Quem tem competência para criação transformação e extinção de cargos públicos FC?

Perguntado por: Lorena Rafaela de Guerreiro  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

Legislação e doutrina
O artigo 48, X, da CF/88 estabelece que cabe ao Congresso Nacional dispor a criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, matéria que é de competência da União.

Quem pode extinguir cargos públicos?

Conforme a norma atual, a extinção de cargos apenas pode ser aplicada por meio da aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional. Logo, o presidente da República não tem poderes para extinguir cargos do serviço público através de decretos presidenciais, por exemplo.

Quem cria os cargos públicos?

2º, CRFB/88), a Constituição dispõe que compete à Câmara, sem a sanção do chefe do Poder Executivo, dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação e transformação ou extinção dos cargos públicos.

Quem pode extinguir cargo público vago?

Com o objetivo de organizar a administração federal, o presidente da República pode, mediante decreto, extinguir cargo público, quando vago, bem como órgão público.

Como se dá a criação de cargos públicos?

Cargos são criados por atos normativos formais. Assim, é importante perquirir a iniciativa legislativa na criação, extinção e transformação de cargos. Se o cargo se situa na esfera do executivo municipal, a iniciativa legislativa é do Prefeito, ante a previsão - por simetria - do art. 61, § 1º, II, "a", da CRFB/88.

10.04. Aula de Criação, transformação e extinção de cargos públicos (Direito Administrativo)

15 questões relacionadas encontradas

Como são criados e extintos os cargos públicos?

2.3.

Os cargos públicos são criados e extintos por Lei. Essa é a regra. No entanto, existem algumas exceções. Os cargos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal são criados através de Resolução Legislativa.

Qual é a regra para que possam ser criados novos cargos na estrutura administrativa?

"A transformação de cargo público pressupõe a existência da lei, e se dá pela extinção do cargo anterior e criação do novo. Podem ser providos por concurso ou por simples enquadramento dos servidores já integrantes da Administração, mediante apostila de seus atos de nomeação.

Em que situações o servidor público estável perderá o cargo?

O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

É admitida a extinção pelo presidente da República mediante decreto de cargo público que esteja vago?

Somente mediante lei em sentido formal é admitida a criação e extinção de funções e cargos públicos, ainda que vagos; logo, o decreto presidencial é inconstitucional por ofensa ao princípio da reserva legal.

O que é cargo em extinção na Vacancia?

No que pertine à extinção de cargos na vacância, entendemos que a não incidência no cômputo seria possível nas contratações realizadas, para desempenharem atividades-meio, na medida em que estes cargos forem extintos, sendo desnecessário aguardar a vacância de todos os cargos existentes.

Pode criar cargo por decreto?

Art. 6º Decreto poderá efetuar a alteração, mediante transformação, dos quantitativos e da distribuição dos atuais cargos em comissão, funções de confiança e gratificações, observados os respectivos valores de remuneração e desde que não implique aumento de despesa.

Quem ocupa cargo em comissão?

Quem pode ocupar cargo em comissão? A princípio, cargos em comissão estão previstos na estrutura hierárquica do Poder Público em todas suas esferas. Os cargos em comissão, geralmente são aqueles atrelados às posições de destaque, como direção e chefia.

O que diz o artigo 41 da Constituição Federal?

"Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

O que é transposição de cargos públicos?

Transposição de cargo público é o ato pelo qual o funcionário ou servidor passa de um cargo a outro de conteúdo ocupacional diverso.

É possível mudar de cargos públicos?

IMPOSSIBILIDADE. OFENSA AO ARTIGO 37 , II , DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL – NECESSIDADE DE OBSERVÂNCIA DA EXIGÊNCIA DE CONCURSO PÚBLICO. VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE. JURISPRUDÊNCIA CONSOLIDADA DESTE SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL QUE IMPEDE ASCENSÃO, TRANSFERÊNCIA, ENQUADRAMENTO, MUDANÇA OU TRANSFORMAÇÃO EM OUTRO CARGO.

Quando um cargo público federal estiver vago o presidente da República poderá extingui por decreto sem a necessidade de lei?

A extinção de vagas de cargo público deve ser realizada, em regra, por meio de lei de iniciativa do chefe do Poder Executivo; ou por meio de decreto, quando os cargos estiverem vagos.

Quando um cargo público federal estiver vago o presidente da República poderá Extingui-lo por decreto sem a necessidade de lei?

Quando um cargo público federal estiver vago, o presidente da República poderá extingui-lo por decreto, sendo essa competência indelegável.

É inviável a extinção de órgãos públicos por meio de decreto do presidente da República ainda que na hipótese de redução de despesa para a União?

É viável a extinção de órgãos públicos por meio de decreto do Presidente da República na hipótese de redução de despesa para a União. RESOLUÇÃO: Item falso.

Quando se adquire a estabilidade no serviço público?

Para adquirir o direito à estabilidade, o servidor precisará passar por seis avaliações semestrais. Ele poderá ser demitido por mau desempenho em qualquer uma dessas seis análises. Só depois de três anos de contrato e avaliações positivas é que o funcionário terá a estabilidade.

Que é concursado pode ser demitido?

A demissão do servidor público pode ocorrer apenas em casos específicos. Em síntese, há hipóteses em que o funcionário pode, ou não, ser demitido e dependerá de alguns fatores que deverão ser investigados e julgados por um PAD (Processo Administrativo Disciplinar).

O que fundamenta a exoneração do servidor público?

Uma questão rotineira é a exoneração de servidor em cargo comissionado, em que a administração pode o exonerar pelo simples fato de não ter interesse em manter aquele funcionário. No entanto, a exoneração também pode acontecer após o estágio probatório, nos casos em que o servidor é considerado inapto para o cargo.

O que é necessário como requisito segundo a Constituição Federal para ser investido em cargo ou emprego público?

37, II, da Constituição Federal determina que 'a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

O que é requisito de cargo?

O cadastro dos requisitos do cargo é necessário para que o sistema calcule o percentual de aderência dos colaboradores e mostre as informações no dashboard de trilhas de carreira.

Quais as exigências para que um candidato aprovado possa ocupar cargo público por que elas necessariamente devem constar do edital?

Então, as exigências para você se tornar um servidor público devem estar previstas em lei. O edital do concurso pode citar a legislação, ou não. O que não é válido é a condição prevista apenas no edital, sem lei prévia que determine essas regras.

Artigo anterior
Qual o valor normal do exame CK-MB?
Artigo seguinte
O que significa colchete com reticências?