Quem tem legitimidade para decretar a intervenção estadual?

Perguntado por: Patrícia Santos  |  Última atualização: 2. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)

Decreto. A intervenção estadual é realizada pelo Estado. Então, em vez de ser decretada pelo Presidente da República, ela deverá ser decretada pelo Governador do Estado.

Quem tem legitimidade para requerer a intervenção?

LEGITIMIDADE PARA PROMOVER A INTERVENÇÃO. ... I - O Ministério Público tem legitimidade para requerer a intervenção estadual no município nos termos do art. 17, II , da Constituição Estadual que, seguindo o modelo delineado pela Constituição Federal , confere legitimidade de representação ao Procurador Geral de Justiça.

Quem pode propor ADI interventiva estadual?

A legitimidade ativa para a propositura da ADIn interventiva estadual é conferida, no artigo 129, IV, da CRFB/88, ao Procurador-Geral de Justiça. A ADIn interventiva federal tem como objeto lei ou ato normativo estadual que desobedecer aos princípios constitucionais sensíveis da Constituição, já mencionados.

Quais são os legitimados a propositura da representação interventiva?

O legitimado passivo na ADI interventiva é o ente federativo onde se verificou a violação do princípio constitucional sensível. É a Lei n.º 12.562/2011 que regulamenta o art. 36, III, da Constituição Federal, estabelecendo o procedimento de julgamento da ADI interventiva perante o STF.

Quem tem competência para decretar a intervenção federal?

Compete ao Presidente da República decretar e executar a intervenção nas hipóteses do artigo 34 da CF , entre as quais está a manutenção da integridade nacional. ... Compete privativamente ao Presidente da República: X - decretar e executar a intervenção federal; Art.

Intervenção Federal e Estadual - Disposições Gerais

31 questões relacionadas encontradas

Qual o procedimento para intervenção federal?

O Presidente da República formaliza a intervenção por meio de Decreto Presidencial, depois de ouvir os Conselhos da República e da Defesa, especificando o prazo, amplitude e condições da intervenção. ... A intervenção federal só deve ocorrer quando não houver outra medida capaz de solucionar a questão.

O que diz o artigo 34 da Constituição Federal?

– suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior (art. 34, V, “a”, CF); – deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas na Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei (art. 34, V, “b”, CF).

São legitimados para propor ação direta de inconstitucionalidade interventiva?

I - O Procurador-Geral da República é o único legitimado para propor, perante o Supremo Tribunal Federal, ação direta de inconstitucionalidade interventiva da União nos Estados.

O que é representação interventiva?

A representação interventiva é uma medida utilizada diante de algumas situações previamente dispostas no texto da Constituição Federal e seu início no ordenamento jurídico constitucional vem desde a Constituição de 1934 tendo sido apresentada como medida titular do Procurador Geral da República perante o Supremo ...

O que é ação de representação interventiva?

A representação interventiva federal ou ação direta interventiva é instrumento capaz de assegurar a manutenção do modelo federativo, evitando, por exemplo, a sua possível desagregação.

Quem pode propor ação direta de inconstitucionalidade?

Podem propor ADI e ADC: (i) o Presidente da República; (ii) a Mesa do Senado Federal; (iii) a Mesa da Câmara dos Deputados; (iv) a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; (v) o Governador de Estado ou do Distrito Federal; (vi) o Procurador-Geral da República; (vii) o Conselho ...

São legitimados para propor ação direta de inconstitucionalidade interventiva os mesmos que têm legitimação para propor ação direta de inconstitucionalidade genérica?

São legitimados para propor ação direta de inconstitucionalidade interventiva os mesmos que têm legitimação para propor ação direta de inconstitucionalidade genérica. I e II. I e III. II e IV.

Como funciona a ADI interventiva?

® A ADI interventiva apresenta-se como um dos pressupostos para a decretação da intervenção federal, ou estadual, pelos Chefes do Executivo, nas hipóteses previstas na Constituição. ® Assim nessa modalidade de procedimento, quem decreta a intervenção não é o Judiciário, mas o Chefe do Poder Executivo.

Quem terá legitimidade para decretar a intervenção efetiva no município?

O Estado possui competência para intervir nos municípios situados em seu território. ... A decretação da intervenção é um ato político executado sempre, exclusivamente pelo Chefe do Poder Executivo (Presidente da República) e Governador de Estado.

Quem pode requerer amicus curiae?

“O amicus curiae é um terceiro que ingressa no processo para fornecer subsídios ao órgão jurisdicional para o julgamento da causa. Pode ser pessoa natural ou jurídica, e até mesmo um órgão ou entidade sem personalidade jurídica (art. 138).

Quem tem legitimidade para instaurar o incidente de desconsideração da personalidade jurídica?

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo. ... O Ministério Público só pode requerer a instauração do incidente nas causas em que atuar, seja como parte, ou como fiscal da lei (hipóteses do art. 178).

O que significa a palavra interventiva?

adjetivo Que diz respeito a intervenção. Etimologia (origem da palavra interventivo). Do latim interventu.

O que é uma representação de inconstitucionalidade?

Representação de inconstitucionalidade constitui processo de caráter objetivo, que não tem partes, cuja causa de pedir é aberta, que não admite desistência, que permite e até deseja a participação ativa de atores sociais especializados.

Qual a finalidade da ADI?

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) é a ação que tem por finalidade declarar que uma lei ou parte dela é inconstitucional, ou seja, contraria a Constituição Federal. A ADI é um dos instrumentos daquilo que os juristas chamam de “controle concentrado de constitucionalidade das leis”.

O que é ação direta de inconstitucionalidade interventiva?

A Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva consiste numa espécie de controle de constitucionalidade concentrado que visa declarar inconstitucional determinada medida de um Estado ou do Distrito Federal em que há ofensa a algum dos princípios constitucionais sensíveis.

Qual a diferença entre ADI e ADI interventiva?

A ADI interventiva, como o próprio nome já diz, é voltada para casos de violação de alguns princípios constitucionais específicos, gerando uma intervenção federal. E, por sua vez, a ADI por omissão tem por finalidade o combate da inércia do Poder Público na criação de leis.

Quando a intervenção for decidida por ação direta interventiva quem deve decretar a intervenção?

8) Decreto do Presidente da República.

A intervenção federal deverá ser decretada pelo Presidente da República, devendo se limitar a suspender a execução do ato impugnado, se esta medida for suficiente para se restabelecer a normalidade.

O que significa artigo 34 do Código Penal?

Art. 34 - O condenado será submetido, no início do cumprimento da pena, a exame criminológico de classificação para individualização da execução. § 1º - O condenado fica sujeito a trabalho no período diurno e a isolamento durante o repouso noturno.

O que diz o artigo 35 da Constituição Federal?

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - 1988. IV - o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

Quais os motivos da ocorrência de uma intervenção federal?

Dentre os motivos para a acionamento de uma intervenção estão: garantir a integridade constitucional; manter a ordem pública; reorganizar as finanças dos estados e dos municípios, entre outras que serão discutidas nesse artigo.

Artigo anterior
O que estudar para ser da PRF?
Artigo seguinte
Quanto custa um koenigsegg agera?