Quem tá com trombose pode usar meia de compressão?

Perguntado por: Constança Erica Freitas Assunção Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)

Meia de média compressão (20 a 30 mmhg): Indicada para varizes, pernas inchadas, tratamento de doenças venosas e linfáticas. Meia de alta compressão (30 a 40mmhg): Indicada para tratamento inicial da trombose venosa profunda, insuficiência venosa crônica grave, linfedema e em pós-operatórios.

Quem está com trombose pode usar meia de compressão?

O uso de meia de compressão para aliviar a dor da trombose venosa profunda para aliviar é recomendado pelas diretrizes atuais, com alto grau de recomendação e nível de evidência moderado.

Porque quem tem trombose tem que usar meia de compressão?

Uma meia de compressão para trombose atuam auxiliando o retorno sanguíneo. Por serem mais apertadas nos calcanhares, elas literalmente empurram o sangue para cima. Com menos sangue parado ou circulando lentamente pelas veias, diminuem muito as chances do aparecimento de um coágulo.

Quanto tempo usar meia de compressão após trombose?

É muito importante o uso das meias. O tempo mínimo recomendado é de dois anos, mas esse período pode variar de acordo com a extensão da trombose.

Quem tem trombose pode dormir com meia de compressão?

Nunca se deve dormir com uma meia de compressão. “Ela comprimi a circulação arterial quando você está deitada”. E depois de alguns meses as meias precisam ser trocadas.

Meia elastica na Trombose Venosa Profunda

41 questões relacionadas encontradas

Como dormir com trombose?

As principais recomendações para quem teve trombose são: uso de meias elásticas, evitar permanecer longos períodos em pé ou sentado, praticar atividade física (conforme liberação do vascular), sempre que possível dormir com as pernas ligeiramente elevadas e usar de sapatos confortáveis.

O que acontece se dormir com meia de compressão?

Quando a pessoa está deitada, a compressão da meia pode causar o efeito contrário e atrapalhar o fluxo sanguíneo, por isso, na maioria das vezes, o uso da meia para dormir não é permitido. As meias de compressão são divididas em classes: suave compressão, média compressão, alta compressão e muito alta compressão.

Quantas horas devo usar a meia de compressão?

QUANTO TEMPO PODE USAR MEIA DE COMPRESSÃO? “Geralmente coloca-se a meia de compressão ao acordar e se tira ao final do dia, quando a pessoa for dormir, num prazo de utilização médio de 8 a 12 horas dia”, orienta Debski.

Quanto tempo tenho que usar meia de compressão?

Sendo assim, a recomendação do uso da meia compressiva pode variar de um período de 10 a até 30 dias após a cirurgia. De fato, as primeiras 48 horas subsequentes ao procedimento são as mais importantes para evitar a formação de trombos.

Quantos dias tem que usar a meia de compressão?

Em princípio indica-se o uso da meia pós-cirurgia para o período que vai de 2 até 7 dias após o procedimento. A saber, as primeiras 48 horas após a cirurgia sempre são as mais críticas para evitar a formação de trombos. Normalmente, recomenda-se o uso da meia durante o dia, retirando-a antes de ir dormir.

Qual a meia ideal para trombose?

Pessoa que procuram por mais suporte que as meias 15-20 mmHg, geralmente passam a usar as meias 20-30 mmHg. Essa compressão mais elevada é recomendada para Trombose Venosa Profunda (TVP), Linfedema, Pernas Inchadas (edema), Veias Varicosas (severas) e para pós cirurgia.

Qual a meia indicada para trombose?

Meia de média compressão (20 a 30 mmhg): Indicada para varizes, pernas inchadas, tratamento de doenças venosas e linfáticas. Meia de alta compressão (30 a 40mmhg): Indicada para tratamento inicial da trombose venosa profunda, insuficiência venosa crônica grave, linfedema e em pós-operatórios.

Como funciona a meia para trombose?

