O que é EJA nas políticas públicas?

Perguntado por: Bruno Rúben Lourenço  |  Última atualização: 15. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (41 avaliações)

Resumo. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma política pública garantida por lei, cujo marco inicial é a Constituição de 1988, com o objetivo de alfabetização e inclusão social de jovens e adultos que, por diversas razões, não conseguiram estar na escola durante a infância e adolescência.

O que são políticas públicas para a EJA?

Com relação às políticas públicas para a EJA, Arroyo (2011) define as mesmas como sendo documentos elaborados visando garantir direitos específicos de um tempo de vida.

Qual era o interesse político em relação ao EJA?

As políticas educacionais mais expressivas relacionadas à EJA têm seu início com a Constituição Federal de 1988, pois é ela que garante, no Título dos Direitos Individuais e Coletivos, o direito à Educação a todos os cidadãos brasileiros, visto que o artigo 208 diz que: Art. 208.

Como funciona o EJA do governo?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino criada pelo governo federal que passa por todos os níveis da Educação Básica do país e é destinada para jovens, adultos e idosos que abandonaram os estudos ou não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

O que é EJA e qual sua importância?

A Educação de Jovens e Adultos é de suma importância para a promoção da igualdade de oportunidades e a redução das desigualdades sociais. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para concluir sua formação escolar na idade regular, seja por questões sociais, econômicas ou pessoais.

Políticas Públicas para a EJA - conheça as lutas e conquistas

44 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do EJA para a sociedade?

A EJA veio para atender o indivíduo que não teve condições de concluir o ensino, pois tiveram que abandonar seus estudos para ajudar no sustento da família, e hoje necessitam de concluir o ensino, porque procuram um melhor emprego, buscam estar inseridos na sociedade, visto que estes indivíduos são considerados ...

Qual é o papel do EJA no Brasil?

O objetivo da EJA é desenvolver o processo de formação humana, social, ao respeitar a cultura, experiência e conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida dos discentes, complementando com valores e saberes novos e saberes técnicos e específicos.

Qual é a importância da EJA no contexto de democratização do ensino no Brasil?

Além de ser uma ferramenta para ingresso daqueles que sempre ficaram à margem da sociedade e não tiveram condições de estudar, o ensino e a aprendizagem na EJA é uma abertura para a diminuição do abismo social que se difundiu por meio da desigualdade no país.

Quais são as principais características da EJA?

Se pudermos destacar uma característica comum a EJA é o fato dela atender a uma diversidade de sujeitos. A EJA é por si heterogênea. A primeira delas que salta aos olhos de qualquer um que chegue a uma sala de aula, é a heterogeneidade etária. Ali encontramos adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Quais são as 4 etapas do EJA?

O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

Quais são as três funções do EJA?

Segundo esse Parecer, três funções são atribuídas à EJA: função qualificadora, função equalizadora e função reparadora.

O que a Constituição Federal fala sobre a EJA?

A Constituição Federal determina, em seu artigo 208, inciso I, ser dever do Estado a oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, por meio de cursos e exames que considerem as características dos alunos, seus interesses, condições de vida e de trabalho.

Qual governo criou o EJA no Brasil?

Sua política educacional não nasceu apenas no gabinete, foi a defasagem educacional e a implantação das indústrias no Brasil, na política de Getúlio Vargas, junto com a própria população brasileira, que causou a implantação de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos.

Quais são os principais desafios da EJA?

Além de enfrentar dificuldades como o afastamento das salas de aula, escassez de recursos tecnológicos, capacitação da equipe docente e readequação do currículo, a trajetória escolar dos alunos da EJA é marcada por interrupções mesmo antes do período de isolamento social.

Quais as principais leis que regem a EJA no Brasil?

a Resolução CNE/CEB nº 01/2021; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação; o Plano Nacional de Educação e. a Resolução CNE/CP nº 1 de 2021, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.

Qual a importância das políticas públicas para a educação?

Qual a importância das políticas públicas na educação? As políticas públicas na educação, como vimos, garantem o acesso ao direito universal e inalienável à educação. Isso porque somente um povo esclarecido e educado é capaz de levar o país a patamares mais elevados de desenvolvimento.

O que é correto afirmar sobre o EJA?

O EJA é uma modalidade de ensino criada para todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

De quem é a responsabilidade do EJA?

A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

Quais os pontos positivos do EJA?

Vantagens em terminar os estudos através do EJA

Entre as exigências mínimas, está a conclusão dos estudos. Ter o diploma do ensino fundamental e do ensino médio abrirá muitas portas, bem como pode ser o primeiro passo para, mais pra frente, buscar uma graduação no futuro.

Quais são as concepções de EJA?

Ao analisar a história da EJA, verificamos que três concepções diversas têm permeado suas variadas intencionalidades e escolhas políticas: a concepção assistencialista, a compensatória, o conceito de educação ao longo da vida e os paradigmas da Educação Popular.

Para que foi criado o EJA?

Este movimento foi uma iniciativa pensada e elaborada pelo regime militar vigente no Brasil (1964 – 1985), com a finalidade de defender seus próprios interesses, enquanto classe dominante, que sobre a máscara de erradicação do analfabetismo e apesar dos textos oficiais negarem, é conhecido que sua primordial ...

Como é pensar a EJA nos princípios de Paulo Freire?

Pensar a EJA nos princípios de Paulo Freire é vislumbrar uma educação inclusiva, integradora, onde os espaços e propostas educacionais devem ser preparados em todos os aspectos para acolher os/as educandos/a promovendo de fato uma educação libertadora a partir da sua grade curricular.

Qual a situação da EJA no mundo atualmente?

De acordo com dados do Censo Escolar de 2021, a modalidade tinha, em 2018, 3.545.988 inscritos. Atualmente, 2.962.322 estudantes estão matriculados na EJA. No mesmo intervalo, 29.787 professores deixaram de dar aulas para a EJA (em 2021, havia 232.607 educadores atuando nessa área no país).

Qual a relevância do EJA para a formação para o mercado de trabalho?

A EJA é ferramenta poderosa para o planejamento de carreira e o alcance de objetivos profissionais. Ao escolher cursos relevantes, os estudantes constroem uma base sólida para as posições que desejam ocupar no futuro. Nesse processo, a orientação profissional desempenha um papel vital.

Em que ano foi criado o EJA no Brasil?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi instituída legalmente no Brasil como modalidade de ensino, Fundamental e Médio, em 1996, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96 (BRASIL, 1996b), destinada àqueles que não estudaram na idade escolar própria, em atendimento à demanda de ...

Artigo anterior
Quando usar os conectivos?
Artigo seguinte
Qual o valor do Auxílio Brasil para fevereiro?