O que é corte no desenho técnico?

Perguntado por: Guilherme Filipe Pinho  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (72 avaliações)

Corte é a denominação dada à representação de um produto secionada por um ou mais planos virtuais (planos secantes). No corte se representa tudo o que está atrás do plano secante, sendo que as linhas que estavam invisíveis nas vistas ortogonais passam a ficar visíveis.

O que é um corte em um desenho técnico?

Em desenho técnico, o corte de uma peça é sempre imaginário. Ele permite ver as partes internas da peça. Na posição em corte, a superfície imaginada cortada é preenchida com hachuras. Elas são linhas estreitas que, além de representarem a superfície imaginada cortada, mostram também os tipos de materiais.

Quais são os tipos de cortes desenho técnico?

No Desenho Técnico existem dois tipos de corte: – o corte longitudinal (corte B-B), e o – corte transversal (corte C-C). Alguns elementos mecânicos não devem ser cortados por planos que os secionem longitudinalmente, de uma maneira geral estes planos são os que mostram a maior área da peça hachurada.

Como representar um corte desenho técnico?

A seção de corte é representada através da linha que chamamos de traço ponto idêntica que representa a simetria de um desenho técnico, apenas com a diferença de conter nas extremidades traços mais longos que os demais.

O que é corte em perspectiva?

Na representação de Cortes em Perspectiva é igualmente adoptado o conceito de corte nos termos definidos , pelo Que de modo semelhante se considera a supressão da parte da peça entre o observador e o(s) plano(s) de corte considerado(s).

Desenho Técnico: Cortes e Seções

37 questões relacionadas encontradas

O que é um corte de secção?

Conceitualmente, uma seção é uma superfície resultante da interseção de um plano secante com a peça. Distinguem-se dos cortes por representarem somente a interseção do plano secante com a peça, não englobando aquilo que se encontra além desse plano.

Qual a diferença entre o corte longitudinal e transversal?

Os cortes transversais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos secundários de objetos ou edificações. Os cortes longitudinais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos principais de objetos ou edificações.

Como indicar o plano de corte?

O “traço” do plano de corte " deve ser indicado em uma vista perpendicular ao mesmo – este plano deve ser representado através de linha tipo traço-ponto larga que se prolonga para fora do contorno da peça.

Em que Vista está representado o corte?

A vista frontal está representada em corte porque o observador imaginou o corte vendo o modelo de frente. Sob a vista representada em corte, no caso a vista frontal, é indicado o nome do corte: Corte AA.

Como nomear os cortes?

O sentido de visualização dos cortes deve ser indicado em planta, bem como a sua localização. CORTES é feita na direção dos extremos mais significantes Do espaço cortado. O sentido de visualização dos cortes deve ser indicado em planta, bem como a sua localização.

Quais os principais elementos representativos de um corte?

Representação de elementos em corte - Desenho arquitetônico
  • As paredes. Nos cortes as paredes aparecem desenhadas de duas formas básicas. ...
  • Fundações e pisos. As fundações serão representadas em função da tipologia a ser adotada na construção. ...
  • Esquadrias. ...
  • Lajes e forros. ...
  • Escadas. ...
  • Cobertura. ...
  • Informações. ...
  • Níveis.

Quais são as vistas que estão representadas em corte total?

A vista frontal e a vista lateral estão representadas em corte, mas para desenhar a perspectiva, você deve imaginar a peça sem os cortes.

Como representar corte total?

A ABNT de- termina o uso de duas letras maiúsculas repetidas para designar o corte: AA, BB, CC etc. Quando o corte é representado na vista frontal, a indicação indicação indicação do corte pode ser feita na vista superior, como no exemplo anterior, ou na vista lateral esquerda, como mostra a ilustração a seguir.

Qual é a diferença entre Vista e corte?

As vistas com detalhes suprimidos são denominadas como parciais. Cortes O corte é uma divisão, é a separação da parte relevante de um todo, realizado por um plano imaginário.

Em que vista devem ser indicados os planos de corte?

d) Em que vista devem ser indicados os planos de corte? · na vista superior; · não há necessidade de indicar os planos de corte. e) Os elementos internos não atingidos pelo corte: · devem ser representados na vista em meio-corte pela linha tracejada estreita; · não devem ser representados na vista em meio-corte.

Que nome recebe o corte AA?

Corte transversal (AA)

Qual a aplicação da linha de corte em um desenho?

APLICAÇÕES DE CORTES NO DESENHO TÉCNICO

O corte é um recurso usado para facilitar a interpretação de desenhos técnicos, seu objetivo é obter uma projeção onde as partes internas de uma peça, máquina ou instalação possa ser visualizadas de forma mais clara.

Como é um corte longitudinal?

O corte longitudinal é um processo de fabricação industrial que consiste no cisalhamento (corte) de uma bobina metálica em várias tiras com larguras menores, no mesmo sentido do fluxo de processamento da bobina. Estas tiras serão rebobinadas, formando vários rolos com larguras menores..

Qual a diferença entre estudos longitudinais e transversais?

Diferença entre estudo transversal e longitudinal

Se o método transversal é sobre o que está acontecendo em um dado momento, os estudos longitudinais são sobre períodos longos.

Para que serve um corte longitudinal?

Seções – Seção transversal e longitudinal, ou seja, cortes que são obtidos por planos verticais que interceptam as paredes, janelas, portas e lajes no desenho, com a finalidade de permitir esclarecimentos de detalhes construtivos, executivos, que venham facilitar a execução da obra.

Qual a finalidade do corte parcial em um desenho?

Existem peças não simétricas que os detalhes internos se concentram numa área específica, não sendo necessário realizar um Corte Total da peça. Nestes casos, é utilizado o Corte Parcial. Consiste em assinalar a representação do posicionamento do plano de corte na vista mais adequada.

Qual a função das plantas de corte?

A sua função principal é complementar as informações da planta baixa, principalmente no que se refere às alturas dos componentes da edificação. ... Essa “fatia” pode ser no eixo transversal, mostrando as laterais do edifício ou longitudinal, da frente para os fundos.

O que são vistas ortográficas?

Conceito de vistas ortográficas: São as projeções ortogonais nos planos horizontal, vertical e laterais de projeção.

O que são vistas seccionais Cite exemplos?

Os cortes, também chamados de vistas seccionais, são desenhos obtidos através da projecção cilíndrica ortogonal (tal qual as vistas ortográficas), considerando que a peça foi seccionada por um plano e a parte da peça localizada entre o observador e o plano secante foi removida, conforme ilustrado na Fig. 1.

Artigo anterior
Quem foi campeão da Fazenda 2021?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre amor e ciúmes?