Como funciona a meia antitrombo? Também conhecidas como meias de compressão para trombose, as meias antitrombo ajudam a manter a regularidade do fluxo sanguíneo das pernas em direção ao coração. As meias para trombose são feitas de material elástico cujo objetivo é comprimir suavemente as veias.

Pode fazer compressa na perna com trombose?

Mantenha a perna elevada e aplique compressas quentes. Isso pode ser feito com uma flanela quente colocada sobre a veia ou usando um cobertor e garrafas de água quente. Tome cuidado para não se queimar. Suportes elásticos ou meias de compressão podem ajudar a reduzir o inchaço enquanto a inflamação melhora.

Quem tem trombose pode colocar as pernas para cima?

O sangue acumula-se no membro inferior e a veia fica inflamada. Sente-se uma dor indefinida, comparável com uma cãibra. Tipicamente, as dores diminuem se a perna for colocada para cima e o inchaço reduzir.

Pode usar meia de compressão com a perna inchada?

De maneira geral, a meia de compressão suave é usada para prevenir problemas como varizes e vasinhos; a média é indicada para quem já tem varizes ou trombose; já a meia de alta compressão ajuda a tratar inchaços muito fortes ou problemas linfáticos mais graves.

Pode dormir de meia?

Dormir com meias ou sem elas depende, na verdade, da "capacidade de cada pessoa de regular sua temperatura (do corpo) e de sua sensibilidade ao frio", explica Puertas. "Não há estudos publicados (sobre isso), mas a sensibilidade ao frio é geralmente maior em mulheres", diz ela.

Quanto tempo leva para o trombo se desfazer?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

O que fazer para aliviar a dor da trombose?

Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração. “Para a arterial, receitamos aspirina a fim de dificultar a formação de trombos, medicações que baixam o colesterol e vasodilatadores”, informa Burihan.

Como dormir com má circulação nas pernas?

Dormir com as pernas em uma posição mais elevada que o quadril ajuda a melhorar a circulação. Você pode fazer isso apoiando os pés sobre um ou dois travesseiros. Se não for possível dormir dessa maneira, apoie as pernas erguidas em uma parede ou na cabeceira da cama durante 15 minutos por dia.

Faz mal usar meia de compressão?

Nunca se deve dormir com uma meia de compressão, já que ela comprime a circulação arterial quando se está deitado. As meias precisam ser trocadas após cerca de quatro meses de uso diário, pois perdem o efeito de compressão. Jamais use a meia de outra pessoa. Cada caso é único e necessita de um tipo de meia.

Qual a forma correta de usar meias de compressão?

O correto é:
  1. antes de vesti-las, colocar a mão dentro da meia, segurar o calcanhar e inverter;
  2. colocar a meia primeiro no pé, até o calcanhar;
  3. depois pegar a meia e levá-la até o tornozelo;
  4. na sequência, deve-se ajustá-la ao calcanhar e ao pé;
  5. em seguida, vestir, espalhando a meia pela perna.

Qual é a melhor marca de meia de compressão?

A Kendall é uma marca famosa por produzir as melhores meias de compressão do mercado, e essa meia para gestantes é a prova disso.

Qual a cura para trombose?

A trombose tem cura, e o seu tratamento é orientado pelo clínico geral ou cirurgião vascular após identificação dos sintomas e confirmação do diagnóstico, e pode ser feito com remédios anticoagulantes, nos casos mais leves, ou com trombolíticos e/ou cirurgia, nos casos mais graves.

Quanto tempo tem que usar a meia depois da cirurgia de varizes?

Depende da evolução do paciente. Os meus pacientes eu recomendo 30 dias, e depois dos 30 dias, usar para trabalhar e durante viagens longas. A doença não tem cura, e as varizes podem voltar com o tempo, então seja amigo (a) da meia elástica, ela te protege e deixa suas pernas bonitas e sem dor.

Artigo anterior
Como saber se tenho direito ao cartão ES solidário?
Artigo seguinte
Quais são os 3 principais autores portugueses do Realismo?