Quem representa o espólio após a partilha?

Perguntado por: Guilherme Rúben de Figueiredo  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

De acordo com o Código de Processo Civil, o espólio é representado pelo inventariante (art. 75, VII, do Novo CPC) e este prestará compromisso da inventariança dentro do processo de inventário, após nomeação pelo juiz (art. 617, parágrafo único, do Novo CPC).

Quem representa o espólio do falecido?

Quem representa o espólio falecido é o inventariante.

Como saber quem é o representante do espólio?

Para representar o espólio, é necessário que seja nomeado em juízo um representante que será chamado de inventariante que deve ser escolhido por todos os herdeiros. Normalmente, o inventariante é a pessoa mais ligada ao falecido, podendo ser um filho mais velho, a esposa ou o filho mais próximo da pessoa que partiu.

Quem representa ativa e passivamente o espólio?

Consoante os artigos 985 e 986 do CPC, aberta a sucessão e até que o inventariante preste o compromisso, o espólio é representado ativa e passivamente por seu administrador, recaindo o encargo, preferencialmente, sobre o cônjuge convivente, nos termos do art.

Quando acaba a figura do espólio?

Com o encerramento da partilha, extingue-se a figura do espólio, já que neste momento os bens do de cujus são distribuídos entre os herdeiros. A partir de então, a legitimidade para responder por dívidas do falecido incumbe aos herdeiros, no limite da herança. 3.

Quem representa o espólio na Representação Processual

35 questões relacionadas encontradas

Quem representa o espólio na ausência de inventário?

1.797 do CC/2002. No mais, quem representa o espólio quando não há inventariante é o administrador provisório.

O que fazer após a expedição do formal de partilha?

Transferência dos bens: Após a homologação da partilha, é necessário proceder à transferência dos bens para os nomes dos herdeiros. Para isso, é preciso providenciar a escritura pública de inventário e partilha, que deve ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

Quem é o administrador do espólio?

A lei diz que a administração da herança deve ser exercida pelo cônjuge ou companheiro; pelo herdeiro que estiver na posse e administração dos bens, se houver mais de um nessas condições o mais velho; pelo testamenteiro; ou na falta desses, ou por motivo grave, por pessoa de confiança do juiz.

Quem representa o espólio em juízo CPC?

“O espólio é destituído de personalidade jurídica, apesar de ter legitimidade para integrar a relação jurídica processual como ente despersonalizado. Por essa razão, o espólio deve ser representado em juízo pelo inventariante, caso exista processo de inventário em curso, nos termos do art. 75, inc. VII, do CPC.

É necessário habilitar todos os herdeiros no processo?

Não é necessário, nem mesmo, exigir comprovação de todos os herdeiros. Quem tiver qualificação jurídica será habilitado, permanecendo com total responsabilidade diante dos demais herdeiros, seja antes do inventário, seja durante, seja depois.

Quem é o representante legal do falecido?

Em juízo ou em cartório, o responsável legal por representar o Espólio, é o inventariante. A nomeação do inventariante deve obrigatoriamente seguir a ordem estabelecida na legislação e este deve zelar pelos bens daquele que faleceu.

Quando sei que um processo de inventário está no fim?

Como dito anteriormente, o processo de inventário judicial finaliza quando o juiz dá a Sentença de Homologação da Partilha. Após isso, deverá se expedido o documento chamado de Formal de Partilha (para os herdeiros) ou Carta de Adjudicação (em caso de único herdeiro).

Quem faz a declaração final de espólio?

As declarações do espólio devem ser feitas pela pessoa responsável pelo inventário. Se ninguém entregou as declarações da pessoa falecida em anos anteriores, ou se o falecido deixou de fazer a declaração em algum ano quando estava vivo, o responsável pelo inventário fica obrigado a regularizar a situação.

É obrigatório fazer espólio?

- Sim, a entrega da Declaração Final de Espólio é obrigatória sempre que houver bens a inventariar. Normativo: Instrução Normativa SRF nº 81, de 11 de outubro de 2001, art.

Como representar o espólio em juízo?

A representação do espólio em juízo se dá pelo inventariante; e diretamente pelos herdeiros quando não aberto o inventário - Circunstância dos autos em que não há processo de inventário em trâmite; e se impõe desconstituir a sentença e determinar a citação dos herdeiros.

Como é feita a citação do espólio?

A citação do espólio deve ser efetuada na pessoa de seu inventariante ou, na falta dele, em nome de todos os herdeiros da massa hereditária, sob pena de nulidade, consoante o artigo 12 , V e § 1º , e 13 , I, do Código de Processo Civil .

Como fazer a habilitação do espólio?

Necessário apresentar certidão de óbito, a indicação da existência ou não de bens e o número do processo de inventário em curso, quando existente. Como regra, a habilitação deve se dar em nome de todos os sucessores do autor falecido, para assegurar-lhes o pagamento na mesma cota-parte perante a Justiça Federal.

Quem paga o advogado do espólio?

A responsabilidade pelo pagamento de todas as despesas, taxas, emolumentos, custas e honorários advocatícios relativos ao inventário é exclusiva dos herdeiros.

Quem é o inventariante da partilha?

Quem pode ser inventariante? O inventariante será uma pessoa próxima ao falecido, que tenha conhecimento sobre a sua vida administrativa e financeira para que assim possa fazer uma boa administração da herança. Normalmente, um dos herdeiros assume esse papel, mas também é possível nomear um terceiro.

É necessário registrar o formal de partilha?

“O documento formal de partilha não tem valor se não for levado a registro em cartório exatamente o que ficou decidido na sentença proferida pelo juiz.” Para providenciar o formal de partilha é necessária a presença de um advogado que deverá ser o responsável por essa escritura.

Quem pode retirar o formal de partilha?

Como e quem pode solicitar o formal de partilha? Para a solicitação do Formal de Partilha basta que um herdeiro (que não precisa exatamente ser o inventariante) dê uma procuração ao advogado autorizando que ele faça o requerimento do Formal de Partilha.

O que fazer com o formal de partilha em mãos?

Tendo esse documento em mãos o registro da propriedade dos bens adquiridos se torna possível. Exemplificando: caso a herança seja um imóvel, o herdeiro poderá ir até o cartório de registro de imóveis e solicitar a alteração da titularidade. Se for dinheiro, poderá transferir a quantia para sua conta.

O que acontece se não fizer espólio?

Se o inventário não for realizado, os bens não poderão ser transmitidos oficialmente aos herdeiros, automaticamente a herança poderá ser bloqueada, os herdeiros ficarão impossibilitados de efetuar qualquer transação bancária, levantamento de valores entre outros atos em nome do “de cujus”, sem contar a necessidade de ...

Qual o valor de transferência na declaração final de espólio?

Valor de Transferência

A transferência dos bens ou direitos poderá ser efetuada pelo valor constante no campo Situação na Data da Partilha, ou seja, pelo valor constante na última declaração apresentada pelo de cujus, ou pelo valor de aquisição, ou por valor superior (valor de mercado).

Como fazer declaração de espólio final?

O preenchimento da Intermediária de Espólio, é igual o da inicial, ou seja, na ficha de "Identificação", você colocará o nome e CPF do falecido. Não esqueça na "Ocupação principal", localizado no fim da ficha de "Identificação".

Artigo anterior
Como funciona a multa ambiental?
Artigo seguinte
Como o primeiro papa morreu?