Quem pode ter acesso ao inquérito sigiloso?

Perguntado por: Simão Brito Vicente  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (71 avaliações)

A investigação sigilosa, o direito de acesso do advogado e o artigo 32 da Lei de Abuso de Autoridade. ... Ocorre que o sigilo do inquérito policial, bem como das demais espécies de investigação criminal, não se opõe ao patrono do suspeito ou investigado, haja vista que é direito do advogado (Lei 8.906/94, art.

Quem pode ter acesso ao inquérito?

A Lei não encara o acesso dos advogados penais ao inquérito policial como um mero capricho, mas como insumo para sustentar a defesa de seus clientes. Se as ações do processo ainda estiverem sob sigilo, o advogado tem direito a acessar o documento, mesmo que parte dele.

Quem pode decretar o sigilo do inquérito policial?

"A cláusula de sigilo (CPP, artigo 20), que pode ser decretada pela própria autoridade policial ou pelo juiz de Direito, antes que ferramenta de eficiência da investigação, é providência que configura, em última instância, prestígio à presunção constitucional de não-culpabilidade e da intimidade da pessoa investigada ( ...

Quando o inquérito policial é sigiloso?

O inquérito policial, em alguns aspectos, pode ser sigiloso, porém a negativa sem o devido fundamento legal fere prerrogativa imprescindível ao exercício da advocacia, além de poder constituir crime de abuso de autoridade, nos termos do artigo 32 da lei 13.869/2019.

Quem pode ter acesso aos autos do processo?

O direito de consultar os autos e de pedir certidões de seus atos é restrito às partes e a seus procuradores. O terceiro, que demonstrar interesse jurídico, pode requerer ao juiz certidão do dispositivo da sentença, bem como de inventário e partilha resultante do desquite.

Inquérito Policial: Sigilo e acesso aos autos pela(o) advogada(o).

36 questões relacionadas encontradas

É direito do advogado ter acesso aos autos?

art. 7º , inciso XIV , da Lei n.º 8.906 /94 (Estatuto da OAB), constitui direito do advogado o acesso a autos de inquérito criminal perante a autoridade policial, inclusive os gravados com sigilo.

O que é necessário para ter acesso aos autos?

Como ter acesso aos documentos de um processo?
  1. precisa ser parte envolvida no processo e advogado, e validar sua identidade através do CPF ou OAB;
  2. Caso seja um parente, representante legal, e representante de empresa é necessário validar sua identidade através do CPF ou CNPJ para acesso aos autos.

Quanto ao sigilo do inquérito policial é correto afirmar que?

Tendo em vista o enunciado da súmula vinculante n. 14, do Supremo Tribunal Federal, quanto ao sigilo do inquérito policial, é correto afirmar que a autoridade policial poderá negar ao advogado: ... Em todas as demais situações narradas (alternativas A a C), é direito do advogado ter acesso aos autos do inquérito policial.

Como ter acesso a um inquérito policial?

#1 Busca pelo inquérito policial

O acesso ao inquérito é um direito do advogado penal ou criminal já que esse é considerado também uma ferramenta de trabalho e pode ser acessado integralmente ou parte dele apresentando ao Delegado ou Promotor a documentação que reconheça o profissional como procurador do cliente.

O que significa investigação sigilosa?

A investigação sigilosa, o direito de acesso do advogado e o artigo 32 da Lei de Abuso de Autoridade. Nos termos do artigo 20 do Código de Processo Penal, o inquérito policial é descrito como sigiloso, para a necessária elucidação do fato ou pelo interesse da sociedade. ... 5º, LVII da Lei Maior.

Quem pode pedir cópia de inquérito policial?

Mesmo sem procuração nos autos, os Advogados podem acessar os autos de inquéritos findos ou em andamento, prisões em flagrante ou demais investigações. ... Dessa forma, também é cabível uma reclamação constitucional ao STF em caso de negativa de acesso do Advogado ao inquérito policial.

Quem pode solicitar o inquérito policial?

