo elemento ou de elementos diferentes. Essas ligações são tão fortes que se não sofrer nenhuma influência externa, na maioria dos casos, os átomos permanecerão unidos como estão.

Como saber com quantos elétrons cada elemento se estabiliza?

Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade. Isso quer dizer que não se ligará a outros átomos, pois não apresenta tendência a ganhar ou perder elétrons.

Quantos elétrons o alumínio se estabiliza?

O alumínio ficou estável com apenas seis elétrons na camada de valência.

Quais as exceções à regra do octeto?

A exceção mais comum na regra do octeto é o caso do Hélio, que tem apenas dois elétrons. Além dele, há outros elementos que descartam oito elétrons para obterem a estabilidade.

O que significa dizer que um átomo é instável?

O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade. De uma forma geral, o núcleo é instável se seu número de prótons é igual ou superior a 84.

Qual é a diferença entre um átomo estável é um átomo instável?

Basicamente, significa que todo átomo que tenha 8 elétrons na sua camada de valência tem estabilidade. É esse o caso dos gases nobres. Todos eles têm a camada de valência completa. Em contrapartida, átomos instáveis são aqueles que têm menos de 8 elétrons na parte mais externa da sua eletrosfera.

Qual o grupo dos elementos que são estáveis energeticamente?

Gases Nobres. Elementos pertencentes ao grupo dos gases nobres.

Como saber qual estrutura de Lewis é mais estável?

Segundo a regra do octeto, os átomos são mais estáveis quando conseguem oito elétrons na camada de valência, sejam pares solitários ou compartilhados mediante a ligação covalente.

Como identificar a estrutura de ressonância?

As estruturas de ressonância é uma representação gráfica da densidade eletrônica ao longo da molécula 2. Ao escrever as estruturas de ressonância só nos é permitido mover elétrons; 3. Todas as estruturas devem ter estruturas de Lewis apropriadas.

Quais são as três situações que permitem a estabilidade dos átomos de um elemento químico?

Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.

Quando um átomo perde ou ganha elétron ele se torna?

Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa. Por outro lado, se o átomo perder elétrons, ele fica com carga positiva e é chamado de cátion.

O que é capaz de promover a estabilidade de um átomo?

Constituintes do núcleo do átomo e responsáveis por sua estabilidade, os nêutrons tornam-se essenciais à matéria em virtude de não apresentarem carga elétrica.

Qual o elemento químico mais instável?

Se você achava que o urânio era algo surpreendente, é porque você ainda não conhecia o polônio. Ele é o elemento com maior índice de radioatividade encontrado na natureza, ou seja, com o núcleo mais instável.

Qual é o elemento mais pesado da tabela periódica?

Quando se trata de elementos químicos, a densidade dos elementos aumenta na direção do centro da tabela periódica. Portanto, os elementos mais densos são metais: o ósmio (22,6 g/cm3) e o irídio (22,5 g/cm3).

Qual o elemento químico mais raro do universo?

Uma cobaia foi usada para descobrir o astato, o elemento mais raro do mundo.

Artigo anterior
Qual o objetivo da disciplina eletiva?
Artigo seguinte
Qual a utilidade da páprica?