Quem tem hérnia no umbigo pode ter filhos?

Perguntado por: Rafael Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (18 avaliações)

Sim, quem tem hérnia umbilical pode engravidar, pois a hérnia não oferece risco para mãe ou para o bebê, desde que a hérnia no umbigo não seja muito grande ou não provoque muita dor.

Estou grávida e tenho hérnia umbilical?

Normalmente o problema não afeta a saúde do bebê e da mãe, e também não atrapalha no momento do parto. Além disso, o esforço gerado durante o parto também pode provocar o surgimento da hérnia. Porém, a hérnia umbilical na gravidez, não é grave e é muito difícil de ter algum tipo de complicação.

Quem tem hérnia no umbigo pode ter parto normal?

A hernia umbilical não contra-indica o parto normal e não indica um parto cesárea. Com hérnia ou sem hérnia, o risco de um parto cesárea pode ser 60 vezes maior que do parto normal, para você e seu bebê.

O que não pode fazer quem tem hérnia umbilical?

“O ideal é sempre evitar movimentos que provoquem aumento da pressão intra-abdominal, como levantar peso, por exemplo. A dor deve ser um sinal de alerta ao praticar atividades físicas permitidas, como tênis e natação, em caso de sintomas é necessário parar a atividade imediatamente”, explica.

Qual o perigo da hérnia no umbigo?

Hérnia umbilical - complicações

Ou seja, o sangue não circula porque existe uma obstrução à sua passagem e ocorre necrose (o tecido morre). Devido à necrose, pode ocorrer uma inflamação / infeção da cavidade abdominal e peritonite, que em último caso pode levar o doente à morte.

Hérnia no Umbigo na Gravidez Por Dr. Fabio Atui 15/06/2015

44 questões relacionadas encontradas

Qual a hérnia mais perigosa?

✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações.

O que acontece quando a hérnia está perto de estourar?

Essa porção do intestino que é afetada se desprende e uma perfuração é causada no órgão, fazendo com que fezes e o seu líquido interior, chamado de líquido intestinal, vazem para toda a cavidade abdominal. Como consequência dessa ocorrência, o paciente pode acabar falecendo.

O que faz mal para hérnia?

“Evite café preto, chá preto e derivados, bebidas alcoólicas, chocolates e achocolatados, assim como alimentos muito ácidos ou condimentados. O ideal é que o paciente não se deite logo após comer e eleve a cabeceira da cama para evitar sintomas. Fumar também pode levar a quadros de refluxo”, alerta.

Quem tem hérnia umbilical pode carregar peso?

Pegar peso não é indicado, devido a passagem do conteúdo herniário (normalmente gordura intra-abdominal - epíplon) através do orifício herniário durante o esforço físico, o que pode, em alguns casos, levar a complicações e até a uma necessidade de cirurgia de urgência.

Quem tem Ernia umbilical pode malhar?

Não. Se tem hérnia umbilical deve primeiro fazer uma avaliação médica criteriosa antes de continuar malhando. Levantar pesos na academia ou fazer exercícios físicos que exigem muita força aumenta a pressão dentro do abdômen e empurra a hérnia umbilical para fora.

Pode fazer parto normal com hérnia?

A hernia inguinal não contra-indica um parto normal e não é indicação de parto cesárea. Se você estiver bem, se o seu bebê estiver bem e se seus exames estiverem bem, o parto normal pode ser realizado.

Como tratar hérnia umbilical na gravidez?

A cirurgia de hérnia umbilical, também chamada de herniorrafia, é a forma de tratamento mais eficaz para a hérnia umbilical e é feita com o objetivo de solucionar o problema e evitar complicações, como infecção intestinal ou morte de tecidos devido à alteração da circulação sanguínea na região.

Pode fazer cirurgia de hérnia estando grávida?

Não é recomendável, exceto em casos de urgência/emergência. A gravidez é um fator de risco para recidiva da hérnia, uma vez que há aumento da cavidade abdominal.

Porquê da hérnia umbilical na gravidez?

