Quais são os modos de aquisição da propriedade?

Perguntado por: Miriam Alícia Costa Pinho Antunes  |  Última atualização: 15. September 2024
Pontuação: 5/5 (57 avaliações)

Modos originários de aquisição da propriedade
  • Aquisição de Frutos. O proprietário da coisa é o proprietário dos frutos. ...
  • Especificação. Confecção de coisa nova com material alheio (Speciem facere ex aliena materia): ...
  • Invenção (aquisição de tesouro) ...
  • Ocupação. ...
  • União de coisas (acessão) ...
  • Mancipatio. ...
  • In iures cessio. ...
  • Traditio.

Quais são os modos de aquisição de propriedade?

O Código Civil prevê quatro formas de aquisição da propriedade imóvel:
  • Acessão.
  • Usucapião.
  • Sucessão Hereditária.
  • Registro de Título.

Quais são as formas de aquisição da posse?

A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação.

São quatro os modos de aquisição da propriedade móvel?

O Código de 2002 disciplina 6 modos de aquisição da propriedade móvel: a usucapião, a ocupação, o achado do tesouro, a tradição, a especificação e a confusão. Juntamente com a última, trata também da comistão e da adjunção.

O que é uma aquisição de propriedade?

Trata-se de um modo de identificar o imóvel pela descrição e localização exata, sendo também o documento no qual são lançados o registro e a averbação do imóvel. Por sua vez, o registro sucede à matrícula, sendo o ato que efetivamente transfere a propriedade.

AULA 13 - DA AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE IMÓVEL

23 questões relacionadas encontradas

Quais são os quatro atributos da propriedade?

Os atributos ou faculdades inerentes à propriedade, são quatro: usar, gozar, dispor dos bens e reaver se alguém possuir de maneira injusta. O chamado “GRUD”: Dentre esses, a propriedade pode ser: Plena ou alodial: quando os quatro atributos estão reunidos com o proprietário (plena in re potestas).

Qual é a diferença entre posse e propriedade?

Em resumo, a posse é quando se tem apenas algum dos poderes inerentes à propriedade, enquanto a propriedade em sí é quando você pode usar, gozar, dispor e reivindicar.

O que diz o artigo 1245 do Código Civil?

Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. § 1º Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel.

O que é direito de evicção?

Para o direito civil, evicção é a perda de um bem por ordem judicial ou administrativa, em razão de um motivo jurídico anterior à sua aquisição. Em outras palavras, é a perda de um bem pelo adquirente, em consequência de reivindicação feita pelo verdadeiro dono.

O que impede a aquisição da posse?

3.3 – Obstáculos à aquisição da posse. Sendo o possuidor aquele que pratica atos de exteriorização do domínio, exercendo algum dos poderes inerentes ao proprietário, perde-se a posse quando por qualquer motivo ele se vê impedido de exercer tal poder.

O que quer dizer a palavra esbulho?

O esbulho consiste na privação da coisa por intervenção de terceiro, contra a vontade do possuidor. Quando ocorre o esbulho, uma terceira pessoa assume o controlo material da coisa, afastando o controlo material da coisa anteriormente assegurado pelo possuidor.

Quais são os tipos de posse?

Há hoje no ordenamento jurídico quatro tipos de posse, sendo elas direta, indireta, de boa fé e de má-fé. A posse justa está discriminada no artigo 1200 do código civil: "É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária.

Quais são os tipos de acessão?

A acessão natural ou física do imóvel ocorre em quatro hipóteses: formação de ilhas, aluvião, avulsão e abandono de álveo (art. 1.248 do Código Civil).

Quem tem posse tem a propriedade?

A posse é o instrumento, o meio ou forma de se exercer o direito de propriedade e o direito real limitado, usando diretamente a coisa ou por meio de terceiro (fruindo), ou resgatando o seu valor pela transferência do direito real e da posse a ter- ceiro.

Quais são as modalidades de usucapião?

Quais são as 5 modalidades de usucapião? Existem diferentes tipos, como usucapião extraordinária, ordinária, familiar, rural, urbano, entre outras, cada uma com seus requisitos específicos.

O que diz o artigo 1033 do Código Civil?

O Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002) – Parágrafo Único e inciso IV do artigo 1033 – dispõe que todas as Sociedades Empresárias Limitadas (LTDAs) com falta de pluralidade de sócios (ou seja, com apenas um), não reconstituída no prazo de 180 dias, são caracterizadas em situação irregular.

Quais são as três as formas de aquisição da propriedade imóvel previstas no Código Civil?

São quatro as formas de aquisição da propriedade imóvel previstas no Código Civil:
  • Usucapião.
  • Registro de Título.
  • Acessão.
  • Sucessão Hereditária.

O que diz o artigo 1240 do Código Civil?

Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

Quem tem direito a posse de um imóvel?

A posse do imóvel é dada ao proprietário que possui um imóvel registrado em cartório, de forma legal. Para ter a posse de um imóvel é necessário que tudo esteja comprovado conforme às legislações vigentes.

Qual a diferença entre posse e usucapião?

Neste sentido, esclarecida as diferenças entre posse e propriedade, o usucapião é a forma originária de aquisição de propriedade pelo tempo de exercício da posse, ou seja, é quando o usucapiente obtém a propriedade de um imóvel sem qualquer vinculação com o proprietário anterior e por meio da utilização do bem por ...

Qual a diferença entre posse e escritura?

Enquanto a escritura formaliza o ato jurídico e confere autenticidade, a posse se refere ao exercício do poder fático sobre o imóvel. Já a matrícula é um cadastro que individualiza o imóvel, e o registro é o ato que transfere de forma segura e eficaz a propriedade imobiliária.

O que garante a propriedade de um imóvel?

Como comprovar a propriedade de um imóvel? A propriedade de um imóvel é um direito assegurado pela Constituição Federal Brasileira e é realizada por meio da apresentação de dois documentos que assegurem a titularidade do bem: a escritura de um imóvel e o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.

Como se comprova o direito de propriedade?

9.278 /96 - A prova de propriedade do bem imóvel se faz através da apresentação de sua respectiva escritura devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis competente e do bem móvel através da comprovação da tradição - Inteligência dos arts.

O que é a posse injusta?

A posse justa é aquela que não tem vícios objetivos, sendo obtida de acordo com as previsões legais e sem nenhuma complicação jurídica. Já a posse injusta possui algum dos chamados "vícios objetivos", quais sejam: a violência, a clandestinidade e a precariedade.

Artigo anterior
O que é Certificado Digital A3 gratuito?
Artigo seguinte
O que significa se fazer de difícil?