É um pedido feito através de comunicação oficial (ofício, petição). Somente o ofendido ou o representante legal podem requerer. Se dá nos crimes de alçada eminentemente privada e nos crimes de ação pública condicionada. Tratando-se de requerimento, pode a autoridade policial indeferi-lo.

E ilegal a decretação de sigilo em inquérito policial?

O atual artigo 20 do Código de Processo Penal defere expressamente à autoridade policial a decretação do sigilo do inquérito policial, quando for aconselhável e no interesse da sociedade. ... Em tais casos, é possível alegar que o próprio interesse público motivou a divulgação dos fatos.

Quando o advogado não pode ter acesso ao inquérito policial?

O acesso não se limita a Inquérito Policial, no âmbito de uma repartição Policial. O acesso do advogado é garantido até se houver diligência em andamento, sem que esteja documentada nos autos, exceto quando houver risco de comprometimento da eficiência, da eficácia ou da finalidade das diligencias.

Como advogado pode acompanhar inquérito policial?

O advogado pode e deve ter acesso aos autos do inquérito policial, uma vez que tais informações são importantes para entender o contexto da investigação e para orientar o cliente quanto aos próximos passos do processo. ... Caso os autos estejam em sigilo, o advogado precisa apresentar a procuração à autoridade.

Como funciona o acesso do investigado no inquérito civil?

Ressalte-se que a adequação do sigilo da investigação com o direito constitucional à informação do investigado deve se coadunar no acesso restrito do indiciado às diligências já realizadas e acostadas aos autos. Afinal, a decretação de sigilo não impede o advogado de ter acesso aos autos do inquérito policial.

Como consultar um inquérito policial pela internet?

Por meio do site www.tjsp.jus.br ainda é possível realizar consultas sobre cartas precatórias, jurisprudência, acórdãos, estrutura organizacional, regimento interno, normas, índices, tabelas, resoluções, notícias, informações sobre concursos, enunciados, projetos, endereços, telefones e uma série de outras informações, ...

Como consultar um inquérito policial eletrônico?

Para ter acesso ao IP-e será necessário que o advogado acesse o e-SAJ e efetue o cadastro. Em seguida, com o número do processo poderá ver os termos do flagrante registrado, baixar (download) ou imprimir.

Como saber se tem inquérito no meu nome?

A primeira forma de fazer a pesquisa para verificar se há instauração de inquérito policial é por meio de busca pelo nome no site do tribunal de justiça de São Paulo: Essa pesquisa por nome pode ser falha porque é possível de que o nome da pessoa não tenha sido registrado no inquérito policial.

Quanto ao inquérito policial Assinale a afirmativa incorreta *?

Quanto ao inquérito policial, assinale a afirmativa INCORRETA. O inquérito policial poderá ser instaurado de ofício pela Autoridade Policial nos crimes persequíveis por ação penal pública incondicionada. O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá ser iniciado sem ela.

Quais são as características do inquérito policial?

A primeira característica que se destaca no inquérito policial é a inquisitividade. Isso significa que, ao contrário da ação penal, esse procedimento não se subordina aos princípios do contraditório e da ampla defesa. ... Além disso, o inquérito policial é um procedimento administrativo, e não um processo.

Quanto ao acesso do advogado aos autos do inquérito policial é correto afirmar que?

o advogado somente poderá ter acesso aos autos do inquérito policial com autorização judicial. ... visando resguardar o sigilo do inquérito policial e a eficácia da investigação, a autoridade policial poderá negar ao advogado que esteja atuando com procuração o acesso aos depoimentos prestados pelas vítimas.

Como acessar os autos de um processo?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Como ter acesso a processo em sigilo?

Para visualizar pela internet o andamento de processos em segredo de justiça é necessário que a parte solicite pessoalmente no respectivo Cartório a senha de acesso, ou retire no cartório através de advogado com procuração nos autos.

Como faço para ter acesso a um processo eletrônico?

Acesse a Central do Processo Eletrônico, insira o certificado digital, preencha os dados e crie sua senha. A partir daí, o acesso ao sistema será por meio do seu CPF e da senha criada.

Artigo anterior
Em que ano estamos de verdade?
Artigo seguinte
O que é desenvolvimento e aprendizagem?