Hérnia umbilical pode surgir depois da gravidez

A hérnia surge em decorrência de uma forte pressão interna na região abdominal. Essa pressão pode ser causada por obesidade, constipação intestinal (prisão de ventre), tosses crônicas, esforço físico repetitivo e também a gravidez.

O que fazer para aliviar a dor no umbigo na gravidez?

Como aliviar a dor no umbigo
  1. Dormir de barriga para cima ou de lado;
  2. Usar uma cinta própria para a gravidez. ...
  3. Participar em atividades dentro de água, para aliviar o peso sobre a barriga e costas;
  4. Utilizar roupa confortável, de algodão e pouco apertada;
  5. Aplicar um creme hidratante ou manteiga de cacau na pele do umbigo.

O que pode causar hérnia na gravidez?

O que causa a hérnia abdominal

A hérnia acontece quando há algum enfraquecimento do tecido da barriga, que pode ser genético, ou que pode surgir após um aumento da pressão dentro da barriga, como acontece em atividades que exigem muito esforço físico, devido à obesidade ou à gravidez, por exemplo.

Como diminuir hérnia umbilical naturalmente?

Sabendo que não é possível ter como curar hérnia umbilical naturalmente, é preciso recorrer aos tratamentos clinicamente comprovados. O tratamento e cura da hérnia ocorrem por meio da cirurgia de hérnia, que pode ocorrer por meio de videolaparoscopia.

Quem tem hérnia pode comer o quê?

Alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, vegetais e frutas frescas podem ser grandes aliados dos portadores de hérnia hiatal. Esses alimentos ajudam no bom funcionamento do intestino e impedem a prisão de ventre, um problema que agrava a hérnia por causa da dilatação do abdômen.

Quem tem hérnia pode comer tudo?

Não existe nenhuma restrição alimentar específica para os pacientes com hérnias da parede abdominal. No entanto, é recomendado evitar o ganho de peso para evitar a piora dos sintomas, o aumento de tamanho da hernia e para diminuir as complicações.

Qual a melhor alimentação para quem tem hérnia?

Quais alimentos preferir na dieta para hérnia hiatal

Beber líquido entre as refeições. Laticínios (leite, queijo e iogurtes) desnatados para facilitar a digestão. Última refeição fazer 3 a 4 horas antes de dormir. Comer com calma e mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão.

Como saber se a hérnia está prestes a estourar?

Conheça os sintomas de complicações: dor intensa, com inchaço pronunciado e súbito, que pode ser seguido por náuseas e vômitos, e interrupção total ou dificuldade da eliminação de gases e fezes. Caso apresente os sintomas acima, procure uma unidade de pronto-atendimento.

Como saber se a hérnia estrangula?

Os sintomas de uma hérnia inguinal estrangulada são a dor intensa, vermelhidão e sensibilidade na região da hérnia. Outros sintomas associados podem ser náuseas, vômitos, febre e uma sensação geral de mal estar. No caso desses sintomas, é importante o paciente consultar o médico imediatamente.

O que acontece se não operar a hérnia?

O paciente que têm indicação cirúrgica e deixa de realizar o tratamento para hérnias abdominais pode sofrer complicações como o encarceramento e o estrangulamento. Nos casos dessas complicações o paciente geralmente tem a indicação de cirurgia de emergência, o que sempre está associado a maiores riscos.

É perigoso a cirurgia de hérnia?

Nas cirurgias eletivas de hérnias não complicadas o risco habitualmente é muito pequeno. As complicações mais comuns são as anestésicas, a infecção e a recidiva da hérnia. Devido ao estrangulamento da hérnia, os riscos das cirurgias de emergência são muito maiores.

Quando a hérnia e perigosa?

Existem duas ocasiões em que a hérnia pode matar. A primeira é quando ocorre estrangulamento do intestino. O segundo caso é quando há a obstrução intestinal.

Artigo anterior
O que fazer para os mosquitos não picarem meu bebê?
Artigo seguinte
Qual é a entrada de fone de ouvido no PC?