O que são direitos reais e pessoais?

Perguntado por: Alice Bruna de Machado  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 5/5 (52 avaliações)

Os Direitos dividem-se entre Direito real, que é aquele que recai diretamente sobre a coisa e Direito pessoal, ao qual se refere o Direito das Obrigações uma vez que ele trata das relações entre os sujeitos ativos e passivos.

Quais são os direitos reais?

1.225, do Código Civil, que "são direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese; XI - a concessão de uso especial para fins de moraria; XII - a ...

O que é um direito real?

Direito real é um conjunto de princípios e regras que disciplina uma relação jurídica entre pessoas tendo em vista bens. Não existe relação jurídica entre pessoas e coisas. As relações são entre pessoas.

O que mais caracteriza os direitos reais?

As características principais dos direitos reais são: taxatividade, oponibilidade “erga omnes”, seqüela e aderência. A taxatividade (numerus clausus) releva que não há direitos reais quando a lei não os declara. O art. 1.225 do CC é a referência para os que proclamam a taxatividade do número dos direitos reais.

Quais são os princípios dos direitos reais?

Princípio da aderência, especialização ou inerência: o titular sempre exerce diretamente o direito real, sem a necessidade de socorrer-se a outra parte. Ex.: se sou dono de um automóvel, não preciso pedir autorização para dirigi-lo; Princípio do absolutismo: o direito real é exercido erga omnes, ou seja, contra todos.

Direito Civil - Aula #211 - Direitos Pessoais x Reais (Diferenças)

23 questões relacionadas encontradas

Quais as principais distinções entre direitos reais e direitos pessoais?

Sobre a seqüela o Direito real segue seu objeto onde quer que se encontre, devido à sua eficácia absoluta, já o Direito pessoal consiste no poder de exigir certa prestação que deve ser realizada por determinada pessoa, não vinculando terceiros.

Porque a posse não é um direito real?

Segundo Silvio Rodrigues, não se pode considerar a posse Direito Real, porque ela não figura na enumeração do artigo 1225 do Código Civil de 2002 que é praticamente os mesmos elencados no art 674 do Código Civil de 1916, posto que, aquela regra é taxativa e não exemplificativa, tratando-se aí de numerus clausus.

Como se adquire o direito real?

Os direitos reais sobre imóveis constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com o registro no Cartório de Registro de Imóveis dos referidos títulos, salvo os casos expressos no Código Civil. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis.

É considerado direito real a posse?

A posse pode ter natureza de direito real, quando está fundada em um direito desta categoria; é o caso do proprietário exercendo a posse sobre seu próprio bem ou no desdobre de um direito real, donde decorre o desdobre da posse também (direta e indireta).

Quais são os direitos reais de garantia?

Há cinco efeitos dos direitos reais de garantia que são; o privilégio, sequela, excussão, indivisibilidade e o vencimento antecipado da obrigação garantida. Privilégio – os credores com garantia real têm direito de receber em certa ordem quando concorrem com credores que não tem garantia.

O que são direitos reais imobiliários?

Direito imobiliário é o ramo do direito privado que regula qualquer tipo de discussão jurídica envolvendo bens imóveis, mesmo que essa relação também seja estudada por outro ramo do direito.

O que é o direito real de habitação?

​​Para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o direito real de habitação tem como finalidade principal garantir o direito constitucional à moradia ao cônjuge sobrevivente, tanto no casamento como na união estável (EREsp 1.520.294 e Aglnt no Resp 1.757.984).

É considerado direito real o direito do promitente comprador de imóvel à posse?

Mediante promessa de compra e venda, em que se não pactuou arrependimento, celebrada por instrumento público ou particular, e registrada no Cartório de Registro de Imóveis, adquire o promitente comprador direito real à aquisição do imóvel.

É considerado direito real a posse alienação fiduciária em garantia?

Segundo o artigo 1.386-B "A alienação fiduciária em garantia de bem móvel ou imóvel confere direito real de aquisição ao fiduciante, seu cessionário ou sucessor". A lei é clara e expressa, quanto à aptidão do instituto em conferir o direito real de aquisição ao fiduciante.

