Quem produz polietileno no Brasil?

Perguntado por: Sérgio Oliveira Cardoso  |  Última atualização: 13. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

O polietileno verde, produto exclusivo da Braskem, é lançado.

Que fabrica a Braskem?

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

Quem é o atual proprietário da Braskem?

Atualmente, a Braskem é controlada pela Novonor, que é dona de 38,3% do capital total. Já a Petrobras é a segunda maior acionista, com 36,1%. Sócios minoritários detêm os 25,6% restantes. O governo alagoano avaliava a possibilidade de um colapso iminente ainda no fim de semana, mas a velocidade de afundamento diminuiu.

O que a Braskem vende?

Resinas. A Braskem é a maior produtora de resinas das Américas, se destacando em tecnologia e inovação.

Quais são os produtos da Braskem?

  • Diciclopentadieno.
  • Isopreno.
  • Noneno.
  • PIB - Poliisobuteno.
  • Piperileno.
  • Resina Hidrocarbônica (Unilene®)
  • Tetrâmero.
  • Cera PE Verde.

Rotomoldagem - Você sabe o que é Polietileno (PE)? Conheça a origem dessa matéria-prima!

41 questões relacionadas encontradas

Quais empresas fazem parte do grupo Braskem?

A partir da integração das empresas Copene, OPP, Trikem, Proppet, Nitrocarbono e Polialden, nasce a Braskem, que já inicia as atividades como petroquímica líder na América Latina.

Qual empresa comprou a Braskem?

Controlada pela Novonor, a petroquímica Braskem está à venda há anos.

Onde fica a sede da Braskem no Brasil?

As duas unidades industriais da Braskem no estado encontram-se em Maceió e Marechal Deodoro. Saiba mais sobre as unidades de Alagoas aqui . As unidades industriais da Braskem concentram-se no Polo Industrial de Camaçari.

Qual a matéria-prima da Braskem?

As principais matérias-primas utilizadas são o carvão, o petróleo, o gás natural liquefeito e o gás natural.

Quem privatizou a Braskem?

Petrobrás quer acelerar entrega da Braskem para Odebrecht com plano de privatizar US$ 21 bilhões em ativos. Em julho desse ano a Petrobrás deu os primeiros passos para venda de suas ações na Braskem, o maior grupo petroquímico da América Latina e que é controlado pela Odebrecht.

Quem controla a Braskem?

A Novonor controla a Braskem, com 50,1% do capital ordinário, e a Petrobras tem 47%. A estatal tem direito de preferência na compra da participação da Novonor e tem manifestado interesse em aumentar seu posicionamento no setor petroquímico.

O que a Braskem faz com o sal-gema?

Braskem encerrou a extração do sal-gema, mas mantém minas

Em 2019, após ser responsabilizada pelo caso, a Braskem encerrou a extração do sal-gema em suas 35 minas localizadas na área urbana da cidade.

O que está acontecendo com a Braskem?

O que aconteceu com a Braskem? A operação da Braskem em Maceió passou a enfrentar problemas a partir de fevereiro de 2018, quando a capital alagoana registrou fortes chuvas e um tremor de terra, sentido principalmente no bairro do Pinheiro. Após esse evento, já foram identificadas rachaduras em ruas e edificações.

Quantas Minas tem a Braskem?

A exploração de sal-gema na área começou na década de 1970 e foi encerrada em 2019 — no total, são 35 minas.

Quando a Braskem foi vendida?

No ano de 2007, a Petrobras (PETR4 e PETR3) adquiriu uma participação na Braskem e, ao longo do tempo, alcançou os atuais 47% de ações ordinárias e 36,1% do capital total. Já a Novonor, antiga Odebrecht, controla 50,1% do capital social votante e 38,3% do capital total.

O que a Braskem produz em Maceió?

Com uma unidade localizada em Maceió e outra no município de Marechal Deodoro, a Braskem é uma das mais importantes indústrias do Estado e âncora da cadeia Produtiva da Química e do Plástico.

Qual a maior empresa petroquímica do mundo?

ADow continua a ocupar o posto de maior empresa petroquímica do mundo. Sua posição, no entanto, não é perseguida apenas por uma empresa americana ou européia.

O que a Braskem retira do solo?

O que aconteceu

A extração feita no subsolo de Maceió é de sal-gema, cloreto de sódio acompanhado de outras substâncias e utilizado para produzir soda cáustica e policloreto de vinila.

Quando a Petrobras se tornou acionista da Braskem?

Em 2007, a Petrobras comprou uma pequena participação na Braskem, companhia resultante da fusão de seis empresas do setor, e aos poucos foi crescendo, até chegar aos atuais 47% de ações ordinárias e 36,1% do capital total.

Porque Maceió vai afundar?

Por que Maceió está afundando? O problema ocorre pela longa exploração de sal-gema na região, combinada com a localização das minas em uma área de falha geológica. A extração desse minério gera pontos de fragilidade no subsolo, que começa a ceder.

O que acontece se a Petrobras comprar a Braskem?

Caso a Petrobras exerça sua prioridade de sócia e compre a petroquímica Braskem, todos os processos judiciais e indenizações pela destruição em Maceió serão herdados pela estatal. Desde 2018, cinco bairros da capital alagoana sofrerem com tremores de terras, que já afetaram pelo menos 55 mil pessoas.

Quem vendeu a Braskem no Brasil?

A Braskem recebeu uma oferta de até R$ 37,5 bilhões pela totalidade da companhia. A proposta foi recebida pela Novonor, que a recusou. Quem fez a oferta foi a Adnoc, empresa controlada pelo governo de Abu Dhabi, junto com o fundo americano Apollo.

Qual a participação da Petrobras na Braskem?

Pelo acordo de acionistas da Braskem, a Petrobras –que detém 36,1% do capital total da companhia– tem o direito de preferência em qualquer transação que altere o controle acionário.

Artigo anterior
Qual manifestação cultural popular do Estado de São Paulo?
Artigo seguinte
Quais os maiores bancos dos EUA?