É considerado direito real o direito do promitente comprador?

A Lei nº 10.406/2002 (CC) traz previsão expressa em seu art. 1225, VII, o direito do promitente comprador do imóvel como direito real. O CC exige o registro do contrato de compromisso de compra e venda para a aquisição do direito real, seja ele por instrumento público ou particular.

Quando surge o direito real?

Os direitos reais surgem por imposição legislativa. O indivíduo pode recuperar a coisa quando esteja, ilegitimamente, em mãos alheias. 'numerus clausulus' = o direito real é típico e taxativo, ou seja, é aquele que se insere em um modelo definido pelo legislador (o legislador cria direitos reais).

Quais são os três elementos constitutivos do direito real?

A relação jurídica obrigacional é composta por três elementos essenciais, que são: o subjetivo, o objetivo e o espiritual.

O que é posse Pode-se afirmar que posse é um direito real?

A posse e a propriedade são institutos estudados no ramo do Direito Privado conhecido como Direito das Coisas. Para entender a posse, tem-se que compreender também a propriedade. Comumente há dúvida se a posse seria um fato ou um direito, se dependeria ou não do ânimo de possuir.

É possível no direito brasileiro a posse de direitos pessoais?

NO DIREITO PRIVADO BRASILEIRO, NÃO HÁ POSSE DE DIREITOS PESSOAIS. QUOTA E MERA PARTICIPAÇÃO DO SOCIO NO CAPITAL SOCIAL, NÃO SE CONSUBSTANCIANDO, SEQUER, EM CARTULA- PARA QUE SE POSSA PRETENDER QUE SOBRE ESTA HAVERIA PROPRIEDADE OU POSSE DE COISA.

Qual é a teoria adotada no Brasil quanto à natureza da posse?

A teoria adotada no Brasil foi a Teoria Objetiva, de Ihering, segundo a qual para ser possuidor basta que se comprove o “corpus”, pois o “animus” já está inserido dentro dele, seria apenas o comportamento do indivíduo como proprietário.

Qual é a diferença entre direito real é direito das coisas?

Diferença entre Direitos Reais e Direito das Coisas

Os Direitos Reais são definidos em lei. Atenção: A posse é considerada uma situação de fato e não um direito. É estudada no âmbito do Direito das Coisas, mas não é Direito Real. Logo, podemos dizer que: Direito das Coisas = Direitos Reais + Posse.

Quanto ao direito real do promitente comprador de imóvel é correto afirmar que?

O Código Civil brasileiro é categórico: o direito do promitente comprador do imóvel é um direito real (art. 1.225, VII). ... Considerando-se a interpretação sistemática das leis, se pode afirmar que o direito do promitente comprador do imóvel é um direito real, às vezes; e às vezes não.

Quando o comprador tem a posse do imóvel?

Essa posse provisória, ou precária, torna-se automaticamente definitiva quando o comprador acaba de pagar o preço pactuado. E a posse definitiva é aquela transferida pelo vendedor ao comprador de forma irreversível e duradoura, o que usualmente ocorre quando o preço é integralmente pago.

São considerados direitos reais a propriedade à habitação a posse e a detenção?

São considerados direitos reais: ... (C) o uso, a habitação, o direito do promitente comprador do imóvel, a concessão real de uso e a laje. (D) a propriedade, a habitação, a posse e a detenção. (E) as servidões, a superfície, o usufruto e o contrato de locação.

Quando cessa o direito real de habitação?

Apesar de o mencionado código não trazer disposição expressa, a Lei 9.278/96, em seu artigo 7º, parágrafo único, prevê que o direito de habitação cessa com a morte do beneficiário ou quando o mesmo constituir novo casamento ou união estável.

Artigo anterior
Como tirar o recado é o nome do WhatsApp?
Artigo seguinte
O que acontece quando a pessoa é intimada e não comparece?